Autor Tópico: Fuji S5 pro X Nikon D200  (Lida 5020 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2007, 09:50:56
Citar
José, as exigências da Fuji vão bem além do manual, na verdade é uma câmera que exige muio conhecimento na parte de exposição avançada para ser bem explorada, principalmente porque ela sem um sistema de sensores híbridos, que reage de forma totalmente diferente da esperada em um equipamento normal, se você não conhece a física da exposição a fundo provavelmente terá dificuldades para usar o equipamento em sua plenitude.
Perfeito !!!!
Vejo muita gente usando S3/S5 e decepcionado como resultado ( inclusive o DPREVIEW ), mas simplesmente porque não entende como funciona o sensor... aí não dá. É preferível ter uma D50 extraindo o máximo dela do que uma S5 sem saber usar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #16 Online: 13 de Agosto de 2007, 09:53:20
Na S3 é interpolado?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 13 de Agosto de 2007, 10:10:12
Não Mateus, desde a segunda geração do SR II o funcionamento é o mesmo.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2007, 10:10:22 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Agosto de 2007, 11:37:01
Então quando é tirado fotos em RAW com 6Mpx, eliminamos os artefatos, mas perdemos na textura e principalmente na latitude.

Em que momento estes artefatos incomodam? Eu não consigo entender direito, pois ele   é muito discreto.

Eu olhei rapidamente o teste do Dpreview e a sensação que eu tenho é que o editor não enfatiza como deveria as vantagens dela perante a concorrência, parece que ele não entende a real aplicação de uma câmera com esta latitude.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2007, 11:50:48 por lfedersoni »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #19 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:19:57
Citar
Então quando é tirado fotos em RAW com 6Mpx, eliminamos os artefatos, mas perdemos na textura e principalmente na latitude.

Em que momento estes artefatos incomodam? Eu não consigo entender direito, pois ele   é muito discreto.

Eu olhei rapidamente o teste do Dpreview e a sensação que eu tenho é que o editor não enfatiza como deveria as vantagens dela perante a concorrência, parece que ele não entende a real aplicação de uma câmera com esta latitude.
O editor lá não entende nada.....  :risada2:  :risada2:  :risada2:

O super CCD é basicamente dois sensores em um:
- 6 mpixels de sensores para "altas luzes"
- 6 mpixels de sensores para "baixa luzes"

Como cada sensor é independente, gera informação própria. A imagem então é processada como um HDR: preserva-se a informação consistente e "descarta-se" a informação perdida quando há como recuperá-la de outro pixel ( estourado/escuro demais ). É justamente por essa geometria ímpar e comportamente "estranho" que domar um Super CCD é mais difícil do que um CCD/CMOS comum. Mas com um pouco de treino e vontade, aprende-se a obter o melhor do sensor.... aí vc vê do que ele é capaz....rs.
Os artefatos são gerados até pela própria geometria do sensor. Diferentemente dos sensores tradicionais, de Bayer, o super CCD tem uma geometria diferente e o processo que descrevi acima. Tudo isso resulta em uma imagem diferente da que se tem com um sensor comum.
O Leo tem um artigo legal falando sobre o Super CCD na área de artigos... dáuma lida que vale a pena.  :thmbup:  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:45:07
Legal Guto  :thmbup:

Espero um dia ter uma máquina desta para tentar domar. Deve ser uma delícia ter fotos com uma latitude desta, com a minha pequena eu já fico bastante feliz.....eu acho que depois de você aprender a domar a fera, as coisas devem ficar bem mais fáceis na exposição do que as câmeras tradicionais.

Valeu  


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2007, 14:08:44
Citar
Legal Guto  :thmbup:

Espero um dia ter uma máquina desta para tentar domar. Deve ser uma delícia ter fotos com uma latitude desta, com a minha pequena eu já fico bastante feliz.....eu acho que depois de você aprender a domar a fera, as coisas devem ficar bem mais fáceis na exposição do que as câmeras tradicionais.

Valeu
 :thmbup:

Realmente é uma câmera bem legal. Tem suas limitações, mas sua principal virtude é qualidade de imagem, o que eu mais prezo.
Na verdade ter mais latitude não significa "mais fácil de fotografar". A única coisa que ter mais latitude propicia é você aproveitar melhor situações de contraste elevado ou diferenças grandes de EV, desde priorize a zona certa. quando bem aproveitado resulta em uma cena melhor exposta. Mas a fotometria correta é fundamental. Porque se errar, não tem jeito... vc estoura ou subexpõe demais as informações de um grupo de pixels, e não tem milagre.... informação perdida não se recupera.
 :thmbup:

Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 13 de Agosto de 2007, 14:21:19
Leandro retirar a resolução no RAW para 6MP não elimina os "artefatos" porque ela continua operando exatamente da mesma forma, todos os super CCD operam priorizando a resolução vertical/horizontal, o que ocorre é que quanto maior a resolução mais evidente isso fica. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Agosto de 2007, 15:00:57
Leo, é uma baeta dificuldade querer aprender as coisas por tentativa e erro..hehehe.

Eu preciso parar de ser preguiçoso e procurar melhor nos meios os assuntos que tenho interesse, mas muito obrigado pela ajuda. :thmbup:

Guto,

Com certeza não existe milagre na exposição, mas se vc voltar para a D50 eu tenho certeza que vc vai ficar um pouco chateado.
Eu tenho certeza absoluta que as deficiências da S3 ou S5 não me atrapalhariam em  nada, pra mim é a máquina perfeita, apenas um pouco cara demais para tê-la apenas como hobbie.

Valeu




 


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #24 Online: 13 de Agosto de 2007, 15:06:56
Citar
Leo, é uma baeta dificuldade querer aprender as coisas por tentativa e erro..hehehe.

Eu preciso parar de ser preguiçoso e procurar melhor nos meios os assuntos que tenho interesse, mas muito obrigado pela ajuda. :thmbup:

Guto,

Com certeza não existe milagre na exposição, mas se vc voltar para a D50 eu tenho certeza que vc vai ficar um pouco chateado.
Eu tenho certeza absoluta que as deficiências da S3 ou S5 não me atrapalhariam em  nada, pra mim é a máquina perfeita, apenas um pouco cara demais para tê-la apenas como hobbie.

Valeu
 :thmbup:

Eu tenho uma D50 tbm... e a diferença entre a D50 e S3 é enorme....rs
Realmente como hobby é um investimento pesado.  Eu trabalho com foto, mas quando era só hobby minha melhor máquina era uma EOS30 de filme... kkkkkkkkk

Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


josephoto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Eu
    • http://www.josephoto.net
Resposta #25 Online: 13 de Agosto de 2007, 18:40:03
Gente muito muito obrigado pelas dicas!!!! :clap:  :clap:  :clap:
Já tomei minha decisão e encomendei o equipamento na BH com a Fuji S5 pro!!!
Vamos continuar discutindo o funcionamento do Super CCd da fuji e o funcionamento da S5...
Quem tiver mais dicas pode postar por favor!
Tem algum ""segredo"" do funcionamento do sensor q pode ajudar a obter o melhor resultado??? quando ela chegar vou fz todos os testes possíveis e imagináveis, mas se alguem puder comentar algo, será muito bem vindo.
Obrigadão a todos
agora (quando chegar)sou mais um pro clube Fuji  :snack:  :snack:
Abraços
Joseph Arena
www.josephoto.net


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #26 Online: 13 de Agosto de 2007, 19:01:27
Joseph, só digo uma coisa:

Welcome to the real world !!!

:)

Depois qdo chegar posta umas fotos, hein ? E parabéns pela escolha.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #27 Online: 13 de Agosto de 2007, 19:42:10
parabens pela escolha!!!! espero que vc seja bem feliz com seu novo equipamento!

no que puder estamos aí para ajudar!!

abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:40:22
José em primeiro lugar é necessário entender os conceitos por trás da curva de saturação da mídia, no caso o principal é aliar esse conhecimento (fundamental para entender a exposição) com o conhecimento sobre a construção do super CCD SR, principalmente ao fato de o super CCD SR ser na verdade 2 sensores trabalhando juntos e com curvas de saturação diferente, somente dominando esses conceitos (que são um tanto quanto amplos para serem discutidos em posts de fóruns rs..) é que fica fácil entender como obter cada um dos resultados possíveis com esse sensor, seja maximizando a resolução, seja maximizando a latitude. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.