Autor Tópico: Duvidas sobre Luminosidade da Lente!!!  (Lida 1100 vezes)

Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 28 de Julho de 2007, 22:39:30
Salve galera!! tenho uma canon 75-300 4.0-5.6, gostaria de saber se eu colocar um TC 2X vou perder na questão da luminosidade? Outra duvida é o seguinte: oque vai me dar maior resultado na luminosidade, mexer na velocidade do obturador ou na abertura do diafragma. espero que entendam e me dêem muitas dicas, valeu e obrigado!!!!!


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2007, 23:54:14
Você perderá 2 pontos de luz com o TC 2x, se não me engano.

Velocidade, Diafragma e ISO dão ganho de luminosidade da mesma forma... a diferença está nos contras de cada opção:

1- Velocidade baixa pode causar tremidos e deixar outros rastros de movimento.

2- Diafragma muito aberto diminui sua profundidade de campo e pode perder nitidez.

3- ISO alto gera ruídos.

Vai de você definir o que priorizar. Porque cada uma das opções tem por base a melhoria da captação de luz em escalas iguais.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2007, 01:31:54
TC de 2X vai reduzir a luminosidade em 2 pontos mesmo, o de 1.4X deverá reduzir em 1 ponto.
Ou seja, uma lente f/4.0 passa a ser f/8 quando usando um TC de 2X.

A relação entre exposição e os fatores como velocidade e abertura é dada pela equação de exposição, uma variação de 1 ponto na abertura tme o mesmo impacto na exposição que uma variação de 1 ponto na velocidade.

Os impactos na composição são basicamente os que foram citados pelo LuizNdo.

Com uma lente do nível que você citou você deverá enfrentar alguns problemas, o primeiro é que a qualidade ótica dessas teles de entrada já não é das maiores, se você adicionar as aberrações e problemas criados pelos TC sua perda com ótica deverá ficar enorme. Outra questão é que em uma lente escura como essa você já está no limite para trabalhar com o AF da câmera, usando um TC de 2X você provavelmente perderá a capacidade de usar o AF da câmera, principalmente as de entrada. Além disso o visor deverá ficar bem escuro, o que atrapalha bastante para o foco manual.
« Última modificação: 29 de Julho de 2007, 01:34:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2007, 12:40:09
Opa!! Valeu Luiz e Léo pelas dicas !!!