Autor Tópico: A200  (Lida 1540 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2007, 14:45:12 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2007, 01:05:10
Mais um modelo DSLR Sony e ainda está lá aquela sapata de flash Minolta ("invertida"), chata que dói...

Um amigo meu comprou uma Minolta, boa de tudo, porém não usa flash nela porque o dedicado é caro, e o adaptador para flashes "normais" também é caro pra caramba.

Já li várias opiniões dizendo que essa opção na Alpha 100 foi um erro, mas parece que ele vai persistir.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2007, 09:37:53
Mateus, pelo papo que rola nos fóruns de fora parece que o comunicado vai sair na primeira semana de setembro.

Heber, acho melhor voce reconsiderar os seus conceitos.
A sapata da Minolta é bem melhor do que as sapatas convencionais. O flash é colocado mais rápido e fica fixo, não tem aquele mal contato que as vezes acontece quando voce não aperta a rodinha direito nas sapatas convencionais.
Os flashes dedicados tem preço semelhante aos de outras marcas e o adaptador com contato PC e hotshoe é difícil de achar no Brasil mas custa 7 dólares na Ebay.
http://cgi.ebay.com/Minolta-Dynax-Sony-Alp...1QQcmdZViewItem
Dizer que a Sony errou é difícil de se sustentar sabendo que ela saiu do zero e chegou em 3° ano passado em vendas de DSLR.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2007, 09:38:07 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2007, 12:11:18
Citar
Mateus, pelo papo que rola nos fóruns de fora parece que o comunicado vai sair na primeira semana de setembro.

Heber, acho melhor voce reconsiderar os seus conceitos.
A sapata da Minolta é bem melhor do que as sapatas convencionais. O flash é colocado mais rápido e fica fixo, não tem aquele mal contato que as vezes acontece quando voce não aperta a rodinha direito nas sapatas convencionais.
Os flashes dedicados tem preço semelhante aos de outras marcas e o adaptador com contato PC e hotshoe é difícil de achar no Brasil mas custa 7 dólares na Ebay.
http://cgi.ebay.com/Minolta-Dynax-Sony-Alp...1QQcmdZViewItem
Dizer que a Sony errou é difícil de se sustentar sabendo que ela saiu do zero e chegou em 3° ano passado em vendas de DSLR.
Este adaptador, vi foto, ele possibilita o acesso à outros flashs?
Então posso colocar outros flash usando o adptador? SB e EX?
abraço
Mateus

ps, concordo com vc!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2007, 14:00:39
Bonitona mesmo. Batery grip estiloso...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2007, 14:52:20
Muito bem construída.

Parece que a Sony irá utilizar sensor de 12Mpx CMOS no lugar dos CCDs. Provavelmente derivado do sensor da R1, segundo reportagem.

Também acredito que a sony irá lançar alguma DSLR mais barata que a Alfa 100, quem sabe uma câmera de 6Mpx.

valeu


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2007, 15:38:34
Citar
Citar
Mateus, pelo papo que rola nos fóruns de fora parece que o comunicado vai sair na primeira semana de setembro.

Heber, acho melhor voce reconsiderar os seus conceitos.
A sapata da Minolta é bem melhor do que as sapatas convencionais. O flash é colocado mais rápido e fica fixo, não tem aquele mal contato que as vezes acontece quando voce não aperta a rodinha direito nas sapatas convencionais.
Os flashes dedicados tem preço semelhante aos de outras marcas e o adaptador com contato PC e hotshoe é difícil de achar no Brasil mas custa 7 dólares na Ebay.
http://cgi.ebay.com/Minolta-Dynax-Sony-Alp...1QQcmdZViewItem
Dizer que a Sony errou é difícil de se sustentar sabendo que ela saiu do zero e chegou em 3° ano passado em vendas de DSLR.
Este adaptador, vi foto, ele possibilita o acesso à outros flashs?
Então posso colocar outros flash usando o adptador? SB e EX?
abraço
Mateus

ps, concordo com vc!
Pode, Mateus.
E tem contato PC.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2007, 20:33:38
Citar
Citar
Citar
Mateus, pelo papo que rola nos fóruns de fora parece que o comunicado vai sair na primeira semana de setembro.

