Autor Tópico: Nikon Coolscan V ED  (Lida 2468 vezes)

BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Online: 03 de Agosto de 2007, 00:53:10
Aos colegas que possuem ou conhecem esse equipamento, faço a seguinte pergunta:

Nos dois últimos filmes negativos que escaneei, ambos de fotos tiradas há cerca de um ano, percebi que em alguns fotogramas aparece uma linha tênue e longitudinal, na cor azul.

Inicialmente, eu pensei que isso houvesse ocorrido com o próprio negativo, ou com a lente da câmera, ou com o flash. Mas como na época eu não tinha escaner e por isso copiava tudo, fui nas cópias e nada percebi. Logo, descartei todas as possibilidades. A que me restou foi a suspeita de ser algum problema na ótica do equipamento. Vocês já ouviram falar de algo assim? Ou será que é um problema do negativo, surgido agora, mais de um ano após a revelação?

A quem puder sanar a minha dúvida, agradeço desde já.
 :bye2:
 


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2007, 10:00:27
Olhando os negativos, contra luz, percebe tal problema?? se não tiver, aí realmente o problema pode ser do scanner....


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:07:48
Olá,

Seu problema é mais ou menos como este?

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=11915&hl=

No começo, achava que era uma lente a culpada, mas o problema se repetia com as outras lentes também. Achei que era o minilab riscando os negativos. Mesmo examinando com lupa, os negativos pareciam sem risco algum. Pensei nas cortinas, mas todas as cameras com mesmo problema? Então sobrou o escaner, mas também não era.

Depois de muitas tentativas, percebi que o problema era o ajuste do programa de escaneamento (uso VueScan). Quando esta linha aparece, desmarcando a opção "Restore fiding" que está na parte "Filter", esta linha desaparece. O contrário também ocorre. O porquê não sei. Na dúvida, faça um escaneamento "cru" sem ajustes como restauração de cor, sharpen, fade, white balance, etc.

Não acho que o problema seu seja o escaner.

Boa sorte.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2007, 13:42:46
Amigos,

Muito obrigado por responderem. Vou averiguar as respostas de vocês e darei um retorno. Eu também descartei que fossem as lentes, como também o flash, e como também uma falha no laboratório. Então, minha suspeita recaiu sobre o escaner ou sobre o negativo do filme, revelado há um ano. Isso ocorreu em dois filmes, na verdade.

Vou averiguar todas as dicas de vocês e darei um retorno. :denken:  


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2007, 21:16:24
Zyk e Ki-suco,

Acho que vocês mataram a charada. Ocorre que segui à risca todas as dicas de vocês, e escaneei várias vezes os mesmos fotogramas, em diferentes formatos de saída e ajustes de software. E o que ocorreu? O problema persistiu, mas somente nestes fotogramas.

Então, ao que tudo indica, parece ser o filme mesmo. Eu nunca havia tido um problema assim, mas pode ser que esse lote de filmes, comprado há um ano atrás, estivesse com algum tipo de problema, certo? De qualquer forma, na cópia feita no minilab em outubro do ano passado, não há este problema. Mas no escaneamento que fiz hoje, percebi. Seria algum espécime de defeito posterior do filme, somente ocorrível ao longo do tempo por um fator qualquer de desintegração da película? Desculpem-me se estou falando bobagem, mas ao escanear outros negativos, o problema não tornou a acontecer.

Menos mau, pois odeio assistências técnicas.  :mf_tongue:

De qualquer forma, vou ficar atento doravante, e agradeço muito por vocês terem me ajudado neste tópico. :thmbup:

 


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2007, 22:33:19
Bom, se não acontecer com outros filmes, então pode ficar mais tranquilo....pode ser realmente desse filme específicamente...

Boa sorte!!

Tang


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2007, 00:54:53
Bacamarte,

experimente escanear esse filme em posição invertida de inserção.
Traduzindo:
sem virar o negativo de cabeça para baixo, apenas gire-o (ou a tira de negativos) 180º e o escaneie novamente.
Traduzindo II:
se você escaneou começando pela foto 1, inverta a tira e comece pela foto 6, por exemplo.

Caso o problema apareça no mesmo local do negativo, o "causo" é com o negativo mesmo. Se o problema continuar a aparecer na mesma posição independente do giro do filme, acho que vale levar para uma revisão.

Abraço,

José Azevedo


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2007, 09:59:42
José Azevedo,

Fiz o que você falou, e o problema persistiu só nos fotogramas indicados. E realmente, seria muito estranho um equipamento com cinco meses de uso dar problemas desse tipo. De qualquer forma, deve ter sido defeito no lote de fabricação, pois era um bom filme Kodak.

Valeu pela dica.

 :thmbup:  


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2007, 23:48:32
UFA!

Que Bom!

Tenho um Coolscan III há uns 5 anos e ele nunca deu trabalho.

Curiosidades curiosas: sabia que o desenho desse scanner foi feito assim para que jornalistas o levassem em viagens e enviassem as imagens pela internet - modernidade total naquela época... Sim ele é... PORTÁTIL!! Bom, lembra dos primeiros celulares? Pareciam telefones ligados a uma bateria de carro.  :laughing:
Não sei se os mais novos ainda têm as borrachinhas/pézinhos na lateral, para serem usados deitados.

Abraços,

José Azevedo


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2007, 08:14:43
Citar
Não sei se os mais novos ainda têm as borrachinhas/pézinhos na lateral, para serem usados deitados.

Abraços,

José Azevedo


Tem, sim. Ao menos no Coolscan 5000 ED, eu sei que tem.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 08:26:28 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:35:06
Sim, tem as borrachinhas sim, mas eu só o utilizo em pé. Mas, olha, eu sou cliente da World Wide Imports aqui no Rio, e todas as unidades desse escaner já foram vendidas lá. Tá vendendo igual água. Também, pudera, se eu que sou amador tenho mais de mil negativos estocados, imagine a galera profissa? Sei de um fotógrafo profissional que tem mais de cinco mil negativos em várias caixas.

Eu adoro esse escaner, pois ele garantiu uma sobrevida para a minha Canon SLR. Agora, quanto aos filmes, eu tenho comprado muita coisa na BH, pois em alguns casos sai mais barato comprar muitos filmes lá, ainda que pagando impostos, do que aqui no Brasil, vou te falar. Eita paisinho que não respeita o consumidor, o nosso! :rude:  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2007, 12:00:39
Enquanto o Brasil for um país focado no setor primário, vai ser assim. Acho que eu já falei isso em outro tópico, mas as universidades brasileiras (de engenharia, computação, etc) ensinam os alunos a fabricarem bazucas, mas o mercado só está preparado para a produção de estilingues. Isso subutiliza enormemente os nossos recursos humanos.

O meu Coolscan V eu paguei três vezes o preço da B&H (já convertendo para o real). Enquanto lá o Coolscan V é brinquedo para as famílias digitalizarem negativos antigos, aqui é artigo de profissional.

Lá os profissionais tem o Coolscan 5000 ou 9000 (que digitaliza médio formato também), mas aqui no Brasil é impossível comprar um desses.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 12:04:50 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2007, 19:03:34
Pois é, Francisco, mas existe uma coisa lá que se chama respeito ao consumidor, e eu admiro isso neles. Acho que temos muito a aprender com eles, ainda, e quando falo isso, a galera da "esquerda" me enche de porrada, mas nem ligo. Sou americanófilo, mas também amo o meu país. Só fico puto com o descaso do governo (leia-se a nossa classe política), apatia do povo (o eleitorado) e o desrespeito de muitos empresários por nós, consumidores.  :nonono: