Paulo grande formato chega a ter 30cm x 30cm, sem contar que escaneado não quer dizer que a resolução chegue a isso, eu posso scanear uma película de formato 135 em 1 Tera pixel, mas dai a ela ter realmente informação registrada para preencher essa resolução existe anos luz de distância, a comparação deve ser feita em mesmo formato, se uma SLR APS desse a mesma resolução que uma grande formato de filme, então a discrepância seria absurda, a superioridade do digital nem estaria sendo discutida aqui porque seriam absurdamente evidente, a comparação é entre os mesmos formatos, na verdade a discussão ainda opera com desvantagem para o digital, comparando-se APS x 135, o que por si só já demonstra a superioridade do sistema digital, que com uma área menor gera eficiência até maior do que um filme. A questão levantada pelo Ivan é bastante pertinente, quando discutimos resolução ai já foi, o filme já é passado, sistemas APS simples conseguem resultados de resolução similares ou superiores a filmes 135 a pelos menos uns 3 anos, já nas transições (que não havia sido discutido até então) realmente os filmes são mais tênues, principalmente os de 4 camadas, mas isso também já está ficando com os dias contados, porque a tendência é aumentar o número de bits na conversão A/D, aumentando a profundidade de cores. As câmeras de 14 bits já chegam extremamente perto dos filmes, atualmente todas os lançamentos de SLR APS ou 135 têm saído com 14 bits (que era algo concentrado no médio formato e nas SLR digitais da Fuji), nos próximos anos, com a adoção dos sistemas de múltiplos layer e processadores com maior capacidade de produzir profundidade de cor, o filme acabará sendo massacrado pelo digital, próximos anos que digo é coisa de 2 a 5 anos, nesse período não deverá haver mais nenhum atributo onde o filme seja superior ao digital, porque a cada ano o digital supera uma barreira em relação ao filme, na geração passada a resolução foi ultrapassada (principalmente se compararmos o mesmo formato e não ficar com essas comparações sem sentido de grande formato x APS), latitude já foi ultrapassada nas APS nesta última geração, faixa dinâmica já existem câmeras que ultrapassaram mesmo os melhores negativos, transições está chegando perto, sensibilidade essa última geração digital já destruiu completamente o filme, inclusive em nitidez e por ai vai, ou seja, o que resta ao filme é basicamente suas transições de cores mais tênues, que na verdade os fabricantes já demonstraram que estão trabalhando nisso... Ao somarmos multiplos layers com mais bits de profundidade de cores, teremos um salto significativo de resolução e na qualidade das transições, o que deverá colaborar muito para a discrepância do digital.
É claro que em termos de linguagem sempre haverá espaço para os filmes e até mesmo para as famigeradas polaroids (rs tenho visto algumas pessoas voltarem ao polaroid)... Mas que o digital já dá um banho no filme em diversas características (principalmente se comparado com mesmo formato), isso é fato.