Heber, acho melhor voce reconsiderar os seus conceitos.
A sapata da Minolta é bem melhor do que as sapatas convencionais. O flash é colocado mais rápido e fica fixo, não tem aquele mal contato que as vezes acontece quando voce não aperta a rodinha direito nas sapatas convencionais.
Os flashes dedicados tem preço semelhante aos de outras marcas e o adaptador com contato PC e hotshoe é difícil de achar no Brasil mas custa 7 dólares na Ebay.
http://cgi.ebay.com/Minolta-Dynax-Sony-Alp...1QQcmdZViewItem
Dizer que a Sony errou é difícil de se sustentar sabendo que ela saiu do zero e chegou em 3° ano passado em vendas de DSLR.
Este adaptador, vi foto, ele possibilita o acesso à outros flashs?
Então posso colocar outros flash usando o adptador? SB e EX?
abraço
Mateus

ps, concordo com vc!
Pode, Mateus.
E tem contato PC.
Ok, Paulo, sempre é bom fazer uma revisão de conceitos...

Eu vivo fazendo isso, mas, antes de fazer uma revisão NESSE meu conceito, resolvi colocar meu flash National PE-388SW na minha câmera pra ver quanto tempo eu gastaria. Ele é travado na sapata através de uma alavanca com c. de 9mm de curso e, se não me engano, gastei menos de 1 segundo para completar esta operação (a de travar o flash). Minha dúvida agora é saber em que situação uma sapata que necessita do travamento do flash ocasionaria a perda de uma foto. Não consegui lembrar de nenhuma.

Ou seja, não concordo com vc de que a sapata da Minolta é melhor, ela é, no máximo, tão boa quanto às outras quanto à funcionalidade. Ela passa a ser pior quando não permite que vc use qualquer flash na câmera, a não ser os que combinam com a sapata ou utilizando o adaptador. E eu presenciei a frustração de alguém que possui um bom flash e poderia usá-lo em QUALQUER câmera, menos nas que tem essa chata dessa sapata.

A propósito do adaptador, o citado meu amigo que possui uma Minolta encontrou uma dessas que vc mencionou pra vender na Phototech (em BH), pelo módico preço de R$ 180,00. Vc olha a peça e não acredita que possa custar tão caro (here in Brazil). Com isso, o Vivitar 285 HV dele continua na gaveta. Mesmo porque, depois de uns 15 dias ele "criou coragem" e resolveu comprar, só que alguém foi lá e comprou antes dele.

Concordo com vc com relação ao preço dos flashes dedicados: o preço é semelhante à qualquer outro flash dedicado, ou seja, só não é caro pra quem tem muito dinheiro.

Pra finalizar (e para vc também rever seus conceitos), dê uma olhadinha nas conclusões do review da Alpha 100 no Dpreview, onde consta um interessante item nos "Conclusion - Cons":
# Proprietary hot-shoe design (fewer third party flash / accessories)
O link é esse aqui:
http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSLRA100/page30.asp

Abraços...

 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


l fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2007, 20:48:11
bem bonita a camera e o grip é realmente estiloso!


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2007, 08:40:05
Bela máquina!!!

Com esse lançamento, a tendência é a A100 cair um pouco mais de preço, não???

abs!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2007, 08:50:53
Heber, que tal o que diz Herbert Keppler, editor da Popular Photography.
http://keppler.popphoto.com/blog/2007/01/shoe_fetish.html
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2007, 11:04:54
Citar
Heber, que tal o que diz Herbert Keppler, editor da Popular Photography.
http://keppler.popphoto.com/blog/2007/01/shoe_fetish.html
Muito interessante, esse artigo. Entre outras coisas, o articulista diz que a sapata que 99% das câmeras utilizam é arcaico, e que a única sapata que trava satisfatoriamente o flash na câmera é a sapata da Minolta.

Mas diz também que, pelo fato dessa sapata ser exclusiva para os flashes dedicados, o único jeito de se usar flashes “normais” (inclusive os dedicados Minolta mais antigos) ou os conectores para flashes de estúdio com essas câmeras (exceto as que possuem contato PC) é usando um adaptador.

Talvez percebendo que sua “genial” idéia não era tão genial assim (presumo que a intenção era tornar essa sapata como padrão, copiada por outros fabricantes por ser “a melhor”), a Minolta passou a disponibilizar um adaptador para resolver o problema que ela mesma criou.

Nesse ponto, o autor do texto deu uma opinião que, ao que parece, vc não percebeu: julgou ter sido má idéia a interrupção, por parte da Minolta, na fabricação desse adaptador. E os motivos para tal opinião são mais do que óbvios, basta ler todo o texto para perceber.

Conclusão: a sapata é “ótima”, mas é ruim porque limita em muito o seu uso.

Como eu já disse, eu vivo revendo meus conceitos, e fiz isso novamente nesse caso. Além da sua valorosa ajuda para confirmar minha opinião, encontrei mais uma (se continuar procurando, vou achar dúzias), mais uma vez nos “Contras” ao final de um review:
# Unique flash hot shoe reduces compatibility with third-party accessories
E o link:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA100/AA100A.HTM

Ou seja, mais um review conceituado classificando essa sapata não nos "Pros", e sim nos "Contras".

Com tudo isso, vem a pergunta: vale a pena um fabricante tentar alterar um padrão extremamente arraigado, ainda que para melhorá-lo, sacrificando a funcionalidade? Nesse caso, seria natural a gente pensar que sim, pois a tal hot-shoe Minolta não é a melhor? Essas tentativas, podem ter certeza, são profundamente estudadas, e nem por isso resultam em êxito. Não basta ser "melhor", a novidade tem que se impor como indispensável. Só assim ela transformaria TUDO o que se tem como padrão pelo mundo afora em obsoleto, transformando-os em peças de museu. E o que vemos acontecer? Vemos todos os outros fabricantes continuar lançando novos modelos câmeras e de flashes com a "arcaica" sapata convencional.

Só pra finalizar, posso citar uma tentativa de alteração de um padrão estabelecido: alguém lembra que já existiu um formato de película chamado APS? Muita gente lembra sim, principalmente os que ainda usam. Mas, com certeza, tem muita gente que não lembra, entre elas uma pessoa que eu conheço e que possui uma excelente Nikon Pronea 6i guardada no fundo de um baú, apodrecendo. E olha que essa "revolução" não foi lançada pela Minolta (ela foi apenas uma das que participaram), e sim pelas gigantes Kodak e Canon, entre outras. E onde está o APS? Está agonizando, nos últimos extertores, nas prateleiras de algumas (poucas) lojas de filmes...

 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2007, 11:16:03
Heber, deixa para lá.
Compra quem quer. Viva a diferença.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:54:53
rs, 6 dois!!!!
 :giveup:  :giveup:

Pm, o que entendi, é que a sapata realmente da a sutentaçào necessária e segura do flash, mas por outro lado, limita a oferecer esclusividade de equipamentos à sony, algo que também me incomoda.
Mas divergências a partes, as duas opiniões prevalecem para um consenso geral, ou seja, cada um tem o seu.

abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2007, 00:31:30
Citar
rs, 6 dois!!!!
 :giveup:  :giveup:

Pm, o que entendi, é que a sapata realmente da a sutentaçào necessária e segura do flash, mas por outro lado, limita a oferecer esclusividade de equipamentos à sony, algo que também me incomoda.
Mas divergências a partes, as duas opiniões prevalecem para um consenso geral, ou seja, cada um tem o seu.

abraços
MateusZF
Ok, Mateus, é isso mesmo, vc entendeu direitinho.

Quanto à divergência, não se preocupe, já estou me acostumando. Sempre que defendo aqui uma opinião baseada em fatos, acontece a mesma coisa. No final, desconversam...

Abraços.

 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde