Autor Tópico: Sony R1 vs Nikon D80  (Lida 2696 vezes)

André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Julho de 2007, 15:37:24
Olá, já tive algumas câmeras digitas compactas da Sony. Meu penúltimo passo foi uma R1 que, se estiver errado favor alguém mecorrija, é uma câmera de categoria amador avaçado. Bom, já li alguns livros sobre o assunto e me interesso em aprofundar meu conhecimento na arte de fotografar, puro hobby, mas uma paixão. Vendi a R1 e adquiri uma D80 da Nikon. A R1 fazia fotos que chegavam a estourar, de tanta vividez, o que não percebo na D80 no menu "mais vividez", embora tenha chegado pra mim há 3 dias, isso também pode ser tratado no PS. Entretanto fotos à luz do dia a qualidade da imagem da D80, é muito superior às fotos tiradas em ambientes noturnos (opinião, não posso afirmar pois ainda nem explorei o equipamento). Outra questão é que a R1 dava uma prévia do resultado quando operada em modo M manual o que não acontece com a D80, fico no escuro até a foto ficar pronta para visualizá-la no LCD. Porém a D80 tem outros recursos como a sequência de fotos tiradas que pode variar de acordo com o tamanho da imagem e buffer disponível durante o processamento da mesma. Vejo também a vantagem de poder trocar as lentes dentre outras... Já me disseram que "dei vacilo". Alguém saberia me responder se realmente dei "vacilo" ou falta um pouco mais de experiência? Onde aprendo mais?
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2007, 15:52:07
Falta-lhe apenas um pouco de experiência.

Acredite, você não vacilou. Quando aprender a operar a D80, estará fazendo algumas coisas que a R1 não teria muita condição de fazer.

Fotos noturnas são delicadas devido a pouca luminosidade. Mesmo em ambiente "iluminado" para nossos olhos.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2007, 16:00:13
A R1 também é uma tremenda câmera, não perde em nada para as SLR, a vantagem dela é que possui uma boa ótica incorporada. As SLR exigem altos investimentos em ótica, as únicas vantagens que vejo em uma SLR em relação à R1 são o visor ótico e a versatilidade de poder trocar as lentes, mas para a maioria das aplicações de dia a dia acredito que você acabou trocando 6 por meia dúzia, pois ambas são APS, possuem ótima sensibilidade, ou seja, são ótimas câmeras.
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 16:01:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2007, 17:25:03
Concordo com o Leo, a R1 é a câmera digital com o melhor dos recursos das compactas, como live preview e visor rotativo, só que com sensor de reflex, possibilitanto bons ISOs e sem o problema do espelho. Ou seja, um verdadeiro marco tecnológico. E, como o Leo falou, uma bela ótica que começa com 24mm equivalente.

Só vejo vantagem na troca de uma R1 por DSLR no caso de usos extremamente específicos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 18:21:02
A R1 é uma câmera bem interessante, bem diferente das outras Prossumers. Será se a Sony vai descontinuar esta linha, depois da linha Alfa? Eles poderiam aprimorar esta linha de Prossumer, incorporando um sensor CCD e dimuindo o tamanho do corpo.

Mas eu acho que a troca foi válida, mesmo sendo para Hobby...a R1 é muito grandalhona.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2007, 09:05:49
Obrigado a todos pelas dicas e opiniões...
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2007, 12:33:54
O único problema da R1 é o preço, pois muita gente acaba optando por uma DSLR pensando na possibilidade futura de adquirir boas lentes. Mas o sensor APS, o range do zoom começando em 24mm equivalentes fazem com que seja uma ótima opção para quem procura uma câmera de nível profissional sem a preocupação de comprar/trocar objetivas.

A troca pela D80, num primeiro momento, talvez pareça um downgrade, mas à medida em que você for adquirindo boas lentes, vai ter um ganho perceptível. Eu teria ficado com a R1 até sentir uma real necessidade de trocar. Por exemplo, caso sentisse falta de mais tele para fotos de natureza.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


reineves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2007, 22:24:10
A R1 tem delay? A D80 não tem, isso em eventos é uma diferença enorme!


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2007, 08:31:30
Delay?
Se não me engano, basta desligar o replay do LCD pois ele costuma atrapalhar muito na hora de tirar fotos rápidas.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2007, 10:43:50
Na verdade a R1 é uma boa câmera. Ela dá uma prévia antes de bater a foto tanto no lcd quanto no visor ocular. Pode-se escolher a visualização para focagem do motivo (tirar a foto) entre o lcd, o visor ou ambos porém se você escolhe ambos, e se aproxima do visor ocular cerca de 15cm o lcd desliga automaticamente. Quanto à D80 percebo um certo ruído mesmo em fotos tiradas durante o dia: Fiz duas fotos de minha filha, por volta de 8:30 da manhã. Uma no modo automático e outra no modo M (manual) com iso 100. e noto que ainde tenho granulações quando abro a imagem no PS e dou um zoom de 100%, aí uso o noise reduction para amenizar. Recentemente descobri o menu completo da D80 e existe um modo RR, mas para iso acima de 400...?
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


ViTóRiO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2007, 05:49:24
Para tirar partido da vividez da D80...

OPTIMIZE IMAGE

This is set in the Shooting Menu. I crave vivid color! I tweak my D80 to give color as vivid as I can get. If it went to 11 I'd use that, too.

I go to MENU > Shooting Menu (green camera icon) > Optimize Image > Custom.

Here's how I set each item under Custom:

Image Sharpening: Auto (default).

Tone Compensation (contrast): Auto (default). The D80 automatically adjusts its contrast and dynamic range to each and every shot. It works great.

Color Mode: IIIa (three-a). This is critical: this gives brighter colors than the default of I. No, color mode II is pronounced "two" and not to be confused with 11 (eleven). You don't want Mode II even if you could use it. Details are here.

Saturation: +, of course. This gives brighter colors in addition to the boost from Color Mode III.

Hue: 0 (Default). Don't touch this! it will subtly mess around with your colors. Leave it at 0.

After setting this it's critical to save it by selecting " Done" and clicking to the right actively to select OK. If you forget to hit OK it won't remember all these settings!

Read more at Shooting Menu.

Excerto de http://www.kenrockwell.com/nikon/d80/users-guide/index.htm