Autor Tópico: FIltro  (Lida 2488 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Agosto de 2007, 21:32:01
Amigos,

alguém já ouviu falar de filtro infravermelho? os resultados são interessantes?

abraços a todos
Ricardo Ghion


odegar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://www.fototal.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:21:14
Citar
Amigos,

alguém já ouviu falar de filtro infravermelho? os resultados são interessantes?

abraços a todos
Olá! eu já fiz uma lente infravermelho para um fotógrafo da escola www.cameraviajante.com.br os resultados são muito bons, uma maneira bem diferente de ver o mundo, a lente só captura imagens daquilo que emite calor!
Odegar
www.fototal.com.br


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:41:35
Mas o filtro infravermelho pode ser utilizado com filmes que não sejam também infravermelhos? :denken:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:03:41
Ricardo, eu tenho um Hoya R72.
Dá uma olhada aqui.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...e=infravermelho

odegar, não é bem assim. O CCD das câmeras não é sensível ao infra-vermelho termal, só ao infra-vermelho proximal, basicamente de reflexão da luz do sol ou de fontes como luz incandescente. Câmeras termais são extremamente caras, e tem aplicações muito específicas. Já conversei com um bombeiro em um fórum de fotografia e o cara falou que a uma câmera termal que o corpo de bombeiros do estado dele tinha, não me lembro qual, acho eu SP, custou 150.000 reais e era usada para saber se existia calor atrás de paredes e portas.

BACAMARTE, em filmes comuns não sai nada. Foto infra-vermelha com filme é muito complicada, tem que usar uma tabela de compensação de exposição de determinado filtro com determinado filme. Por exemplo, usando o R72 com filme Konica voce perde 10 pontos. Se a usa exposição normal seria 1/100s com f8... aí voce tem que fazer as contas.
Com digital voce pode bater uma foto e conferir no LCD e vai ajeitando a exposição.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2007, 20:55:33
Comprei um Roya R72 não vejo a hora de chegar...

Depois vou postar algumas aqui abraços
Ricardo Ghion


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2007, 07:30:39
Qual o filme infravermelho que vocês recomendam usar? Eu tenho curiosidade em fazer umas fotos em infra. Vi num livro e achei-as muito bacanas.  :denken:  


odegar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
    • http://www.fototal.com.br
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2007, 00:54:05
Pessoal, existem no mercado algumas cameras que o ccd é sensível a faixa de transmitancia do infra-vermelho, o que eu fiz para um professor de fotografia da escola camera viajante foi recortar o filtro da hoya (q exige tempo de exposição alto) que foi colocado dentro da camera, na frente do ccd onde tinha a pelicula de proteção, a camera foi montada e agora seu uso é só para fotos infra.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2007, 08:09:38
Bacamarte, nenhum. Voce não vai achar estes filmes no Brasil e são tão complicados para usar que é melhor uma digital compacta. Compra uma velha baratinho que voce vai se divertir um bocado.

odegar, todos os ccd são sensíveis ao infra-vermelho proximal, o que varia é o filtro anti-IR colocado na frente do ccd pelo fabricante, alguns mais fracos, geralmente de câmeras antigas, e outros mais fortes. Existe uma Olympus, a C2020, que é possível exposições com filtro IR em velocidades como 1/20s. Hoje em dia os fabricantes tem filtros muito mais fortes o que deixa as exposições na casa dos segundos.

Eu estou para fazer isto na minha compacta, tirar o fltro anti-IR na frente do ccd, mas vou colocar um vidro transparente no local e colocar o filtro Hoya na frente. Na internet tem algumas páginas que ensinam como desmontar a câmera e retirar o filtro na frente do ccd.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 16:59:03
P machado

Chegou meu Hoya R72 tirei algumas fotos elas ficam bem avermelhadas'!! vc usa algum filtro da camera para dar aqueles resultados? ou tem que usar do PS mesmo?

Abraços


Ricardo Ghion
Ricardo Ghion


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2007, 17:48:56
Ricardo, existem várias maneiras.
Voce pode antes de tudo fazer um white balance manual ou usar RAW.
Vou colocar aqui como fiz com esta foto. Como estou copiando de um post velho as fotos nas estão mais no servidor, mas dá para ter uma idéia.
Primeiro uma foto normal e depois a IR. Feitas com uma Canon 300D e lente 50mm.  IR feita em f5,6 e 6s de exposição. Primeiro enquadra sem o filtro, depois coloca, faz o foco, algumas lentes tem uma marquinha vermelha, para fazer o foco em IR, o que não é o caso desta. Pode usar AF, ou hiperfocal com diafragma fechado é mais fácil. Pode fazer em RAW e ajeitar o WB depois.



A lente do kit da Canon, 18-55mm, não é muito boa porque tem um hot-spot bem no centro. Não sei se dá para ver direito. Algumas lentes tem este coating de IR e ficam com esta mancha, difícil de tirar com o PS.


A primeira coisa que fiz foi inverter os canais de cor com o channel mixer. Coloca o red em red 0, green 0 e blue 100, e depois o blue em red 100, green 0 e blue 0.

Depois voce pode tentar o auto-levels que as vezes já fica bom.

Ou então no levels a gente pode equalizar os canais de cor em cada canal puxando as abas até encontrar o histograma.

Aí é só dar uma acertada com curves a gosto do freguês.

Eu gosto de usar o plugin Color Mechanic, voce escolhe a cor que quiser e dá uma ajustada. Pode ser feito com o selective colors.

Depois um Neat Image se não quiser a imagem granulada.
Para converter em PB é mais fácil ainda, depois do auto-levels usa o channel mixer em monochrome ou um plugin para PB e tá feito.
 
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 17:49:22 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2007, 17:53:49
Achei outro post antigo em outro fórum, vou colar aqui.

A luz IR foca em plano diferente da luz normal, então em grandes abertura é fácil ter áreas fora de foco. O sistema de AF da DSLR é enganado com a luz IR. Lentes antigas tinham aquela marquinha vermelha para marcar o foco IR mas hoje em dia não tem mais.
As fotos tiradas com o filtro ficam com esta cor avermelhada porque é desta maneira que a câmera interpreta a luz IR, na verdade não existe cor nenhuma neste espectro de luz. Então qualquer cor que se coloque é chamada de "falsas cores" e a conversão PB seria a mais "clássica", lembrando os filme IR que são PB.
A maneira mais simples. Voce dessatura a imagem, dá um auto-levels. Voce pode aumentar o pouco o contraste com curves. Pela dessaturação sempre sai PB, claro.


Outra maneira é com o channel mixer voce coloca o canal vermelho em red 0, green 0 e blue 100 e o canal azul em red 100, green 0 e blue 0. Assim voce inverteu o canal vermelho pelo azul. Fica assim.


Depois voce vai em levels e acerta o histograma de cada canal de cor, puxando as abas até encostar no histograma.


Aí com curves voce pode ir aumentando o contraste aos poucos até chegar em um resultado que te agrade.


A esta altura dá uma boa conversão para PB também. Veja como é diferente da 1ª.


Voce vê aquelas manchas no céu, como faixas? É posterização, porque fiz esta manipulação em JPG, melhor fazer com RAW.
Cada câmera tem uma resposta diferente ao se fazer esta manipulação e a Canon 300D achei uma resposta de cor mais rica, enquanto a Minolta 5D e agora a Fuji S2 se dão melhor em PB, mas isto é uma opinião pessoal.

Alguns sites para ver.
http://www.cocam.co.uk/CoCamWS/Infrared/INFRARED.HTM
http://www.wrotniak.net/photo/infrared/
http://www.a1.nl/phomepag/markerink/mainpage.htm
http://www.atsf.co.uk/ilight/tech/index.html

 
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 17:55:57 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:48:08
show paulo depois vou postar minhas fotos.

Obrigado.
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2007, 19:33:21
Paulo eu consegui fazer ela ficar como as suas azuis e PB mas as suas que estão coloridas eu ainda naum consegui.
Ricardo Ghion


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2007, 19:50:13
Coloca aqui em uns 1200 pixels no maior lado que eu tento fazer alguma coisa.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams