Autor Tópico: Filtros UV, usar ou não usar?  (Lida 5802 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2007, 16:57:48
Citar
Mas os filtros não ajudam a proteger a lente de poeria e fungos? Em situações de fotografia num lugar poeirento, ou numa praia, o filtro não protege a lente destas partículas que nela se encrostam?

Bem, eu costumo deixar minhas lentes o tempo todo com os filtros de proteção, mesmo em casa. Se eu estiver cometendo um erro que danifique as minhas lentes, por favor, avisem-me.  :denken:
Não há nenhum perigo em usar filtros. Aliás, quanto a essa questão de segurança da lente, ele só tem a contribuir. Mas o que adianta uma lente top com um pedaço de vidro na frente?

Mas também acho que na praia ou lugares poeirentos o uso seja obrigatório. Não que vá ajudar muito, já que a poeira e maresia encontram outros lugares para entrar, mas é melhor do que nada.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


julianapessoa

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/jupessoa
Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2007, 18:29:03
Meu filtro então já vai ser guardado... Obrigado gente
Nikon D80 + 28-70 mm + 18-135 + Sigma 500 DG super +mm

Mundinho Fotográfico da Ju - Flickr


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2007, 18:49:12
não li o artigo, mas se vcs forem pro topo do everest, pra antartica ou pra alto mar, o uso do filtro uv é legal pq tem uv pra dedeu. um pesquisador amigo meu q trabalhou na antartica, descobriu la q um dos filtros uv dele era apenas um pedaço de vidro sem serventia, não filtrava nada. a diferença das cores nas fotos com filtro bom, sem e com o filtro macabro era gritante. nem preciso dizer q a com filtro macabro eram as piores ne?


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2007, 11:02:13
Pelo visto nos relatos, este é mais um assunto controverso. A enfatização no artigo para o não uso do filtro está bem sustentada por argumentos científicos, mas nem tanto pelos testes, haja vista o resultado conseguido com o filtro “bom” na primeira seqüência (para mim, plenamente aceitável).

Só agora, lendo este tópico, vi recomendações para não usar filtros que visam proteção às lentes. Nos diversos livros e revistas que eu tenho sobre fotografia, quando o assunto é abordado, só se vê “always use”...

À parte a perda de qualidade causada por um UV, nos idos de 80 fui beneficiado de forma incontestável pela presença de um deles montado na minha objetiva SMC 50mm 1.4, quando num passeio no Parque das Mangabeiras. Estava eu com um amigo enveredando por um riacho cheio de pedras, eu com a câmera dele e ele com a minha. Ao saltar de uma pedra para outra, com a minha Pentax pendurada ao pescoço, esta fez aquele tradicional movimento de pêndulo e se chocou fortemente em uma pedra grande que estava à sua frente. Ouço até hoje o som do impacto (não assisti à cena, pois estava logo atrás dele), e quando vi que era o que eu pensei que era, gelei até os ossos. Porém, constatamos aliviados que a lente permaneceu intacta, como está até hoje, e o acidente não afetou seu funcionamento nem o da câmera (velhas e boas! Se fosse uma digital...). O filtro, porém, foi quase todo destruído, tenho ele até hoje, vejam como ficou:



Acho que em um fato todos concordam: uma lente com o anel da rosca de filtros amassado ou quebrado é bem pior do que alguns arranhões leves, que não interferem na imagem (simplesmente não aparecem). A impossibilidade de se poder rosquear qualquer coisa (filtros, acessórios, etc) em uma lente, pra mim, reduz seu valor a um décimo, seja qual lente for.

Minha conclusão: usarei o filtro quando o bom senso indicar, e não usarei quando não indicar.

Abraços.

 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde