Autor Tópico: Fotos em baixa resolução  (Lida 8050 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2007, 16:34:23
O problema dos DVDs são os dados sumirem depois de poucos anos. Os discos rígidos ainda me parecem mais confiáveis neste aspecto. Na hora de armazenar arquivos importantes (como fotos), é bom comprar DVDs de marcas consagradas em lojas confiáveis (tem muito DVD virgem falsificado em camelô).

Uma marca que já me fez perder dados (várias vezes) foi a Nipponic. Já a Sony, tenho CDs gravados há 10 anos funcionando perfeitamente. Maxell e HP também me parecem bons.

De qualquer forma, nada se compara à vida útil dos negativos. Isso porque o negativo, ainda que perca latitude ou fique corroído pelos fungos com o passar dos anos, tem uma capacidade maior de reter dados relevantes. Recentemente, andei escaneando negativos de 20 a 26 anos da minha namorada e, ainda que:

- alguns negativos estejam amarelados (nada que um ajuste de curvas e saturação não resolva);

- ou com um histograma mais comprimido (negativos mal revelados desbotam mais com o tempo);

- ou ainda algumas poses tenham sido tomadas por fungos (mas nada que o Digital ICE não elimine completamente com pouco comprometimento da nitidez);

Com tudo isso, perde-se muito pouco. Negativos bem armazenados têm uma expectativa de duração maior do que CDs/DVDs, que se tiverem um rombo de 1mm na mídia já compromete totalmente a leitura (se bem que devem existir aplicativos que contornem isso).  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS