Autor Tópico: Pequena dúvida (Distância focal)  (Lida 1760 vezes)

websano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2007, 10:58:44
Pessoal.
Vi em alguns reviews os testes de algumas cameras usando lentes
75-300 mm.

Mostra das legendas das fotos entre parênteses (450 mm equiv)

Então vai minha dúvida, aquelas cameras ultrazooms que vendem por aí com zoom ótico de 12x com (mais de 400 mm), seriam o mesmo que se referem as cameras de lente quando dizem que aquela distância focal real equivalem a 450mm, como é no caso que citei acima da lente 75-300mm ?

  :huh:  
Canon EOS 50D
Canon EOS 20D
Canon EF-S 18-200 mm F3.5-5.6 IS
Sigma 17-70mm 2.8 DG Macro
Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO macro
Meu Orkut | Flickr


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2007, 11:42:29
Acho que a equivalência diz respeito ao tipo de sensor em relação à objetiva. Como algumas objetivas são projetadas para 35mm a filme, elas podem exibir crop em DSLR com sensor APS-C, então ao invés de, por exemplo, ter uma range de 70-300mm, a câmera pode acabar tendo 85-450mm. Não tenho certeza absoluta a respeito disso, alguém com maiores conhecimentos técnicos pode confirmar ou desmentir tudo, talvez esteja falando besteira  :wallbash:

Nas câmeras de lente fixa ultrazoom, o range indicado é o range real, uma vez que ambos sensor e lente foram projetados juntos para trabalharem sem crop de forma ideal.

Só tô dando uma de espertão sem saber muito, alguém por favor confirma :denken:  


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2007, 13:01:34
vamos lá..


as DSLR tem o fator de corte, ou crop, que pode ser entre 1.1x e 2x. o Equivalente no caso se refere a que distancia estaria numa de filme.. um Ex para ficar mais claro.


uma 400mm

em SLR(Filme) - 400mm
em DSLR com fator de corte 1.5x (Nikon) - 600mm
em DSLR com fator de corte 1.6x (Canon com exceção de 5D e série 1D) - 640mm

agora quanto as superzoom, acho que a equivalencia é outra. Não estou lembrado agora..
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2007, 13:07:10
Leia esse artigo que você deverá entender melhor:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2999
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2007, 13:21:37
Citar
as DSLR tem o fator de corte, ou crop, que pode ser entre 1.1x e 2x. o Equivalente no caso se refere a que distancia estaria numa de filme..
Mas não são todas DSLR, certo? Porque atualmente as empresas estão desenvolvendo objetivas específicas para elas, como a linha DC da Sigma.

E o que ocorre na prática com este corte? A foto exibe vignetting nas bordas?


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2007, 13:36:33
Bucephalus,

Na prática podemos dizer que:

- A lente 300mm oferece uma área determinada de imagem pro filme (35mm).
- O sensor, sendo menor que o filme, só pega o meio dessa área mesma.
- A área menor que o sensor capta na 300mm seria equivalente à área que uma lente 450mm ofereceria ao filme.

Essa comparação é chamada "fator de corte". Ou Crop.

Na Nikon D50, por exemplo, esse fator é de 1,5. Portanto uma 300mm será equivalente à:
300 x 1,5 = 450mm

Na Canon XT, o fator é um pouco maior: 1,6. Uma 300mm na XT equivale a 480mm.

Legal que isso amplie o alcance das Teles né? Mas em compensação ferra com as grande-angulares.  :wallbash:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2007, 14:05:09
Citar
Citar
as DSLR tem o fator de corte, ou crop, que pode ser entre 1.1x e 2x. o Equivalente no caso se refere a que distancia estaria numa de filme..
Mas não são todas DSLR, certo? Porque atualmente as empresas estão desenvolvendo objetivas específicas para elas, como a linha DC da Sigma.

E o que ocorre na prática com este corte? A foto exibe vignetting nas bordas?
Leia o artigo que indiquei, ele contém bastante informação sobre o tema, ensina inclusive como calcular os fatores de corte e o que significam. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2007, 15:50:20
Citar
Citar
Citar
as DSLR tem o fator de corte, ou crop, que pode ser entre 1.1x e 2x. o Equivalente no caso se refere a que distancia estaria numa de filme..
Mas não são todas DSLR, certo? Porque atualmente as empresas estão desenvolvendo objetivas específicas para elas, como a linha DC da Sigma.

E o que ocorre na prática com este corte? A foto exibe vignetting nas bordas?
Leia o artigo que indiquei, ele contém bastante informação sobre o tema, ensina inclusive como calcular os fatores de corte e o que significam. :)
Dei uma lida por alto, achei meio técnico e mais voltado a profissionais, mas chegando em casa vou ler com calma.

Então aparentemente eu acertei, o crop tem a ver com as lentes projetadas pra filme 35mm que tem tamanho diferente das sensores digitais. Aí no menor número focal (digamos 75mm numa 75-300) as bordas da lente ficarão no campo focal, criando o efeito de vignetting (é vinheta em português, né?) Pra compensar isso devemos utilizar o range mínimo um pouco mais a frente, tipo 85mm, conforme os cálculos fornecidos pelo LuizNdo, evitando assim essa distorção, porém aumento mais o alcance final.

Sei lá, essa foi minha interpretação de amador  :laughing:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2007, 16:36:43
Na verdade é preciso diferenciar ângulo de visão de ângulo de campo, o que o crop relaciona é o ângulo de visão, o ângulo de campo está relacionado com o campo máximo que uma lente conseguirá formar para que você coloque uma mídia em foco, no caso do ângulo de visão, uma lente com 75mm feita para o formato 135 colocada em uma APS terá o mesmo resultado que uma lente de 75mm feita para APS colocada na mesma câmera APS, ou seja, 75mm de distância focal é 75mm de distância focal e irá produzir sempre o mesmo resultado quando na mesma mídia.
O ângulo de campo é outro fator (mais relacionado com a construção da lente do que com a distância focal), no caso uma lente para formato 135 possui um ângulo de campo maior do que uma para APS, assim se você usar uma lente para 135 em uma câmera 135 ou APS você terá um resultado satisfatório (independente da distância focal e do ângulo de visão que será diferente para as duas), no caso de usar uma lente feita para APS, esta terá um ângulo de campo menor do que uma para o formato 135, neste caso se você tentar usar uma lente para formato APS em uma câmera 135 você terá o aparecimento de vinheta.
Note que o ângulo de campo só viabiliza o uso de mídias maiores ou menores, mas para efeito prático de uso o que importa (e está relacionado com a distância focal e o fator crop) é o ângulo de visão e este não tem nada a ver com a formação de vinhetas. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


websano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2007, 22:08:03
Poxa muito obrigado pessoal que minha pergunta tenha gerado toda essa 'discussão' bem melhor que uma resposta só.... Valeu pessoal!

 :thmbup:  
Canon EOS 50D
Canon EOS 20D
Canon EF-S 18-200 mm F3.5-5.6 IS
Sigma 17-70mm 2.8 DG Macro
Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO macro
Meu Orkut | Flickr


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2007, 22:14:19
Eu dei uma explicação mais "tabajara" só pra facilitar, mas o artigo indicado pelo Leo é uma leitura mais indicada.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr