Autor Tópico: Sugestões de filtros...  (Lida 2133 vezes)

arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Online: 03 de Junho de 2005, 21:31:36
Tem a marca B+W que é ótima também... porém, caríssima!!!

Se for comprar um filtro e não quer que ele interfira muito, tem que ser multi-coated... eles têm mais elementos de melhor qualidade... porém perceba ter que pagar o dobro nesses modelos!!!


Eu sugiro um polarizador apenas... imagino que não pensa em fazer fotos noturnas na praia todo dia!!!


Não esqueça de deixar as lentes e a câmera sempre limpas, e bem guardadas... sugiro mais uma vez um local sem muita umidade... se não for possível, um compartimento com sílica gel ajuda bastante!!!

Editado: Coloquei a marca errada do filtro... mas já arrumei!!!
« Última modificação: 03 de Junho de 2005, 22:36:54 por arguejo »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2005, 21:42:55
Mas o polarizador já tem uma influência maior (e diferente) na foto que o UV, não?
Inicialmente, minha idéia é ter uma proteção constante para a lente. Como comprei agora a XT, não tenho como comprar tipos de filtros diferentes, embora irei fazer isso em um futuro próximo (pensando inicialmente em UV, Polarizador e Skylight). Nesse caso, não é melhor ficar com o UV por enquanto?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2005, 21:57:32
Bruno, apesar do UV ser um filtro dispensável, até devendo ser evitado já que pode ocasionar o flare, seu caso é diferente, entre flare e maresia na lente, mil vezes flare (que dependendo ainda pode ser atenuado com o hood original e com Photoshop).

Polarizador é como você disse: "tem uma influência maior", isso nem sempre é desejado, por isso para proteção vá de UV ou de ND, que não irão inferferir nas cores, tons e saturação da foto. Apenas a ressalva que mesmo o UV reduz alguns pontos de luminosidade, mas nada importante p quem usa Rebel, com o ISO você compensa isso fácil.
« Última modificação: 03 de Junho de 2005, 21:58:47 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2005, 22:34:33
O ND também ocasiona flare?


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2005, 22:38:36
Citar
O ND também ocasiona flare?
Sim...

Mas o ND, diminui bastante pontos de luminosidade... aliás, esse é o propósito dele!!!

Daí vai de você escolher o ND mais adequado para a sua situação...

Todo e qualquer filtro ocasiona flare... porém, alguns com menos intensidade que outros!!!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2005, 22:49:10
É, como estou com poucos recursos no momento, vou ficar com um UV mesmo para enfrentar a maresia, que é minha maior preocupação no momento.
Obrigado a todos pela orientação!
Grande abraço!


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2005, 19:31:56
Citar
É, como estou com poucos recursos no momento, vou ficar com um UV mesmo para enfrentar a maresia, que é minha maior preocupação no momento.
Obrigado a todos pela orientação!
Grande abraço!
É isso aí então...

Mas não esqueça que a lente não apenas o elemento frontal... onde vai ficar o filtro!!! Tem que tomar cuidado com ela inteira!!!

Só que não existe capa para isso!!! Então, deixe-a lente sempre limpa e livre da poeira e principalmente da humidade!!!

FLW


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2005, 20:12:10
Com certeza, arguejo. Já parto desse princípio e encaro o filtro apenas como mais uma protação às lentes.
Mais uma vez, obrigado!
 
Abraço!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2005, 22:20:56
Estou com mais duas dúvidas: pretendo comprar um parasol para usar junto com o filtro UV. Sei que o filtro para a lente do Kit da XT é 58mm.
Bom, no caso de usar parasol e filtro ao mesmo tempo, tenho que comprar um parasol maior, ou ele também deve ser 58mm?
E a outra: vi que existem parasóis em plástico e em metal. A diferença entre eles, no resultado final, é muito significativa?
Conto (mais uma vez) com a ajuda de vocês!

Um abraço a todos!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2005, 22:23:41
Bruno, parasol de regra deve ser o original da lente. Alternativos, de regra, não dão bons resultados, seja por ineficácia ou por produzir vinheta, dizem.
« Última modificação: 07 de Junho de 2005, 22:25:03 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2005, 00:23:10
Alguém aqui conhece os filtros da marca S&K? Andei dando uma pesquisada, e eles custam em geral quase a metade do preço do Hoya, por exemplo.
O S&K é dinheiro posto fora ou a diferença entre marcas de filtros não é significativa?