Autor Tópico: uma mão lava a outra...  (Lida 1452 vezes)

AIZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 06 de Agosto de 2007, 10:06:22
Um salve para todos.

Sou Designer grafico trabalho na aréa de moda a alguns anos, desenvolvendo coleções e catologos(sendo que uma fotografa faz as fotos e eu o tratamento e montagem para impreção).

A questão é a seguinte:

1°Quero começar eu mesmo a fazer as fotos qual o equipamento basico para começar(camera,cavalete,flash, lentes, luses e etc?

2°A algum curso a distancia que realmente valha a pena e possa me ajudar?


Pensei em uma nikom D80( a mesma maquina da fotografa com quem trabalho)


obs: o equipamento precisa ser o mais versatil possivel pois quero (posso)investir o minimo possivel, obrigado a todos.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 12:03:22
o mínimo possivel?

trabalho com nikon D70s. e funcionam muito bem para este tipo  de trabalhos.
já tentei com a D40 e D50 mais económicas e me resultaram precárias demais.
(Mas realmente gostaria de ter uma D200 ou 30d da canon pela confiabilidade e resistencia do material. )
O + importante é ter umas boas lentes (qualquer marca que seja a camera)
você pode trabalhar com um set de tamron 17-50f2.8 (ou Sigma) + 28-75f2.8 + Sigma 70-200 f2.8 e para imagens especiais uma super grande angular 10-22.
Um bom flash é fundamental que tenha TTL, tipo SB-800 na nikon.
Para montar um estúdio já é outro papo, procure links no forum tem várias dicas.

fazer alguns cursos é fundamental.

 :thmbup:
kiranfoto@hotmail.com
 


AIZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2007, 13:59:14
VALEU KIRAM, OBRIGADO PELA FORÇA, CONTINUO ABERTO A NOVAS SUGESTÕES.


OPINEM POR FAVOR.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 14:00:19 por AIZ »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:20:44
AIZ,

aonde você está, o quanto você entende (parte técnica) e curte (parte artística) de fotografia? Tem algum site onde a gente possa ver trabalhos (tanto de foto quanto de layout) seus para dar sugestões mais precisas? outra coisa importante - seus catálogos têm que formatos, geralmente?

Abraços,

José Azevedo


AIZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2007, 15:01:40
Então José, eu resido em Divinópolis/MG como eu disse eu apenas faço a parte grafica e geralmente trato as foto, não tenho nenhum conhecimento especifico que possa citar, até então eu apenas curto a parte artistica( tanto quanto o audiovisual, outra aréa na qual me aventuro)o interece é proficional pois na minha aréa (moda) há poucos proficionais e tenho o interecede entrar nesse mercado, quanto ao formato isso é complicado de dizer pois há uma grande variação conforme as necessidades do cliente.


Bração e até.


valdecirfoz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
    • www.design-digital.net
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2007, 15:14:49
ola Aiz sou designer grafico e fotografo em foz do iguacu e faco trabalhos tanto no py como no brasil c quiser posso t ajudar com alguma informacao me add no teu msn e vamos trocar figurinhas tanto como designer como equipamento

msn:    DESIGN-GRAFICO@HOTMAIL.COM
e-mail: design-digital@design-digital.net
cel.: 45 9921 1880

obs ja tenho ajudado muitos amigos aqui no foruma para comprar seus equipamento e com meus pequenos conhecimentos, um grande abraço
DESIGN DIGITAL   -   45 99211880
msn: design-grafico@hotmail.com
[/span]
MORO NO BRASIL E TRABALHO NO PARAGUAY[/size]
VALDECIR GOMES - FOZ DO IGUACU - PARANÁ
NIKON D80 & NIKON D300 - AF-S NIKKOR 18-135mm 1:3.5-5.6G ED DX - AFS-DX ZOOM NIKKOR 17-55mm f2.8G IF ED - 50mm f1.4 ED
  FLASH SB800 - TRIPÉ MANFROTO - 3 SD CARD 2.GB / 1 MS 2.GB / 2 C.P. 4GB EXTREME III


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2007, 16:26:19
Citar
Então José, eu resido em Divinópolis/MG como eu disse eu apenas faço a parte grafica e geralmente trato as foto, não tenho nenhum conhecimento especifico que possa citar, até então eu apenas curto a parte artistica( tanto quanto o audiovisual, outra aréa na qual me aventuro)o interece é proficional pois na minha aréa (moda) há poucos proficionais e tenho o interecede entrar nesse mercado, quanto ao formato isso é complicado de dizer pois há uma grande variação conforme as necessidades do cliente.


