Autor Tópico: Filme x Digital: Resolução equivalente no filme  (Lida 27363 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:09:44
Ai.. ai, cadê meus livros de matemática. rsrs

Entendi bem a "forma" de fazer essa relação, mas não consigo chegar a uma formula para calcular.
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:14:37
Duro é que precisa de figuras para ilustrar melhor, até tenho as ilustrações no curso avançado, mas não posso usar sem autorização. :/

Vou ver se arrumo um tempo para fazer umas ilustrações para postar.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 17:52:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #32 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:04:11
Leo,

as especificações que eu passei são a grade pedida pelos veículos e gráficas há anos. O que se coloca nessa grade depende dos critérios de cada um. Quem quiser colocar foto de baixa resolução escaneada em alta resolução achando que vai melhorar alguma coisa, que o faça, mas só vai ocupar espaço de HD. Agora, quem tem uma preocupação com qualidade vai sempre trabalhar com fotógrafos que usam um equipamento de qualidade, a começar pela lente, que é onde qualquer imagem começa a ter sua resolução definida.

É como um fotógrafo de cavalos com quem eu trabalhei há anos que tinha problemas em focar os animais. Quando eu reclamava que a foto estava fora de foco, ele dizia que dava pra eu colocar em foco no computador... Ele era amigo do diretor da agência...

Essa discussão qualidade do original (filme ou digital) x resolução (quantidade de detalhes) x resultado final eu já tive várias vezes com produtores gráficos. As boas gráficas daqui têm os mesmos equipamentos das lá de fora. Os grandes diferenciais são tempo, quantidade de máquinas e mão de obra.

Tempo para ajustar a máquina, rodar prova, ajustar novamente. O mesmo vale para o escaneamento. Aqui dificilmente se escaneia um cromo por vez. o cilindro parece patchwork, se dá uma escaneada na média de TODOS os cromos e um abraço, sai de baixo, próximo! Lá fora, além de se ter mais máquinas, o nível do operador é outro. Nisso, especialmente aqui, o filme leva um pau terrível. Numa agência que trabalhei e tinha um escritório dentro do cliente - que não economizava recursos - eles tinham um escaner cilíndrico, que nem era de última geração, mas fazia maravilhas. Você puxava detalhe de 35 que deixava muito 6x7 no chinelo.

Nesse ponto o digital leva uma enorme vantagem sobre o filme pois elimina a etapa que depende da habilidade do ser humano, a digitalização. Você percebe muito mais detalhes, especialmente no monitor, em uma imagem digital BOA (pq tem cada uma também que sai de baixo...) do que numa de filme média. A regra para as escaneadas aqui no Brasil parece ser deixar tudo na média e meio embaçado. Mas isso não significa que os detalhes não estejam ali pois quando se coloca num projetor de slide, por exemplo, ou se examina na mesa de luz com um boa lupa, a gente vê muito mais do que veio escaneado.

Acho que o digital, no mínimo, produz resultados com mais detalhes mais facilmente, desde que o sistema esteja bem afinado, que o filme pois depende menos do fator humano como, por exemplo, na hora de escanear. Agora, se tecnicamente o digital é superior ao filme, realmente não sei e também de nada adianta uma super-hiper-ultra-resolução se a grade de saída é o fator limitante. É como os caras que compram Ferrari para andar na cidade...

Na prática, um BOM arquivo digital oferece resultados que parecem conter mais detalhes, mais rapidamente e isso é o que interessa pois eu tenho um prazo a cumprir. Infelizmente, até hoje não recebi um arquivo digital que não tivesse que dar nenhuma mexida. E aqui entra o raio do fator humano prejudicando o digital. Provavelmente os fotógrafos foram pegar, nas gráficas, assistentes para tratar as imagens, devem ser os mesmos que escaneiam embaçado...

Dei uma olhada no site da Hasselblad. Esses arquivos de 22MP são "fechados", isto é, têm este tamanho no HD, "abertos" em tiff 8 bit têm 66MB, medindo 46x34.5cm a 300dpi. Interessante. Tamanho já não é mais um problema. Agora passa a ser o tamanho do rombo no banco... :risada2:

Abraços,

José Azevedo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:24:11
Citar
as especificações que eu passei são a grade pedida pelos veículos e gráficas há anos. O que se coloca nessa grade depende dos critérios de cada um. Quem quiser colocar foto de baixa resolução escaneada em alta resolução achando que vai melhorar alguma coisa, que o faça, mas só vai ocupar espaço de HD. Agora, quem tem uma preocupação com qualidade vai sempre trabalhar com fotógrafos que usam um equipamento de qualidade, a começar pela lente, que é onde qualquer imagem começa a ter sua resolução definida.
Bom concordamos quanto a isso então, porque foi exatamente o que eu disse, isso é um "padrão" dos mal feitos, porque os veículos mais sérios com a questão da qualidade optam por definir a fonte e não o formato de saída, isso tem sido até uma tendência observada em concursos onde as fotos estão sendo solicitadas a partir de uma resolução. Ainda mais porque a maioria dos operadores e profissionais gráficos são bitolados e nem sequer sabem o que estão pedindo. :/
Mas em termos de comparação digo que o filme de 35mm está obsoleto porque mesmo empresas preocupadas com essa questão de nitidez estão optando por digitais, o que não ocorria nessas empresas até uns 2 anos atrás, o fotojornalismo é claro que já optou faz tempo, mas por outras questões (mais vinculadas à praticidade), mas o movimento do mercado de glamour de alto padrão vem indicando essa tendência de superioridade do digital, como eu disse em minhas análieses eu tenho sentido o filme inferior em termos de nitidez (isso sem contar outros fatores que o digital leva muita vantagem, como por exemplo o conjunto nitidez x latitude que não existe nos filmes, os filmes nítidos tem pouca latitude e os filmes com muita latitude são muito pouco nítidos), no conjunto o digital tem tido o desempenho espetacular.

As Hassel que você viu produzem RAW e TIFF :) Tudo formato sem compactação, existem outras marcas como Pentax e Sinar (que é minha favorita) que também estão dando um show, sem contar que o sensor grande também eleva o resultado de forma drástica em relação às APS e 135 da vida.
Nos EUA é raro ver fotógrafo top trabalhando com filme, já foi quase tudo substituído por essas maravilhas médio formato de 22MP e 39MP, mas também tem que ver que para eles lá essas câmeras são baratas.
A verdade é que brasileiro é pobre pra caramba.... rs... :)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 10:38:02 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #34 Online: 06 de Agosto de 2007, 19:51:06
Citar
optam por definir a fonte e não o formato de saída, isso tem sido até uma tendência observada em concursos onde as fotos estão sendo solicitadas a partir de uma resolução. 

A única vantagem que vejo nisso, do ponto de vista da editora, é ter um controle maior sobre a transformação do arquivo, já que eles continuam a imprimir numa linhatura entre 133/150lpi, o que na prática dá os 300dpi. Ou seja, a saída continua a mesma de acordo com o media kit deles - Vogue americana. Tem algum pulo do gato aí?
Já vi esses requerimentos também em concursos e imagino que eles se devam a possíveis ampliações para exposiçnao das peças premiadas.

Citar
Sinar (que é minha favorita)

Só você, né... :laughing:

Citar
A verdade é que brasileiro é pobre pra caramba.... rs... :)

Não me lembra...

Abraços,

José Azevedo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 06 de Agosto de 2007, 20:17:37
Na verdade o objetivo dessas requisições é exatamente ter controle sobre o arquivo de origem para garantir uma saída apropriada, porque o que ocorria é que o pessoal acabava produzindo um arquivo de 3MP, depois redimencionava para um formato de saída e enviava, com isso a editora estava recebendo um arquivo que na verdade não corresponde à qualidade esperada (apesar de a saída estar legal o arquivo que originou a saída tem qualidade inferior à necessária), por isso faz mais sentido exigir uma fonte de qualidade do que um arquivo já no formato de saída, porque se você exige formato de saída e o fotógrafo lhe envia formato de saída você não pode reclamar, agora se exige fonte e o fotógrafo manda fora de especificação ai é possível reclamar, então é uma forma de as editoras controlarem se o arquivo que está originando tem qualidade suficiente e fazer com isso que os fotógrafos se preocupem com o arquivo de origem e não somente em entregar uma saída definida. Eu brinco que um dia ainda mando um arquivo de 300dpi com 1 pixel para um desses operadores de gráfica que só pedem o arquivo com 300dpi rs.... ;)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 10:35:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #36 Online: 06 de Agosto de 2007, 22:33:28
Leo,

fiquei decepcionadíssimo. Eles não aceitam arquivo em Corel...  :risada2:

É precauçnao contra a porcaria, o que é muito compreensível. É uma forma, além do custo do anúncio, de se selecionar anunciantes, o que é natural numa revista desse tipo. Bom, de certa forma a gente estava falando a mesma coisa, mas acho que você estava pensando que eu era um "One Pixel Operator". Aliás, depois me conta a reação deles.

Abraços,

José Azevedo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 07 de Agosto de 2007, 01:50:36
Rs.... Eu ainda não tive coragem, mas um dia eu mando rs....
:D

Esse papo do Corel é outro, não sei porque ainda usam Corel a suite da Adobe é muito superior, o pagemaker da de 10 no corel... :/ Brasileiro é bitolado em umas coisas, vou te contar viu??? Outro dia estive em uma gráfica e os caras usavam a suíte da corel para tudo, até para retoques, perguntei se podia mandar um anúncio em pagemaker e eles me disserem que não podia porque não tinham como abrir, fiquei impressionado com isso. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #38 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:25:45
Citar
Rs.... Eu ainda não tive coragem, mas um dia eu mando rs....
:D

Esse papo do Corel é outro, não sei porque ainda usam Corel a suite da Adobe é muito superior, o pagemaker da de 10 no corel... :/ Brasileiro é bitolado em umas coisas, vou te contar viu??? Outro dia estive em uma gráfica e os caras usavam a suíte da corel para tudo, até para retoques, perguntei se podia mandar um anúncio em pagemaker e eles me disserem que não podia porque não tinham como abrir, fiquei impressionado com isso. :/
Essa m* tinha que ser proibida por lei!!
Altera quase tudo, nenhum outro programa abre, é um horror. Mas é baratinho, baratinho - uns 300 REAIS. Aí as "gráficas" (aquele cara que juntou o seguro desemprego, indenização e acordo pra sair da "firma" e comprou umas máquinas) compra pq é baratinho, faz preço baratinho direto para os clientes, que SÓ nesse caso nunca reclamam de qualidade..., e a gente tem que se virar pra mandar os arquivos em Córéu para as "gráficas".

Muitas vezes dá m* e a culpa é nossa pq "não enviou o arquivo direito". Até tiff de vez em quando dá errado. Mas é barato...

Economia é a base da porcaria - exceção às lentes 50/1.8, que geralmente são as masi nítidas, hehehehe..

Tá certa a Vogue americana :laughing:

Abraços,

José Azevedo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:31:05
Em duas que eu já mandei aceitaram PDF já fechado.

Isso é bom ou ruim?
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 07 de Agosto de 2007, 11:57:03
Isso é bom, PDF é um bom formato, tem sido uma tendência para evitar problemas.
:)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 11:57:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #41 Online: 07 de Agosto de 2007, 16:49:33
me parece q os caras pedem o pdf pra não terem problemas, pq o q esta la, esta la e ponto, não tem discussão caso o trabalho não saia como o cliente desejou.

o pagemaker da uns paus, sei la pq, as vezes, qdo vc abre o arquivo em um outro computador, varios elementos estão deslocados. e tem umas dificuldades pra gerar o pdf.

uma vez eu fui numa grafica de jornais perto do aeroporto de cumbica e o arquivo abria todo errado. tentamos corrigir, não deu, tive de voltar pra casa do meu então companheiro de trabalho, na aclimação, fechar o PDF pra entregar o serviço pra impressão. mais de 200km rodados nesta brincadeirinha.

mes passado aconteceu algo semelhante, mas qdo eu fechava o PDF pra mandar pra gráfica, sei la pq cargas d'agua, saia umas fotos e gráficos do lugar. tive de trocar 2 fotos de lugar (justamente as q mudavam de lugar), ai consegui fechar.

e ainda teve uma vez q eu levei um poster pra imprimir, tava em p65, o cara não fazia com o pm pq "travava", pedi pra ele gerar o pdf pq meu comp tinha morrido, tentou diversas vezes e não conseguia.

eu so uso o pm, mas o q ele ja me rendeu de dor de cabeça é dose. por isso, so entrego o arquivo fechado.

eu tb acho obvio pq o pessoal gosta do corel... é mais facil de usar do que o pm, mais "intuitivo". qquer ser com 2 neuronios e um windows faz um folder meia boca.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 07 de Agosto de 2007, 16:56:08
Citar
qquer ser com 2 neuronios e um windows faz um folder meia boca.

Então eu só tenho 1. NUNCA consegui mexer no Corel...  :doh:   :wallbash:   :mf_w00t2:  
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #43 Online: 07 de Agosto de 2007, 17:43:41
Pow, Corel é fácil mesmo! heheheheeh

Pergunta de ignorante... O Adobe Illustrator serve para os mesmos fins que o Adobe Page Maker ?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #44 Online: 07 de Agosto de 2007, 18:44:21
Não, o Illustrator é de ilustração (sem gracinhas...) e o PageMaker é para paginação (sem gracinhas, parte II...)

O único que combinava os dois com perfeição e vantagens era o Freehand, que a Adobe comprou provavelmente para jogar pela janela. Ela vem tentando empurrar os seus softs há décadas, mas eles não são nem um pouco intuitivos e pesados. Daí a criação das Adobe Suites, onde o Photoshop carrega os outros nas costas.

O InDesign, que é um PageMaker metido, funciona bem para paginação/editoração. O antigo líder de mercado disparado, o Quark, parou no tempo, caiu do cavalo e parece estar querendo ressuscitar.

Para projetos, como uma campanha, o Freehand é imbatível pois no mesmo documento você pode ter peças de vários tamanhos diferentes, o que nenhum outro programa até agora conseguiu. E você pode editorar, paginar tão ou mais facilmente quanto em outros dedicados. MAS... como o Illustrator, o InDesign vêm no pacotão Adobe, o pessoal está partindo mais esses dois.

Não conheço nenhum profissional sério que use Corel. E nenhum não sério também, por acaso.  :laughing:

Abraços,

José Azevedo