Autor Tópico: White Balance Aid X White Balance Filter  (Lida 5883 vezes)

hakkinen

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Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2007, 13:17:35
No caso de fotografar um produto/modelo, não importa que tipo de luz você usa, voce precisa garantir pra pessoa que vê a fotografia uma sensação de cores equivalente a realidade.
Isso só não se aplica nos casos em que sua linguagem ou a proposta do trabalho sejam diferenciadas na maneira como se trabalha com as cores...

É por isso que nao importa se você usa uma luz verde, azul ou amarela. O que importa é o que a foto mostre as cores que devam ser mostradas.

O que não me agrada muito em fazer o ajuste no raw é depender do meu olho. Não sei se é preciosismo de minha parte, mas não confio muito nos julgametos que o olho humano faz sobre cores, contraste e luminosidade.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

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Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2007, 13:26:06
Citar
Voce precisa garantir pra pessoa que vê a fotografia uma sensação de cores equivalente a realidade.

 Que realidade? O que é realidade?
 A realidade iluminada pelo sol das 13:00h ou o sol das 19:00h?

Citar
O que não me agrada muito em fazer o ajuste no raw é depender do meu olho. Não sei se é preciosismo de minha parte, mas não confio muito nos julgametos que o olho humano faz sobre cores, contraste e luminosidade.

 Em nenhum momento eu mencionei ajustar pelo olho.
 Disse para fotogradar com o cartão cinza e usar essa foto como base.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2007, 13:26:30 por LeandroFabricio »
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hakkinen

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Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2007, 14:06:07
Me expressei mal...

A realidade é a mesma a qualquer hora do dia. A percepção dela é que é diferente. Uma cortina azul é azul mesmo sendo iluminada por uma luz vermelha, branca ou mesmo no escuro.
Mas a gente só reconhece o azul em um dado objeto se ele reflete luz dentro do comprimento de onda que o olho humano está acostumado como sendo pertencente ao azul.
É aí que eu quero chegar. Se o objetivo for mostrar algo que seja azul e que se comporte como azul, o WB precisa estar bem calibrado.

Quanto ao ajuste no RAW, sou de acordo quando ele é feito cientificamente, como no cartão cinza. Confiar no olho é que não dá...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

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Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2007, 17:01:50
Citar
Uma cortina azul é azul mesmo sendo iluminada por uma luz vermelha, branca ou mesmo no escuro.

Certo...

Citar
A realidade é a mesma a qualquer hora do dia. A percepção dela é que é diferente.

Certo...

Citar
Mas a gente só reconhece o azul em um dado objeto se ele reflete luz dentro do comprimento de onda que o olho humano está acostumado como sendo pertencente ao azul.

 Não é bem assim, nós temos nosso próprio WB. Se não fosse assim nós só poderíamos trabalhar com 5500K e todas as outras luzes seriam impróprias para a fotografia.
 Nosso cerebro leva em consideração a temperatura de cor que chega ao objeto e não só apenas o comprimento de onda refletido por ele.
 Procure nas marcas de biquine por exemplo, verá centenas de fotos iluminadas pelo sol poente e mesmo assim você sabe muito bem qual a cor da peça de roupa. Mesmo elas estando mais amerelas que o "normal", mas na verdade elas apenas estão sendo vistas fora da luz branca.
São Paulo - SP


hakkinen

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Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2007, 13:49:50
Mas aí é que tá... Não importa qual a temperatura da luz, um determinado objeto vai sempre refletir a luz no comprimento de onda característico da sua cor.
O nosso cérebro que se adapta a isso mais facilmente e acostuma o olhar.

Mas só para te provar que o conjunto ótico humano é passível de falhas é voce colocar um daqueles óculos 3D nos olhos. Aqueles que tem um lado azul e outro vermelho. Passa 10 minutos com o óculos e depois tira. Aí voce fecha um olho e enxerga o mundo de uma maneira. Depois fecha o olho aberto e abre o que tava fechado que a percepção do mundo já está diferente...

É por causa dessas maluquices que não dá pra confiar muito no que os olhos nos dizem...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia