Autor Tópico: Estúdio  (Lida 5622 vezes)

Kooler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 31 de Julho de 2007, 08:45:45
Prezados,

Estou com um bom espaço ocioso e com a idéia de montar um estúdio fotográfio do tipo "bom e barato", nosentido de que não tão bom e nem tão barato. Mas o suficiente pra tirar fotos boas, mas nem tanto.  :heat:

Assim, gostaria de ter uma idéia de quanto precisarei investir, tudo excetuando câmera e acessórios, mas apenas considerando iluminação e outros equipamentos básicos.

Estou deixando a câmera de fora porque pretendo alugar o estúdio também para profissionais que já tem o equipamento.

Obrigado por qualquer ajuda.

 :thmbup:  
amo lili


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2007, 12:27:45
Citar
Estou com um bom espaço ocioso e com a idéia de montar um estúdio fotográfio do tipo "bom e barato", nosentido de que não tão bom e nem tão barato. Mas o suficiente pra tirar fotos boas, mas nem tanto.

Tem marcas "genéricas" tipo: Unitek.
Tem marcas "comuns": Atek
Tem melhorzinha: Mako
E tem melhor: Digiflash

 O quanto gastar é melhor você saber o quanto tem pra gastar, você pode montar um estúdio com iluminação de R$500,00 e também pode montar um com iluminação de R$10000,00.

 Eu se tivesse um espaço grande e $$$ pra gastar eu teria uns 5 flashes da Digiflash entre 800W e 400W e todos acessórios. E ainda uns 3 flashes que possam ser ligados a bateria para usar fora do estúdio.

 Acredito que se for para alugar você não deve usar os mais baratos e piores. Você terá pouco valor agregado, eu não alugaria um estúdio com 2 flashes de 160W da Unitek com sombrinha branca e 3 fundos de TNT. Mas se fosse fotografar pessoas e não tivesse estúdio iria procurar um com equipamentos Mako ou Unitek de 800W ou 400W com hazys, sombrinhas, rebatedores, difusores, tapadeiras. Teto alto, fundo infinito em alvenaria e fundos de papel.

 Tinha um tópico aqui com fotos de vários estúdios montados, é uma idéia legal se basear em alguns daqueles de acordo com o espaço e $$$ que você tiver.
 
São Paulo - SP


Kooler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2007, 09:30:27
Obrigado pelas dicas Leandro, vou começar a pesquisa por esses equipamentos.

Aproveitando que comentaste acerca da altura do teto do estúdio, para que tipo de foto é importante a altura? Qual o mínimo?

Obrigado
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 09:31:16 por Kooler »
amo lili


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2007, 16:47:30
Citar
Aproveitando que comentaste acerca da altura do teto do estúdio, para que tipo de foto é importante a altura? Qual o mínimo?

 A única regra: Não existem regras

 TUDO depende de TUDO.

 Um estúdio alto é importante para dar mais liberdade para o fotógrafo "fazer a luz", muitas vezes é bem interessante usar uma luz que vem de cima, agora imagine você fotografando uma modelo de 1,75m daí mais 1m de distância para o hazy e mais uns 90cm do hazy montado na girafa. Já são 3.65m. :)

Ex:








Quanto maior, mais possibilidades. Pense em qntos setups é possivel fazer num lugar desse tamanho:


 Lembre-se que tudo depende, a altura mínima para fotografar uma modelo de 1,75 é diferente da altura necessária para um jogador de basquete de 2.20m e diferente da altura para se fotografar um refrigerante em lata.
 
São Paulo - SP


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:05:21
olá


eu tenho interesse em ter um estudio tb....umas das opçoes que eu daria é mandar um email para atek ou mako e informar o espaço que vc tem disponivel e que tipo de trabalho vc pretende fazer...eles te indicam equipamentos para vc montar de acordo com suas necessidades...quando foi comigo eles nao me indicaram os mais caros....foram bem legais quanto a isso...

abraço !


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:58:38
Citar
olá


eu tenho interesse em ter um estudio tb....umas das opçoes que eu daria é mandar um email para atek ou mako e informar o espaço que vc tem disponivel e que tipo de trabalho vc pretende fazer...eles te indicam equipamentos para vc montar de acordo com suas necessidades...quando foi comigo eles nao me indicaram os mais caros....foram bem legais quanto a isso...

abraço !
 Claro que eles podem dar idéias.
 Mas quem tem que saber o que precisa é a pessoa que vai usar. Nem precisa comentar sobre o "papo de vendedor né". Pode ser que não indiquem o mais caro, mas quem garante que eles não indiquem os mais encalhados.
 Não estou acusando a marca em específico, mas sem sombra de dúvidas que o mais indicado é você mesmo escolher o que precisa.
São Paulo - SP


David M. Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Fotografo mais do que falo...por aqui :)
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2007, 20:21:49
Ontem eu tava folheando a revista fotografe melhor que tinha uma matéria COMO MONTAR SEU ESTUDIO, eu até tirei xerox, pois, conheço o dono da banca a materia esta completa com dicas e preços e detalhes que faltam no dia dia de quem trabalha em estudio obs são 7 paginas sobre a reportagem.


 
David M. Ribeiro
Brasília-DF
 
Canon30d
lentes 18-55mm, 24-70mm, 70-200mm

Nikon D700
  lentes 24-70mm, 70-200mm
www.davidribeiro.com.br Flickr


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2007, 08:27:42
Citar
Citar
olá


eu tenho interesse em ter um estudio tb....umas das opçoes que eu daria é mandar um email para atek ou mako e informar o espaço que vc tem disponivel e que tipo de trabalho vc pretende fazer...eles te indicam equipamentos para vc montar de acordo com suas necessidades...quando foi comigo eles nao me indicaram os mais caros....foram bem legais quanto a isso...

abraço !
Claro que eles podem dar idéias.
 Mas quem tem que saber o que precisa é a pessoa que vai usar. Nem precisa comentar sobre o "papo de vendedor né". Pode ser que não indiquem o mais caro, mas quem garante que eles não indiquem os mais encalhados.
 Não estou acusando a marca em específico, mas sem sombra de dúvidas que o mais indicado é você mesmo escolher o que precisa.
tudo depende....


quando me passaram o orçamento foram 5 opçoes....eles me mandaram uma planilha com modelos, orçamentos e tal...bem completa...basta vc pedir a eles um orçamento de acordo com o seu bolso..ok?.....ninguem obriga ninguem a gastar o que nao tem....ah...no orçamento tinha a linha LLC...isso na atek..na mako tinha muita coisa boa..tb.....acho ate que mandar um email para o pessoal do digiflash vale e pena....

Num determinado modelo pode ser bom para um...mas nao para outro...tenho muitos conhecidos que gostam de determinado modelo e marca de flash...falam maravilhas...e conheço gente que pensa totalmente ao contrario...na verdade é melhor se vc tiver um amigo que tenha um estudio para vc dar uma olhada...mas são poucos que tem um estudio bem completo para poder ajudar....tem que ser na base da ajuda/opinião de alguns usuarios...de boa vontade de amigos...


de uma ligadinha...acho que custa pouco para saber se a opinião deles é valida ou nao.

abraço! :thmbup:  


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2007, 21:07:21
Há "bilhões" de páginas na net sobre o assunto, algumas bem interessantes.
Dê uma olhada nestas aí abaixo, acho que muita coisa dá pra aprender só de olhar, mas para fazer um trabalho legal tem que ler mesmo.

http://ir.webphotoschool.com/Photoflex_Sta...rtup/index.html
http://ir.webphotoschool.com/The_Photoflex..._Kit/index.html
http://ir.webphotoschool.com/The_First_Stu..._Kit/index.html
http://ir.webphotoschool.com/The_First_Stu..._Kit/index.html
http://ir.webphotoschool.com/Using_a_Table...gloo/index.html
http://ir.webphotoschool.com/The_First_Stu..._Kit/index.html
http://ir.webphotoschool.com/How_an_Umbrel...orks/index.html
http://ir.webphotoschool.com/Shooting_Prod...ight/index.html

É claro que tá rolando a propaganda do fabricante, mesmo assim, considerei as informações de cada "aula" muito interessantes. Dá pra vc ver o que precisa comprar, aí é só fazer um orçamento...

Quanto à "light box", eu fiz uma pra mim (no melhor estilo Tabajara) e ficou muito boa, depois eu mostro ela aqui, bem como algumas fotos que fiz como teste.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


masia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2007, 18:36:18
e quanto aos digiflash.... como ficam em termos de acessorios,...
Outra duvida q tenho;... pelo cabo de sincronismo pode acontecer de dar curto na sapat da camera?... desculpe se estou me expressando errado.
Abraço


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2007, 18:43:15
e quanto aos digiflash.... como ficam em termos de acessorios,...
Outra duvida q tenho;... pelo cabo de sincronismo pode acontecer de dar curto na sapat da camera?... desculpe se estou me expressando errado.
Abraço

 Não lembro direito, mas parece que eles vendem um adaptador para que você possa usar acessórios da Mako e outro modelo de adaptador para acessórios Atek.
 Entrando no site deles você pode ver a voltagem da discarga que o flash dá no cabo de sincronismo e ver se sua câmera aguenta tal voltagem.
 Praticamento todos os modelos novos tem baixa voltagem e podem ser ligados em qualquer câmera.

 Existem também os disparadores remotos, que além de eliminar o risco de discargas elétricas elimina, tembém, os fios no meio do estúdio...
São Paulo - SP