Autor Tópico: Com licença!  (Lida 1916 vezes)

Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 05 de Junho de 2005, 14:07:17
Olá!!!    ;)

Geralmente me sinto melhor pedindo por favor p/ usar um fórum e certamente farei o mesmo com esse aqui e p/ começar, peço ajuda aos amigos. Com licença!

Não sou um fotógrafo profissional e sim um entusiasta que está se dedicando a aprender um pouco mais sobre essa arte maravilhosa. Embora tenha feito um curso de fotografias no início da década de 80 e ainda por cima ter montado um laboratório P&B em casa, não tenho muita experiência com essa câmeras digitais.

Comprei faz aproximadamente um ano um câmera Nikon Coopix 2100 e foi com ela que comecei a praticar. Hoje tenho uma Fuji S5100 e estou impressionado com as qualidades dessa câmera. Minhas dúvidas são três:

1°- Posso fazer uso de lentes "close-up" com ela?
Percebi uma grande perda de qualidade em minhas fotografias macro e gostaria muito de resolver isso, há como?

2°- Encontrei em casa dois filtros, um "skyligth" e um U-V justamente de 55 mm e estão com sujos e com fungos. Gostaria de uma dica p/ fazer a limpeza deles.

3°- Estou interessado em comprar um filtro polarizador e gostaria de saber se há algum tipo específico p/ câmeras digitais e com AF.

Agradeço desde já todas as dicas. Obrigado!!!    :)  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2005, 14:19:05
Sobre a sua terceira questão, é indicado o filtro polarizador circular.

Dá uma olhada nesse link para mais informações:

Filtros polarizadores

Um abraço!


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2005, 17:36:55
Citar
1°- Posso fazer uso de lentes "close-up" com ela?
Percebi uma grande perda de qualidade em minhas fotografias macro e gostaria muito de resolver isso, há como?

Use um filtro closeup +4 e o flash integrado. Há uma pequena perda de qualidade, mas nada siginifcativo. Veja minha foto do inseto em http://www.geocities.com/dantonvb feita com a S5100, closeup+4 e o flash integrado.

Citar
2°- Encontrei em casa dois filtros, um "skyligth" e um U-V justamente de 55 mm e estão com sujos e com fungos. Gostaria de uma dica p/ fazer a limpeza deles.

Lave com sabão de máquina de lavar louça. Depois deixe de molho com aguá sanitária, lave bem novamente e seque com papel toalha.

Citar
3°- Estou interessado em comprar um filtro polarizador e gostaria de saber se há algum tipo específico p/ câmeras digitais e com AF.

Tem que usar o polarizador circular, para não prejudicar o foco automático.
 
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 17:40:34 por dantonvb »


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2005, 18:58:35
Obrigado Bruno, estive pesquisando no site e pelo que pude ver... tenho que me recilcar e muito!

Obrigado Danton!!!
Vi a fotografia macro do inseto que parece uma vespa e p/ mim está ótima, parabéns!
Sou pescador e pratico flyfishing, fotografo algumas "moscas" que no caso são atadas por nós e p/ isso preciso de uma qualidade dessas. Investi nessa Fuji S5100 pesando nisso também e depois que fui ler o manual percebi as fotografias macros teriam que ser numa distância mínima de 10 cm, já com minha Coolpix 2100 conseguia 4 cm. Comprarei a lentre close-up indicada por ti e farei algumas fotografias de minhas "moscas". Quando vc se refere a "flash integrado", está se referindo ao flash que já vem integrado a Fuji...??? Ou seria algum tipo de lente close-up especial que venha com um flash circular acoplado a ela...???

Farei o procedimento que vc passou p/ limpeza dos filtros.

Bom saber que há um filtro polarizador específico, vou procurar e comprar antes de minha viajem, pretendo fazer uso dele diariamente.

Agradeço todas as dicas que vierem também!   :)  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2005, 19:39:11
Citar
Obrigado Bruno, estive pesquisando no site e pelo que pude ver... tenho que me recilcar e muito!

Para você ver como são as coisas... eu fiquei sabendo dessa informação sobre o filtro polarizador a uns dois ou três dias, aqui mesmo, no tópico Sugestão de filtros. :)
Inclusive, o link que te passei saiu de lá, se não me engano postado pelo Pictus.

Um abraço!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2005, 20:43:25
Prezados:

1) A s5100 não precisa do Polarizador Circular. O Polarizador linear é mais eficiente e mais barato. Nem toda câmera com autofoco precisa do circular, só as DSLRs, SLRs. Não estou chutando: tive uma s5000 cujo sistema de foco é idêntico ao da s5100 e a usava com polarizador linear.

2) para macro não se deve confundir magnificação do objto fotografado com proximidade da lente. Minha s700 no modo supermacro foca pertinho, mas em grande angular. O objeto fica menos magnificado do que se for fotografado em máxima tele sem macro alguma. Para conseguir na s5100 a maior magnificação do objeto (é isso o que importa, não é?) use a câmera em macro com a tele toda desenvolvida (na s5100 não se torna grande angular como acontece na s7000), e um filtro close-up. Você não fotografará de perto (com +4 ficará ainda a uns 40cm) mas a magnificação será a maior.

Qual close-up? Bem, depende. A +4 ajuda a magnificar muito, mas também é a pior em termos óticos. Para grandes magnificações, pode ser necessária.

Faça um cone-túnel de papel laminado prateado para conduzir o flash embutido até o objeto.

Ivan


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2005, 21:33:15
Citar
Obrigado Bruno, estive pesquisando no site e pelo que pude ver... tenho que me recilcar e muito!

Obrigado Danton!!!
Vi a fotografia macro do inseto que parece uma vespa e p/ mim está ótima, parabéns!
Sou pescador e pratico flyfishing, fotografo algumas "moscas" que no caso são atadas por nós e p/ isso preciso de uma qualidade dessas. Investi nessa Fuji S5100 pesando nisso também e depois que fui ler o manual percebi as fotografias macros teriam que ser numa distância mínima de 10 cm, já com minha Coolpix 2100 conseguia 4 cm. Comprarei a lentre close-up indicada por ti e farei algumas fotografias de minhas "moscas". Quando vc se refere a "flash integrado", está se referindo ao flash que já vem integrado a Fuji...??? Ou seria algum tipo de lente close-up especial que venha com um flash circular acoplado a ela...???

Farei o procedimento que vc passou p/ limpeza dos filtros.

Bom saber que há um filtro polarizador específico, vou procurar e comprar antes de minha viajem, pretendo fazer uso dele diariamente.

Agradeço todas as dicas que vierem também!   :)
O flash integrado é o flash da camara. Em telefoto, como o Ivan falou, dá para fazer também algumas fotos macro. A distância maior do objeto em tele com o closeup não é desvantagem, na maioria dos casos é vantagem pois não interfere com a iluminação e não gera sombras no objeto. Em 35mm é comum os fabricantes oferecerem macros de 200mm, que são as mais caras e normalmente de excelente qualidade. Isso para propositalmente se afastar do objeto, sem perder o fator de aumento.

Quanto ao filtro polarizador veja o que o Ivan falou acima.


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2005, 22:39:49
É isso aí Bruno, foi por isso que resolvi entrar no fórum e buscar informações antes de comprar.

Obrigado Ivan, sua dica quanto ao filtro polarizador vai evitar que eu gaste dinheiro a mais, já que um filtro polarizador linear pode ser usado. Já com relação as macros, preciso aprender e praticar mais. Tenho feito algumas fotografias com a Coolpix 2100, mas os resultados estavam bem amadores mesmo, veja a fotografia abaixo que foi feita com ela.



Provavelmente um dos meus erros seja a falta de iluminação e deixar tudo por conta do flash. Gostaria de fazer a mesma fotografia com a S5100 e pretendo corrigir alguns erros. Tentei  fazer agora mesmo outra fotografia da mesma mosca, mas ficou muito ruim, veja.



Bem, como estou me dedicando a aprender e fazer fotografias assim, creio que devo agora me preocupar em aprender mais sobre as técnicas de iluminação e investindo em iluminação terei um resultado muito melhor. Talvez não tenha entendido muito bem a técnica que vc descreveu, mas coloquei o a tele toda desenvolvida, infelizmente não consegui foco.

Danton, obrigado novamente pela dica. Seguirei a dica do Ivan quanto ao filtro polarizador. Como pescador de trutas... rs... certamente um filtro desses será muito útil, com ele conseguirei mostrar algumas trutas em seus locais de pesca.

Mais uma vez, obrigado a todos!    ;)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2005, 00:07:12
Se você não tiver contraste, não tiver luz, não terá foco no autofoco. No caso da tele, pense em mais de 60 cm de distância para ter foco em máxima tele + modo macro. Experimente qual a distância mínima de foco em um ambiente claro, para ter noção do que é possível. Para tal tipo de objeto tem de ser a +4 mesmo.

Sugestão para as fotos das moscas: Fundo neutro cinza escuro afastado do flash para não ser iluminado por ele.

Se a iluminação não estiver boa, use o velho e confiável Sol -risos.


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2005, 10:02:21
Obrigado pelas dicas Ivan!

Vou providenciar um fundo neutro apropriado, vc deve ter percebido que é uma parede e o flash acaba explodindo e muito. Estive pensando na iluminação também e farei alguns ensaios em luz natural. Assim que arrumar as coisas por aqui, farei algumas fotografias com sua dica e exponho aqui p/ novas dicas. Vamos ver o que consigo fazer...     ;)