Autor Tópico: Filme x Digital: Resolução equivalente no filme  (Lida 27645 vezes)

pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 27 de Agosto de 2007, 15:00:23
Leandro, como assim?

Este problema não seria algum tipo de aberração das lentes?


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #61 Online: 27 de Agosto de 2007, 16:08:16
Citar
Leandro, como assim?

Este problema não seria algum tipo de aberração das lentes?

Se os grãos fossem homogeneamente distribuidos ao longo da superficie do filme, aí sim eles teriam a mesma resolução em todos os pontos, como nos sensores digitais.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2007, 16:10:20 por hakkinen »
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 27 de Agosto de 2007, 16:08:38
Citar
Leandro, como assim?

Este problema não seria algum tipo de aberração das lentes?
 Não. Não tem nada haver com a lente.

 Estou falando da mídia mesmo. Eu não me expressei bem no post anterior, mas o que eu quis dizer é que os pixels de um sensor são distribuídos uniformemente. Por isso fica fácil de analizar a resolução espacial dele.

 Isso não acontece com os grãos de um filme, pois eles não são distribuidos uniformemente por toda a superfície da película e também não tem o mesmo tamanho entre eles.
 No mesmo fotograma ele pode apresentar resoluções diferentes de acordo com o agrupamento dos grãos.

 No sensor não, os píxels sempre vão ter o mesmo padrão tanto de tamanho quanto espaçamento entre eles.

 Pegando um exemplo do sensor de 10Mpixels da XTi.
 O sensor mede 22.2 x 14.8 mm e gera uma imagem de 3888 x 2592px.
 Eu posso afirmar matematicamente que a câmera gera uma foto 32,9 X 21,9cm com 300dpi em toda sua extenção.
 Você pode inclusive calcular a densida de píxels do sensor dividindo o tamanho da imagem pelo tamanho do sensor.
 No filme por causa dos grãos não uniformes você pode ter na mesma foto uma área com resolução de 400dpi e logo ao lado uma área com 200dpi por exemplo.
   

  Ficou claro?
São Paulo - SP


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 27 de Agosto de 2007, 16:48:56
Ah tá, eu sei. Mas os grãos ficam uniformemente distribuídos(com um certo desvio, mas ficam), os grandes com os pequenos. Não acredito que em uma área do filme tem grãos maiores que outra área, a não ser que essas áreas sejam bastante próximas e pequenas. Na verdade acho que é até uma vantagem a distribuição dos grãos no filme e sua variação de tamanho em relação aos pixels em um sensor de imagem, pois a imagem perde nitidez suavemente quando se amplia, ao contrário de uma imagem digital. Por outro lado a estimativa de sua resolução em MP fica comprometida.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:01:28
Citar
Não acredito que em uma área do filme tem grãos maiores que outra área, a não ser que essas áreas sejam bastante próximas e pequenas.

 Então, são próximas mesmo mas se for calcular científicamente como acredito ser sua idéia tem que levar em consideração esse desvio.

Citar
Na verdade acho que é até uma vantagem a distribuição dos grãos no filme e sua variação de tamanho em relação aos pixels em um sensor de imagem, pois a imagem perde nitidez suavemente quando se amplia, ao contrário de uma imagem digital.

 Aí já vai depender da finalidade e não estaremos mais falando sobre a qualidade da mídia mas sim sobre sua utilidade.
 Vai ter tipos de fotos em que a uniformidade dos sensores terá ganhos em relação a distribuição aleatória de grãos e vice-versa.
 
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #65 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:23:36
É isso ai Leandro... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 27 de Agosto de 2007, 18:39:08
Fiz buscas no site da Gigabitfilm, para ver se encontrava alguma imagem deste filme, e achei isso:



A imagem mostra detalhes de um fotograma 35mm 36x24mm. Detalhe aproximado 40x, 100x e 1000x. A definição da imagem é extraordinária. A 100x praticamente não se nota granulação. Fiz os cálculos e este é um detalhe visto a 400MP, considerando-se a imagem completa. Eu nunca pensei que um filme pudesse chegar a esse poder de resolução. A dimensão real do detalhe de 100x no filme é de 0.36x0.24mm.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 27 de Agosto de 2007, 18:50:09
Imaginem uma chapa 4x5" deste filme, teria 6GP (6000MP). Digitalizar uma imagem nesta resolução é praticamente impossível. Em escala de cinza, a 16bits, sem compressão geraria um arquivo de 11GB. Imaginem abrir essa imagem no Photoshop em um computador comum, demoraria 1 ano.... :risada2:  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #68 Online: 27 de Agosto de 2007, 18:58:32
Eu entrei no site da Gigabitfilm... se esse filme faz o que a empresa promete (um filme 135 com resolução de médio formato), eu quero experimentar :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:06:18
Francisco, você viu o link do teste que a Carl Zeiss fez de suas lentes usando este filme? Essas lentes conseguiram gravar 400pl/mm neste filme. A Carl Zeiss é uma empresa altamente confiável, se ela disse isso.....
 


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:11:29
Fotografando com esse filme, talvez não fique safisfeito, pois devevemos considerar os fatores limitantes, precisão do equipamento e de foco, vibração da câmera, etc.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #71 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:14:24
Pois é... onde se consegue esse filme aqui no Brasil?  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:23:07
Eu acho que aqui no Brasil esse filme não existe. Busquei distribuidoras do site da empresa, só é distribuído para a Europa e a Rússia.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #73 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:28:35
Aqui tem uma foto de exemplo: http://www.pbase.com/mxp/image/52664574/original

A retenção de detalhes é realmente impressionante. Fazia tempo que eu não via nada no mundo da película que fizesse frente ao digital em termos de resolução efetiva.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:30:05
Francisco, só se você entrar em contato com alguma distribuidora na Europa e fazer um pedido. Não tenho certeza, mas eu acho que este filme não pode ser revelado como a maioria dos filmes PB aqui no Brasil. Acho que os produtos químicos são próprios para este filme.