Autor Tópico: Como isto é possível?  (Lida 2312 vezes)

marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Online: 03 de Junho de 2005, 10:54:09
Eu achei engraçada a forma como o Renato colocou a questão =o)

Bom... eu acho sinceramente que ele de repente, quis experimentar algum modo específico da câmera e produziu essa imagem. não? Podia estar querendo experimentar coisas novas. eheheheh...
se ele tivesse errado mesmo, ele poderia não colocar a foto lá no site.


piero

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
    • piero davila
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2005, 15:10:26
leo eu nao to concordando muito com vc nao.. vc tem muuuuito mais experiencia do que eu mas o que eu to vendo na segunda é panning aliado a uma pouca profundidade de campo. Isso pq além da frente do carro estar focada, a plateia nao está somente fora do foco, mas ela está em movimento, pode-se perceber que há um "arraste" da imagem... nao sei mas foi apenas observação minha posso estar enganado.. outra coisa... a imagem que estamos analisando é uma ferrari ou seja a bixa devia tá voando!!!  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2005, 15:36:10
Pois é, Piero, tbm achei o mesmo qd vi a imagem, a imagem do fundo se confunde, se percebe p ex uma tendencia de movimento em sentido contrário ao do carro, basta ver os guardas.
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2005, 16:09:28
Gente só uma observação, não é uma corrida é um desfile, note que o público está bem próximo dos veículos, vários fotografando com câmeras compactas, na segunda foto nota-se claramente que os veículos estão passando muito lentamente pelo local, tive a curiosidade de passar por todas para verificar, tem inclusive um Aston sendo fotografado no mesmo local onde o phil ficou na frente do veículo com uma 55mm se eles tivessem passando rápido o Phil não teria feito a foto seguinte heheheh! No carro alaranjado onde o fundo encontra-se tbm desfocado o piloto está com as duas mãos para fora e com uma câmera na mão fazendo uma foto, o que demonstra claramente ser um desfile em velocidade bastante moderada, veja que no carro preto o desfoque é muito similar mesmo com os raios da roda congelados, ou seja, se teve capacidade para congelar os raios da roda certamente teria para congelar o fundo, se vc verificar os panning costumam ter um registro muito bom do giro das rodas, pq é um movimento que não pode ser acompanhado ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


piero

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
    • piero davila
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2005, 17:10:38
leo me desculpe mas me esclareça o que vc disse. na minha opiniao ele moveu a camera para dar aquele efeito.. aliado ao pequeno campo...


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2005, 17:47:56
Essa foto virou uma incógnita. Eu concordo em parte, Leo, tá na cara que eles não estão correndo, na segunda foto parece que o Subaro inclusive está parado, mas realmente o fundo da Ferrari passa essa noção de movimento, de um panning, não um panning dos bons, mas não parece ser apenas desfoque pq você vê as cores das roupas do público no sentindo inverso do carro claramente, penso que somente desfoque não faria isso, veja que a roda dianteira da Ferrari está na mesma linha e distância de outros detalhes focados, mas você percebe movimento nela, com o desfoque apenas ela passaria noção de blurred, mas não de movimento penso.
« Última modificação: 03 de Junho de 2005, 17:49:25 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2005, 21:14:55
No caso de profundidade de campo... o chão perto da parte da frente do carro... onde está nítido, não deveria estar nítido também???

 


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2005, 23:01:29
não consegui entender uma coisa no exif:

Focal len: 55 mm, Shutter: 1/125 sec, Aperture: F5.3, Meter: 10 EV, 17-55 mm F2.8 DX, ISO 320

afinal, qual foi a abertura usada?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2005, 23:15:40
f/5.3 o f/2.8 indicado é a abertura máxima da lente heheheh ou seja é parte do modelo de lente usado.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2005, 01:20:16
Desculpe, mas não entendi o que você disse, Leo. Será que dá para "esticar" um pouco a explicação?


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2005, 12:01:12
Citar
Desculpe, mas não entendi o que você disse, Leo. Será que dá para "esticar" um pouco a explicação?
Ele falou que o fotografo usou F/5,3 para fazer a foto.  A segunda parte é o modelo da lente, e diz que a lente que ele usou é CAPAZ de uma abertura F/2,8, distancia focal variavel de 17-55mm(zoom)
« Última modificação: 06 de Junho de 2005, 12:02:36 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2005, 14:11:02
Estava imaginando que era isso, mas não tinha certeza.
Obrigado pelo esclarecimento!  


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2005, 15:07:11
Genteee
o cara quis fazer um efeito supercool e deu uma tremida básica na câmera. Deu errado e a foto ficou assim. Uhu  :P