Autor Tópico: Flash Vivitar 285 HV  (Lida 2300 vezes)

OscarBH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 26 de Julho de 2007, 13:30:52
Pessoal, boa tarde! Comprei uma Canon XT rebel de 8 megas e nao tinha dinheiro suficiente para comprar um flash dedicado para ela, entao o vendedor da loja me vendeu este manual que é o Vivitar 285 HV> Li o manual da camera e fui fotografar um casamento de um amigo meu! Resultado. Uma catástrofe. O flash estou na cara de todo mundo e no meio do casamento nao consegui configurar nem a camera e nem o  flash adequadamente para bater umas boas fotos. Passei a maior vergonha da minha vida! Alguem tem algum manual ou conheça algum lugar na internet que me ensine a configurar este flash com a maquina para que as fotos saiam boas. tem que ser em várias posições, por exemplo, dando um zoom, a meia distancia e a longa distancia. Eu trabalho com filmagens e agora fotografias para eventos sociais.
Obrigado a todos pela ajuda
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 13:32:51 por OscarBH »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2007, 14:26:03
Oscar,

Estou numa situação mto parecida com a sua.

Já usava o Vivitar 285Hv com uma Fuji S9000, e resolvi aproveita-lo com a K10d.

NOrmalmente uso a cam em 1/60 a 1/125 com flash rebatido no teto. Se for branco e de altura normal, então configuro o flash para Iso 200 e cam também. Aquele seletor na frente do flash, deixo configurado para o "vermelho". NOrmalmente deixo a cam em ISO 200 e abertura tipo f/5,6 abrindo ou fechando um ponto. Se a altura do teto permitir fazer as fotos com o flash rebatido, experimentei mudar o iso da cam pra 800,
mantendo a configuração dos outros itens igual, e deu certo. Fiz o teste esses dias usando tando a lente do kit da cam (18-55) e depois com a 50-200 e nos dois casos deu certo.

Pra fotos com o flash direto, deixo o seletor do flash  no vermelho, iso 200 no flash e na cam, e deixo o diafragma mais fechado, tipo f/8...

Nesse tópico tem 2 fotos assim com o Vivitar 285HV rebatido no teto.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...showtopic=16978

Fotos da minha sobrinha, feitas em uma  festa de aniversário, depois que o fotógrafo aqui ja tinha tomado umas "tevejas"... rssssssssssss...

Foto 1.


Foto 2.  (flash rebatido na parede)


Foto 3.


Foto 4.


Foto 5.


Foto 6.


Foto 7. (flash direto, ele estava a uns 7 ou 8 metros de distancia)


Se não me engano, para distancias menores que 3 metros, é bom usar um difusor para esse flash...

abraços!  :thmbup:  
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 14:35:16 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2007, 20:01:32
Um bom conselho, venda esse flash e compre um dedicado para Canon.
Resolvido o problema!
@lucianosoares.foto


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 23:56:13
Citar
Um bom conselho, venda esse flash e compre um dedicado para Canon.
Resolvido o problema!
hehehehehe...

Não tenho experiência e nem conhecimento sobre, mas acredito que seja mesmo o melhor conselho...

Eu por enquanto vou  fazendo minhas experiências...  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2007, 18:50:53
Acabei de comprar o 285HV (na verdade, uma amiga trouxe dos eua e chegou hoje) e também estou com algumas dúvidas. Como eu fotografo com filme, não quero ter que fazer testes em um rolo de 36, mandar revelar e só depois escanear e ver como ficou.

A minha dúvida é a seguinte:

No manual do 285HV, ele praticamente ignora que existem 3 parâmetros básicos de exposição: abertura, velocidade e sensibilidade da mídia. O manual dá exemplos e mostra tabelas sempre baseados apenas em abertura e iso. Por que isso? Será que todos os exemplos se baseiam numa velocidade de sincronismo de 1/60? Se eu estiver com uma outra câmera (as Canon EOS de filme baratas sincronizam até 1/125), como fica?

Por enquanto, já valeram as dicas do Davi Sato, mas gostaria de saber se o padrão das tabelas de exposição se baseiam na velocidade de sincronismo de 1/60.


Ah, sobre comprar um flash dedicado, é o meu sonho. Aliás, a Metz possui adaptadores SCA para tudo que é marca. Existe um adaptador que suporta até a minha AE1, tornando o flash um "almost-TTL" para Canons não-EOS :P O problema é que é uma solução cara, pra lá de R$1500,00. O 285HV saiu por uns 260,00 (já com frete incluso), então não tem nem o que dizer... quem tem 1300,00-1500,00 para comprar um 580EX, não vai comprar o 285.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 19:00:06 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2007, 19:08:14
Francisco, o disparo do flash dura de 1/1000 a 1/10.000s, a velocidade do obturador não importa.
Use a de sincronismo e se quiser um pouco da luz de fundo diminua a velocidade um pouco, 1/10s, por exemplo.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 19:08:29 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2007, 19:24:48
Grande, Paulo, como eu não tinha pensado nisso?
 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2007, 19:10:57
Estou apanhando para regular o 285HV... algum usuário aí tenta me dar uma luz:

Estou só com a 35mm F3.5 (sem fator de crop, então é um grandeangularzinha básica para retratos de grupos). Filme Kodak Gold ISO 100.

Que modo/abertura seria interessante para flash rebatido no teto (branco) ou direto? Estou usando o difusor 28mm. Estou lendo o manual e acho que sei mais ou menos do que eu preciso, mas como é filme, não queria arriscar muito, ainda mais que estou levando a câmera para o aniversário da minha avó agora :P

Valeu!

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS