Autor Tópico: Ajuda sobre fotos de formaturas...  (Lida 1521 vezes)

marcelomarques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://www.marcelomarques.fot.br
Online: 10 de Agosto de 2007, 22:44:37
Caros colegas, amanhã tirarei fotos de formatura. É a primeira nesse tipo e gostaria de algumas dicas..
Uso do flash
com ou sem???

tenho uma xti
flash sigma super 500
lente sigma 28-70dx 2,8
dá pra fazer boas fotos com esse equipamento? eu sei que qualquer equipamento pode fazer boas fotos, com regulagens, mas esse é suficiente??

Gratos mais uma vez...
 
MARCELO MARQUES
CURITIBA - PR
Canon xti


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2007, 01:38:35
Credito que vc está bem servido de equipamento.
Quanto as fotos depende muito.
Fotografei uma vez apenas uma formanda e tive muita liberdade para fazer fotos as mais variadas, até sem flash.
Flash é praticamente obrigatório e o uso dele com um rebatedor (um papel branco preso por elástico atrás do refletor) e virado para cima muito recomendável para uma iluminação mais suave e homogênea - poucas sombras.
Se vai fotografar muitas formandas o negócio é gastar cartão e acertar ou dar um toque mais artístico no depois no PS.
Eu setaria a máquina para ISO 400 para aproveitar melhor o Flash, recilagem mais rápida e mais iluminação.
Velocidade alta de obturador para escurecer o fundo e baixa para pegar ele.
Daqui a pouco os colegas colocam mais dicas.
Boa sorte e vai na fé que tudo vai dar certo.
Se tiver dúvidas e tiver tempo faça uns testes antes  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2007, 20:59:52
oi colega vc parece bem iniciante
vou dar minhas dicas básicas:

leva o flash em TTL, e bastante pilhas de reserva.
mede bem o ambiente, e nunca usa velocidade muito baixas
(nada abiaxo de 1/60) só algumas fotos especiais pode.

usa o flash como prenchimento se tiver boa luz, ou como principal
se não tiver luz boa.

usa difragma 5.6 o maior, 8 tá bom.

cuida muito o horizonte, e nao corta pés nem cabezas, hehehehee
bom trabalho!


 :thmbup:  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2007, 20:34:44
Legais as dicas. Eu já fiz alguns eventos familiares e, por incrível que pareça, não tenho achado que as fotos ficam a dever para os profissionais.

Ultimamente, andei vendo portifólios de vários fotógrafos de eventos para ver quem ia cobrir a formatura da minha namorada e, na boa, tenho me saído bem com as minhas maquinazinhas de filme 100% manuais. Claro, também dou minhas "rateadas" do tipo cortar uns pés ou estourar um rosto porque esqueci de mudar a abertura da lente ou algo do tipo, mas tenho visto profissionais escondendo convidado atrás do arranjo e por aí vai...

O que eu acho que pode fazer a diferença na hora de cobrir um evento é a empatia do fotógrafo. Um fotógrafo que sabe fazer os fotografados sorrirem ou ficarem descontraídos na hora certa faz a diferença. Se o fotógrafo também souber de antemão algo sobre os convidados também ajuda, pois ele vai ter mais "feeling" para pegar um momento importante. Acho que o aspecto social em um evento é mais importante do que um rosto impecavelmente fotometrado e enquadrado.  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2007, 02:51:54
Falar sem conhecer o local é muito complicado. Mas flash tu sempre vai usar.

O que vai te diferenciar dos outros é como tu faz a iluminação. Isso é o que dá um ar diferente daqueles que usam cameras de brinquedo.

Fora o flash, vc precisa saber usar a velocidade e abertura certa de acordo com o momento e a luz ambiente. Isso vc aprende com o tempo. Fazendo fotos, acertando e errando. Ah e tem o ISO, tente usar iso alto, pega luz ambiente e poupa o teu flash.

Na medida do possível, fuja das fotos tradicionais horizontal e vertical, faça fotos na diagonal!!!

Volto a falar, não existe "receita de bolo", isso vc aprende com o tempo e se torna tudo automático. Não sou um fotógrafo tão experiente, mas meus 80mil clics em eventos me ensinaram algumas coisas.

E faz tudo em RAW ... eu abomino o jpg. E cobre bem caro, pois se cobrar barato tu não é valorizado, mesmo que essa formatura seja da tua mãe. Pois senão teu trabalho será visto como "normalzinho", ou "qualquer um faz". Já me arrependi muito de ter cobrado barato por ser amigo ou afins.


[]´s
Fabiano
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 02:52:34 por Fabiano »

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2007, 11:30:26
Recebi um e-mail pedido que valores cobrar. Vou colocar aqui o que eu respondi.


Bom Dia!!!

Recepção de formatura é algo que eu não gosto de guardar os originais, entrgo tudo em alta. Quanto ao valor isso vai depender muito da região e cidade que vc está. Procure orçar com alguns fotografos quanto eles estão cobrando. E em cima disso faça seu preço mais algumas variáveis específicas da sua pessoa.

Aniversário eu não entrego em alta, entrgo fotos 800x600 (menos dpi possível e com assinatura discreta) para eles escolherem quais irão colocar no papel. Uma coisa é importante, ao entregar o CD para escolha, vc terá que receber o $$ do pacote que vcs fecharam, pois ocorre muito de o pessoal demorar 5 a 6 meses para escolher as fotos e as vezes nem isso fazem. Então, receba tudo que vc tiver que receber até a entrega do Cd.


[]´s
Fabiano

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!