Bração e até.
Oi AIZ,

pelo visto você está quase no zero. Acho que, antes de comprar qualquer equipamento, você deve ler a respeito, se informar sobre técnica e estética de fotografia de moda e começar a fazer "exercícios de fotografia".
Existem vários livros que podem lhe ajudar bastante. Compre a revista Fotografe Melhor e veja alguns que são anunciados ali, veja também no site da Livraria Cultura o que há disponível. Como segui esse caminho há muitos anos, não posso lhe indicar um título específico, por isso dê uma pesquisada e siga sua intuição.
Depois, seja com uma câmera emprestada ou mesmo uma mais simples, tente reproduzir fotos de moda como, or exemplo, as que a fotógrafa com que você trabalha faz. Troque idéias com ela, procure acompanhá-la nos ensaios e aprender o que dá certo e o que não dá e as razões disso.
Conforme você for ganhando experiência e cultura você poderá decidir no que vale a pena investir. E, também, ver se é isso mesmo que você quer. Se tornar um fotógrafo não é só comprar uma foto e sair fotografando modelos com roupas diferentes. Saiba onde você vai se meter antes de entrar de cabeça. Às vezes a gente fica de saco cheio do que está fazendo e começa a viajar em outras profissões. Essa é a melhor hora para dar uma parada, pensar, focar as idéias e, então, ir atrás do que realmente decidiu que é o que quer fazer. Pelo que você falou, de repente essa busca pode ser por edição de vídeo ou mesmo câmera de produtora de filme. Dá uma pensada nisso.

Abraços,

josé Azevedo


AIZ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2007, 08:28:21
Citar
Citar
Então José, eu resido em Divinópolis/MG como eu disse eu apenas faço a parte grafica e geralmente trato as foto, não tenho nenhum conhecimento especifico que possa citar, até então eu apenas curto a parte artistica( tanto quanto o audiovisual, outra aréa na qual me aventuro)o interece é proficional pois na minha aréa (moda) há poucos proficionais e tenho o interecede entrar nesse mercado, quanto ao formato isso é complicado de dizer pois há uma grande variação conforme as necessidades do cliente.


Bração e até.
Oi AIZ,

pelo visto você está quase no zero. Acho que, antes de comprar qualquer equipamento, você deve ler a respeito, se informar sobre técnica e estética de fotografia de moda e começar a fazer "exercícios de fotografia".
Existem vários livros que podem lhe ajudar bastante. Compre a revista Fotografe Melhor e veja alguns que são anunciados ali, veja também no site da Livraria Cultura o que há disponível. Como segui esse caminho há muitos anos, não posso lhe indicar um título específico, por isso dê uma pesquisada e siga sua intuição.
Depois, seja com uma câmera emprestada ou mesmo uma mais simples, tente reproduzir fotos de moda como, or exemplo, as que a fotógrafa com que você trabalha faz. Troque idéias com ela, procure acompanhá-la nos ensaios e aprender o que dá certo e o que não dá e as razões disso.
Conforme você for ganhando experiência e cultura você poderá decidir no que vale a pena investir. E, também, ver se é isso mesmo que você quer. Se tornar um fotógrafo não é só comprar uma foto e sair fotografando modelos com roupas diferentes. Saiba onde você vai se meter antes de entrar de cabeça. Às vezes a gente fica de saco cheio do que está fazendo e começa a viajar em outras profissões. Essa é a melhor hora para dar uma parada, pensar, focar as idéias e, então, ir atrás do que realmente decidiu que é o que quer fazer. Pelo que você falou, de repente essa busca pode ser por edição de vídeo ou mesmo câmera de produtora de filme. Dá uma pensada nisso.

Abraços,

josé Azevedo
Obrigado pelo conselho José, é coerente sua forma de pensar.Realmente sei muito pouco sobre fotografia como sabia muito pouco sobre tantas outras coisas e isso nunca me impediu de chegar a lugar nehum, só me atrazou um
pouco,hehe.  Acho que a idéia de começar como vc falou é boa e vou seguir por aí, conto com sua ajuda e dos demais participantes do forum, Obrigado mais uma vez.