Dessas que vc listou eu compraria uma Canon Xti, mas se puder juntar um pouco e investir em uma 30D vc não irá se arrepender.
PS: Brincadeirinha desnecessária essa em Heber :nono:
Prezado Marcel, eu não estava brincando, não, meu conselho foi adequado à filosofia do aconselhado. Segundo ele, não se deve comprar um produto que não seja da marca x ou y, mesmo que ele seja ótimo (sic). O papo aqui tem que ser bem tranqüilo, senão fica igual à discussão religiosa, como parece ser o caso de alguns mais apaixonados.
Usei a comparação porque, nesse âmbito, é farta de exemplos. Um deles: um tio meu teve um vidro lateral de sua BMW quebrado, e o carro dele teve que ficar duas semanas na garagem, esperando a chegada de outro para a reposição. Eu já vi um Volvo trafegando com uma das lanternas traseiras colada com fita adesiva, provavelmente pelo mesmo motivo, quebrou e não tinha a pronta entrega na autorizada. Será que isso desestimularia alguém que QUISESSE comprar algum carro dessas marcas? BMW e Volvo não são “ótimas” marcas, são muito mais do que isso, elas estão entre as melhores do mundo...
Mas, nosso amigo aí em cima não compraria, pois, de acordo com sua filosofia (e também para seguir os excelentes conselhos nesse tópico), seu patrimônio estaria desprotegido caso não fosse da marca x nem da y. DUAS marcas! Esse é o universo da maioria aqui. O resto não presta... Como não deve prestar também os produtos da Sony, uma das maiores (senão a maior) indústria de eletrônicos do mundo.
E a assistência técnica? Bom falar nisso, pois duas experiências minhas poderiam arranhar a reputação das autorizadas Sony. Eu possuo alguns aparelhos Sony, entre eles uma tv. Há 2 anos ela parou de funcionar. Levei-a a duas oficinas “independentes” e a uma autorizada. O veredito em todas foi o mesmo: mais de 200 reais pra trocar o tubo de imagem. Por indicação, levei pra BH e deixei-a numa “bitaca” na av. Petrolina. Orçamento: 50 reais para a troca do soquete do tubo de imagem. Isso há dois anos, e funciona como nova até hoje. Possuo também uma Sony Mavica, que uso no trabalho. O drive de disquete dela parou de funcionar e eu levei na autorizada, também em BH, mas me devolveram dizendo que não tinham como consertar pois não possuem a peça necessária para reposição. Desde então só a utilizo com o cartão de memória. E a assistência “autorizada” da Sony, onde fica?
A propósito, e as da marca x e da y? São exemplos perfeição e presteza? Meu equipamento não é nem da marca x nem da y, ele nunca ficou “desprotegido” e eu só não possuo todos os itens que eu quero porque não pude pagar, e não porque não há oferta deles. Isso sempre teve, basta deixar a preguiça de lado e procurar. Aliás, a preguiça aqui nesse fórum parece ser a tônica entre os novatos, principalmente a da leitura. Abrir um tópico para procurar “ajuda” para comprar uma câmera é pura demonstração de preguiça. TODAS as marcas são boas e possuem excelentes câmeras. Engana-se quem pensa que os fabricantes fazem câmeras para o consumidor brasileiro, eles as fazem para o mundo todo. Não fosse assim, as que não são da marca x ou y estariam quebrados. A internet está cheia de reviews, pode-se saber de praticamente tudo a respeito de qualquer câmera, basta ler. Depois disso, sim, deve-se trocar idéias com quem tem mais experiência e/ou já possui os equipamentos que se escolheu (sem paixão ou conselhos religiosos) como adequados à utilização que se pretende. Isso sim seria válido.