Autor Tópico: Programas para revelar RAW  (Lida 3241 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Agosto de 2007, 10:37:12
Realmente fotografar em RAW é maravilhoso, porém cada programa que se usa para desenvolver a mesma foto, gera resultados diferentes.

Eu tenho o ACR, que comprei a licença. Acho-o bastante prático. Experimentei o Silkypix free, e vi que tem muitas opções nele na versão não free. Gostei muito dos resultados dele. E atualmente estou experimentando o LightRoom.

Porém gostaria de saber a opinião dos mais experientes no assunto. Qual desses proramas gera melhores resultados? Qual o mais prático de usar e qual o mais intuitivo?

Agradeço a opinião de todos.
Credilson
Nikon e coisas


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2007, 12:57:02
Eu uso o ACR do CS3, muito foda, achei o melhor até agora


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2007, 15:39:20
Em matéria de cores não tem para ninguém, Silkypix.
Agora mais prático e intuitivo acho que o Lightroom.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2007, 18:31:36
Até hoje só usei o ACR, o Lightroom e Nikon Capture. Para quem tem camera Nikon, acho que o Capture( e em especial o NX) é imbatível em matéria de resultado final. Tenho visto nos foruns internacionais, que esta é uma opinião bastante comum.

Para compensar a excelente qualidade que ele oferece, é um software novo, com muito bug, além de requerer bastante recurso para não ficar muito lento.

UA


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2007, 21:43:43
Parece que foi o que conclui também. Silkypix, com cores excelentes, Lightroom me pareceu bem prático. O ACR eu uso normalmente.
Já experimentei  Capture, pois veio um demo com minha d200.  Bom também, mas não comprei.
Credilson
Nikon e coisas


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2007, 12:00:57
Estou usando o LR.. e gostando bastante.

Tem a opção do Histograma que mostra os pontos de Estouro e Sub-Expostos (tecla "J") que ajuda muito na hora de ajustar a exposição.

 :thmbup:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2007, 10:58:50
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
São Paulo - SP


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:56:02
Eu já usei o SILKYPIX, que considero o melhor. Também já usei o RAW THERAPEE que também é muito bom.
No Momento o que mais uso é o IRFANVIEW, que é o mais leve. Não é o melhor mas atnde a quase todas as necessidades.
Tenho todos instaladados num pen drive. Posso usar qualquer deles, porém para usar o SILKIPIX preciso alterar a data no micro. já que é demo. Aí o antí-vírus fica louco.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:31:58
Citar
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
Tô no mesmo esquema. ACR + PS... E estou começando a usar o Bridge do PS pra visualizar os RAWs antes pra fazer uma pre-seleção... Se a foto for mto ruim, já vai direto pra lixeira.

Ainda não experimentei outros programas pra manipular raw... até que tava precisando...  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Edmar_Ivo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • Galeria Henschel
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2007, 04:15:09
Citar
Eu uso o ACR do CS3, muito foda, achei o melhor até agora
O novo Converter(Plugin) 4.1 da Adobe para uso no Photoshop Elements 5.0 e no Photoshop CS3 é simplesmente fantastico!!! Ele diminui ruidos quase a zero!
O download é gratuito.

Alguem ja trabalhou com ele?

SONY A700, Grip VG-C70AM,HVL-F56AM,Sigma 4,5-5,6/12-24 EX DG, KoMi 18-200,Sigma AF 4,0/100-300 EX DG,APO TC 1,4x EX DG, Tamron3,5/180 Macro
Vise o meu Site: http://www.edmar.net/


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2007, 08:16:44
Realmente há muitos programas bons. Já ouvi falar do Capture One, alguém conhece?
Recentemente adquiri o livro sobre Lightroom. Estou gostando.
Credilson
Nikon e coisas


Fabiano Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
    • http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2007, 09:58:44
Eu já testei quase todos destes, LightRom, ACR, Bible, Sylkpix...
Nenhum se compara ao Nikon Capture NX. Os detalhes, as cores, a interface...
Chegou!!! Minha D90 chegou!!!

http://www.flickr.com/photos/fabiano_bastos/


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:37:25
Citar
Citar
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
Tô no mesmo esquema. ACR + PS... E estou começando a usar o Bridge do PS pra visualizar os RAWs antes pra fazer uma pre-seleção... Se a foto for mto ruim, já vai direto pra lixeira.

Ainda não experimentei outros programas pra manipular raw... até que tava precisando...
Eu estou usando pra visualização dos NEFs o Nikon View, que é free, e permite visualizar thumbnails grandes e abre um visualizados full screem com opção de zoom na base do CTRL+ CTRL- , como no PS. Para tratar, estou usando o NC 4.4.2 :thmbup: muito bom...

Tinha instalado o NX mas achei muito pesado e não vi muita diferença no resultado... :wallbash:  
« Última modificação: 24 de Agosto de 2007, 16:38:48 por FábioVenhorst »
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2007, 18:21:10
Citar
Citar
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
Tô no mesmo esquema. ACR + PS... E estou começando a usar o Bridge do PS pra visualizar os RAWs antes pra fazer uma pre-seleção... Se a foto for mto ruim, já vai direto pra lixeira.

Ainda não experimentei outros programas pra manipular raw... até que tava precisando...
Olá, Davi.
Me veio esta dúvida: é fornecido junto com a K10D algum programa para RAW? Em caso positivo, vc já usou? E, se usou, ele não é bom?

 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2007, 18:34:55
Eu gosto bastante do lightroom, mas ainda não usei outros programas.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia