Autor Tópico: filtros como usar?  (Lida 2467 vezes)

Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Online: 23 de Julho de 2007, 09:42:54
sou iniciante tenho uma D80
quero tirar fotos de praias e lugares bem ensolarados.
necessito de informacoes de como usar os filtros, pois vejo fotos com otimas qualidades e vem especificado q foi realizada com filtro.
 
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2007, 11:48:54
Para praias e lugares ensolarados o filtro de escolha padrão seria o polarizador. Eu alias uso ele em todas as fotos externas, até mesmo sem sol.

Ele ajuda a resltar nuances das nuvem e do céu, aumenta o contraste, além de eliminar alguns reflexos na água e diminuir a forte incidência de luz na lente sob essas condições.


seleno.glauber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2007, 12:41:25
Perdoe a ignorância, mas quando usar filtro polarizador em vez de UV e vice-versa?
Seleno Glauber
Amador
Canon XTi | Sigma 17-70 | 70-300 USM III IS | 430ex | Tripé Velbon Cx300


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2007, 12:47:46
O filtro UV bloqueia os raios Ultravioleta como o nome diz, mas na prática, eu pelo menos, não vejo diferença alguma entre não usar filtro e usar o UV, e maioria das pessoas só as usa pra proteger a lente.

Dizem que na prática ela funciona para eliminar/reduzir a névoa e a névoa de poluição na frente dos raios do sol nas fotos de paisagem. Ainda não testei esse aspecto dela.


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2007, 13:28:13
UV reduz a nevoa de poluição como o amigo falou..

Externa, use o Polarizador..


Lembrando..

Polarizador tem UV também :)

e nunca filtro sobre filtro, para evitar refração
 


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2007, 14:14:44
Citar
e nunca filtro sobre filtro, para evitar refração
Tenho 2 polarizadores e 1 UV, outro dia pensei em usar os três ao mesmo tempo pra ver que bicho ia dar  :mf_w00t2:  


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2007, 20:29:14
Uma outra opção seria a utilização do Filtro ND ( Densidade neutra ) para "quebrar" um pouco o excesso de luz e dar uma coloração mais natural às fotos.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


seleno.glauber

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2007, 21:52:18
Citar
Uma outra opção seria a utilização do Filtro ND ( Densidade neutra ) para "quebrar" um pouco o excesso de luz e dar uma coloração mais natural às fotos.
O filtro de densidade neutra que vc diz é o mesmo que Skylight? Acontece que usei muito ele com minha câmera 35mm antiga, mas agora que uso digital, percebo melhor que ele não é tão neutro assim, pois come uns bons pontos de exposição (ainda mais pra mim que não tenho lentes rápidas de f2.8, ainda) e que deixava a imagem mais "escura". Será filtro de má qualidade? :denken:  
Seleno Glauber
Amador
Canon XTi | Sigma 17-70 | 70-300 USM III IS | 430ex | Tripé Velbon Cx300


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2007, 22:44:03
Cara, dá uma olhada na coletânea primorosa de informações que o Rostev reuniu no Digiforum.
Pra mim este artigo dele é uma referência:

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=29690


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2007, 14:12:23
Citar
Citar
e nunca filtro sobre filtro, para evitar refração
Tenho 2 polarizadores e 1 UV, outro dia pensei em usar os três ao mesmo tempo pra ver que bicho ia dar  :mf_w00t2:
Se vc colocar um polarizador sobre o outro vai poder controlar a incidência de luz sobre a lente.

Haverá um Ângulo que a polarização dos filtros estará "paralela" e portanto será como se houvesse um filtro apenas. Quando vc girar um dos filtros 90° não passará luz alguma por eles!!
Nada que uma boa aula de Física 4 não explique... hehe

Ia ser interessante... IMagine fazer uma exposição no modo bulb em um dia se sol a pino!! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 20:28:03
Citar
Citar
Uma outra opção seria a utilização do Filtro ND ( Densidade neutra ) para "quebrar" um pouco o excesso de luz e dar uma coloração mais natural às fotos.
O filtro de densidade neutra que vc diz é o mesmo que Skylight? Acontece que usei muito ele com minha câmera 35mm antiga, mas agora que uso digital, percebo melhor que ele não é tão neutro assim, pois come uns bons pontos de exposição (ainda mais pra mim que não tenho lentes rápidas de f2.8, ainda) e que deixava a imagem mais "escura". Será filtro de má qualidade? :denken:
Na verdade a função do Densidade neutra ou ND, é justamente essa: Tirar pontos de luz!!!

Não tem nada de errado com o filtro!!! ehehe

ND 2 = menos 1 ponto.
ND 4 = menos 2 pontos
ND 8 = menos 3 pontos

Acho que é essa a tabela, se estiver errado, por  favor, alguem me corrija!

Abraços!
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2007, 10:06:42
mvortex,

Valeu pela dica do link, já fui lá, imprimi e li. Excelente e didático texto sobre filtros. Matou muitas dúvidas que eu tinha. :clap:  


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2007, 12:04:10
Valeu pelas dicas!!!!!
O material sobre filtros ajudou mundo.

 
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2007, 17:28:25
Ajudou tanto que já vou comprar amanhã alguns filtros: Sépia, Fog, Estrela e Difusor.
 :thmbup:  


Luiz Oliveira

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2007, 19:12:17
:denken: Como o Seleno comentou, o filtro é colocado ivariavelmente na frente da lente. Mesmo o melhor irá alterar o rendimento da lente quando se encontrar nessa posição. Os filtros variam consideravelmente em qualidade óptica. A amioria deles são de vidro tingido na massa. O vidro é de qualidade razoável, mas não opticamente perfeito. Mesmo sendo, geralmente, de efeito desprezível, pode ser o suficiente para reduzir a solução esperada de sua lente.

Antes de comprar um, certifique-se de que sabe exatamente o que ele faça. É bom ler mais a respeito. Pois o resultado exato da utilização de um filtro raramente pode ser previstas, mas o efeito geral é deixar passar livremente a luz de sua cor, e absorver, em diversos graus a luz de outras cores.


 
Luiz Oliveira
Belo Horizonte - MG

http://www.flickr.com/photos/luizoliveira76/