Autor Tópico: Fotos em baixa resolução  (Lida 8031 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 24 de Julho de 2007, 11:25:12
Olá amigos do Fórum,
Tenho várias fotos registradas nos últimos meses, algumas mando imprimir, outras ficam em arquivo. Como faço para baixar a resolução destas que ficam em arquivos, há uma forma rápida e fácil para isto ? Há, também, uma forma de baixar a resolução em um grupo de fotos ?
Abraços.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2007, 16:33:24
Citar
Olá amigos do Fórum,
Tenho várias fotos registradas nos últimos meses, algumas mando imprimir, outras ficam em arquivo. Como faço para baixar a resolução destas que ficam em arquivos, há uma forma rápida e fácil para isto ? Há, também, uma forma de baixar a resolução em um grupo de fotos ?
Abraços.
Pessoal, sei que não sou ''famoso'' aqui no fórum, mas com este já é o terceiro post que coloco e somente em um deles que alguém teve a gentileza de responder.
Será que minhas dúvidas são tão idiotas assim ? ou não há interesse em algumas pessoas de ajudar ?
Creio que o objetivo do fórum é para dirimir dúvidas e informar sobre fotografia (todas elas)...
Continuo aguardando..
Abraços.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2007, 17:10:36
Rodrigo, o ideal seria que você pudesse guardar sempre as fotos na maior resolução possível (nunca se sabe quando vamos querer imprimir alguma foto). Eu, por exemplo, fotografo com filme e, além de guardar todos os negativos, escaneio eles em uma resolução relativamente alta e deixo-os salvos no pc. Cada arquivo tem cerca de 30-40MB.

Agora, deixando o sermão de lado, você pode reduzir um grande volume de fotos usando "actions" no Photoshop. É uma espécie de macro (grava os comandos que você faz em uma foto para posteriormente poder ser aplicado em vários arquivos). Assim, você pode, por exemplo, reduzir e aumentar a saturação em +1 em todos os arquivos de uma pasta.

No entanto, o Photoshop não é gratuito, mas devem existir opções gratuitas voltadas para este fim.
 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2007, 17:40:25
Francisco,

Pegando a carona do colega, como você eu também só fotografo com fime e tenho o mesmo escaner que o seu. Inclusive, foi pelos seus comentários e do José Azevedo que eu resolvi comprar este escaner e não partir para uma máquina digital. E estou feliz da vida com a escolha, podes crer.

Mas vamos ao que interessa: tire-me uma dúvida, por favor: convém sempre escaner os negativos em 14 bits? É que tenho percebido que quando faço um escaneamento no máximo de bits, o arquivo gerado costuma ter 135 MB e tem a extensão TIFF.

Por outro lado, eu também tenho escaneado em 8 bits, mas em ICE fine, e gera um arquivo JPG Excelente Qualidade. Eu também tenho gostado desta forma, pois geram arquivos entre 30-40 MB, e a qualidade fica excelente.

A pergunta qeu te faço, por saber que você tem mais experiência com digitalização de imagens, é a seguinte: convém digitalizar em 14 bits ou devo continuar com 8 bits? É o tal negócio, eu estou gostando dessa última forma, mas é bom ouvir os toques dados por outros com maior experiência no assunto.

Grato pelas dicas de você e de toda a galera, que responde ou não, aqui do Forum. :clap:  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2007, 17:49:28
Se a foto estiver bem exposta, não há problema algum em escanear em 8 bits. Agora, se você quiser recuperar detalhes (o azul do céu ou o fundo de uma foto com flash), o melhor é a captura em 14 bits (que gera um TIFF de 16 bits já que não existe o formato TIFF de 14 bits).

Como eu tenho os negativos, eu não costumo escanear em 4000dpi. Normalmente, escaneio entre 1200 e 2000 dpis que já estão de bom tamanho para crops e pequenas ampliações. Cada arquivo TIFF 16 bits fica com cerca de 30 a 40MB.

Outra saída é capturar em RAW. Assim, o arquivo fica com "apenas" 60 e poucos MB em 4000dpi. O problema é que aí você é obrigado a trabalhar com o software da Nikon, pois o RAW dos scanners Coolscan não é o mesmo das câmeras Nikon.
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 17:50:19 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2007, 17:57:10
Citar
Rodrigo, o ideal seria que você pudesse guardar sempre as fotos na maior resolução possível (nunca se sabe quando vamos querer imprimir alguma foto). Eu, por exemplo, fotografo com filme e, além de guardar todos os negativos, escaneio eles em uma resolução relativamente alta e deixo-os salvos no pc. Cada arquivo tem cerca de 30-40MB.

Agora, deixando o sermão de lado, você pode reduzir um grande volume de fotos usando "actions" no Photoshop. É uma espécie de macro (grava os comandos que você faz em uma foto para posteriormente poder ser aplicado em vários arquivos). Assim, você pode, por exemplo, reduzir e aumentar a saturação em +1 em todos os arquivos de uma pasta.

No entanto, o Photoshop não é gratuito, mas devem existir opções gratuitas voltadas para este fim.
Francisco, obrigado pelos seus esclarecimentos, foi de grande ajuda. Possuo o PS, mas ainda não sei utilizá-lo. Mas com sua dica, vou tentar encontrar.
Obrigado mais uma vez.
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2007, 18:37:50
Francisco,
Vou na sua dica então. Vou escanear em 14 bits, ou TIFF, e apenas baixar o dpi para no máximo 2.000, por que aí gera um arquivo de tamanho aceitável para abrir no pc.
Thanks.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2007, 02:01:13
Se as fotos do colega forem iguais as que meus sobrinhos adolescente tiram com suas compactas ( :heat: ) , faz sentido ele querer reduzir a resolução já que só vão ficar para computador e celular mesmo....

Rodrigo, só um detalhe: Se tem foto que vc achou bonita e mandou "Imprimir" , então esta foto tem de ser guardada na maior qualidade possível, pois vc poderá querer fazer uma nova impressão ou maior.
Outra, a maioria das fotos a gente não manda imprimir e sim AMPLIAR em laboratório, quimicamente em papel fotográfico.
Só usamos "impressão" em tamanhos bem grandes.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2007, 08:41:45
Lúzio,

Eu não mando imprimir a partir de um CD, por exemplo. Eu mantenho a foto no meu PC mas tenho os negativos guardados. Se eu quiser muito ampliar uma foto, como de fato já fiz para 25 X 38 com uma foto que gostei muito, eu faço-o a partir do próprio negativo. Não curto muito trabalhar as fotos em editores de imagem. Quase não os uso. Sou muito purista para isso. Logo, guardar a foto no pc é uma forma melhor de ver a foto do que fazê-lo no negativo. O negativo, uso para ampliar no laboratório.
 


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2007, 14:01:24
Citar
Olá amigos do Fórum,
Tenho várias fotos registradas nos últimos meses, algumas mando imprimir, outras ficam em arquivo. Como faço para baixar a resolução destas que ficam em arquivos, há uma forma rápida e fácil para isto ? Há, também, uma forma de baixar a resolução em um grupo de fotos ?
Abraços.
Use a ferramenta "EXPORTAR" do PICASA.

Procure no Google, o Picasa é um programa gratuito (da propria Google) que serve para organziar suas fotos e (dentre várias outras funções) ele tem essa opção de diminuir as fotos, inclusive por "lote", ou seja, várias de uma só vez.

Só lembre-se que depois de diminuir o tamanho ou a resolução das imagens, e apagar as originais, o processo não é reversível, ou seja, não poderá "ampliar" ou retornar ao tamanho original das fotos caso queira imprimi-las.

Seria interessante ter em CD o backup com as fotos originais, e se for o caso, manter as reduzidas no micro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 01:49:35
Citar
Lúzio,

Eu não mando imprimir a partir de um CD, por exemplo. Eu mantenho a foto no meu PC mas tenho os negativos guardados. Se eu quiser muito ampliar uma foto, como de fato já fiz para 25 X 38 com uma foto que gostei muito, eu faço-o a partir do próprio negativo. Não curto muito trabalhar as fotos em editores de imagem. Quase não os uso. Sou muito purista para isso. Logo, guardar a foto no pc é uma forma melhor de ver a foto do que fazê-lo no negativo. O negativo, uso para ampliar no laboratório.
Reveja seus conceitos, pois a utilização de editores (PhotoShop ou Corel) além de ampliar  muito o processo criativo te deixam no comando total dos ajustes que  de outra forma ficam para o laboratorista.
Assim o uso do PhotoShop te dá controle total sobre a sua criação sem interferência de mais ninguem.

Vc passa a ser o único e total criador da foto. Isso é uma das grandes vantagens do sistema digital, mesmo que vc parta de filme.

:post:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 06:57:30
Aproveitando a discussão, por favor, como vocês armazenam os negativos? Claro, me referindo a:

1 - catalogação e seu método;
2 - tipo de material (print file, a embalagem de plástico do lab, etc);
3 - proteção contra umidade/temperatura; e,
4 - outras considerações que julgarem pertinentes ao assunto.

Fico grato desde agora.



Em tempo: o que fazer com os labs que insistem em arranhar nossos negativos? Trocar de loja não resolveu muito.
-22.352971,-48.775582


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2007, 08:36:12
Ok, Luzio, obrigado pela dica. Vou pensar a respeito, com carinho. O problema é que não tenho muita paciência para editores. Tenho o Corel, e até gosto muito. Mas quando utilizo-o, é só para dar crop na imagem.
 


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2007, 10:26:58
Para redimensionar fotos eu uso um programa da própria microsoft. Dê uma olhada neste link https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/...eschelman2.mspx.
É muito fácil de usar, só clicar com o botão direito.

Se a intenção é armazenar as fotos. A pior opção é reduzir a resolução delas.
Sugiro comprar uns DVDs e gravar as fotos. DVD custa menos de R$2 e vc não vai gastar tantos assim. Faça 2 cópias!


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2007, 12:42:22
Citar
Para redimensionar fotos eu uso um programa da própria microsoft. Dê uma olhada neste link https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/...eschelman2.mspx.
É muito fácil de usar, só clicar com o botão direito.

Se a intenção é armazenar as fotos. A pior opção é reduzir a resolução delas.
Sugiro comprar uns DVDs e gravar as fotos. DVD custa menos de R$2 e vc não vai gastar tantos assim. Faça 2 cópias!
Obrigado pelo seu retorno. A situação é a seguinte:
Como irei fazer alguns trabalhos profi, vou entregar as fotos num CD em baixa resolução para o cliente escolher, depois faço as cópias em alta para ampliar. Mas a dica dos DVDs são boas...
PS: obrigado a todos pelos retornos. :thmbup:
Abraços...
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil