Autor Tópico: Windows terá integração com fotos em formato RAW  (Lida 3795 vezes)

Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Junho de 2005, 09:11:14
Buscando satisfazer os entusiastas da fotografia digital, a Microsoft está melhorando seu sistema operacional atual e seu sucessor para permitir aos usuários trabalhar com arquivos de imagens RAW, informou a empresa nesta quarta-feira (01/06).

Os arquivos RAW, utilizados em câmeras digitais profissionais, podem ser processados no PC, ao contrário de arquivos JPEG, que são processados ainda na câmera. A mudança permite ao usuário ajustar enquadramento e cores depois da imagem ter sido capturada.

O sistema funciona na medida em que colhe informações diretamente do sensor de imagem da câmera, preservando melhores opções de detalhes e cores.

Apesar do RAW ser ideal para produção de fotos com maior qualidade, é difícil oferecer o suporte devido aos diferentes modelos de câmeras e suas fabricantes, que introduzem mudanças frequentemente ao formato. As aplicações precisariam ser atualizadas constantemente para suportar essas mudanças.

Para oferecer suporte ao formato Raw, a produtora do software está trabalhando juntamente com diversas companhias do segmento da fotografia digital, como Adobe, Canon, Fuji Photo (Fujifilm) e Nikon. As novidades estarão na próxima versão do sistema operacional da empresa, batizado de Longhorn, previsto para 2006.

O Windows XP também ganhará novas habilidades. Uma atualização dará aos usuários uma ferramenta para ver miniaturas das fotos e imprimir arquivos RAW dos modelos de câmera Canon e Nikon. Em breve - ainda sem data específica - o update será oferecido gratuitamente para download no endereço http://www.microsoft.com .

O suporte da MS surge em meio ao crescimento do interesse pela fotografia digital e o declínio no preço das câmeras digitais de alta qualidade SLR (sigla para Single Lens Reflex).

O suporte para novos formatos é apenas uma das novas características do Longhorn no quesito fotografia digital. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Microsoft para Europa, Oriente Médio e África, Neil Holloway, a empresa também está trabalhando em novas formas de visualizar e organizar fotos.

A futura versão do Digital Image Suite permitirá aos usuários organizar, editar e converter esses arquivos RAW.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2005, 01:06:48
hunm... deveras interessante, mas não sei porque que tem que mudar o sistema operacional inteiro para introduzir um recurso desses... num seria mais interessante a microsoft inventar uma atualização assim?

(heheh aí ela não venderia o windows novo... heheh)

Marketing, é marketing, não adianta...

Mas todo o caso, demorou para introduzir isto...

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2005, 02:21:35
Citar
hunm... deveras interessante, mas não sei porque que tem que mudar o sistema operacional inteiro para introduzir um recurso desses... num seria mais interessante a microsoft inventar uma atualização assim?

É, seria mais interessante para nós, mas não para eles  :angry:  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2005, 04:09:45
Pois é... para vc ver como há marketing sobre tudo isso.

Para mim vai ser a mesma coisa que aconteceu com o sistema operacional do win98 para o XP... ficou mais "bonitinho" o visual, tiraram uns bugs violentos (apesar que a segunda versão do win98 tava boazinha) fizeram umas proteções doidas para o usuário pagar mais uns $ 400,00 dólares (é isso? coisa assim num é?) para trocar de sistema operacional - obrigando o sujeito até a trocar de micro, pois agora com este sistema teriam os computadores de ter mais memória (o dobro no mínimo) e muito mais processador para rodar as mesmas coisas no win 98, mas com gráficos/skins muito menos atrativas do que o XP (como a visualização de imagens em miniaturas pelo próprio explorer).

Do XP para o novo sistema operacional não vai ser diferente... num vai mudar quase nada, mas os gráficos, as janelinhas, etc... terão cores diferentes e provavelmente serão mais "agradáveis" e muito mais pesadas do que o sistema operacional antigo.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2005, 11:32:20
Pictus, eu não entendo muito de informática, mas já ouvi algumas reclamações do Internet Explorer, especialmente no que se refere a segurança. Esse Opera é melhor nesse quesito? E em quais outros? Eu fui lá no site deles, e até já baixei o programa. Só ainda não instalei porque só sei até agora das informações que eles dispuseram, e a propaganda oficial nem sempre é a mais confiável, né?
O que você destacaria nesse programa?

Um abraço!
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 11:32:54 por Bruno Gomes »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2005, 12:50:12

O que eu posso destacar:
- O mais rápido de todos na maioria das situações
   (sites com *muito* flash  o FireFox,  não é mais rápido)
- Mais seguro do que o FireFox e mil vezes mais seguro do que
   o Internet Explorer.

Cheio de recursos:
-Suporta PNG transparente
-Tem o melhor zoom da categoria(o FireFox tenta imitar)
  Pressiona CTRL + a rodinha do mouse para zoom ou
  as teclas + e –( aquelas do lado direito do seu teclado)
-CTRL + F11  =  “conteúdo disposto na tela sem vazar na largura”
-Os botões do menu podem ser configurados ao seu gosto,
SHFT + 12, vai em buttons/botões e simplesmente arrasta
o que vc quer para o menu.
-CTRL + N = nova janela
-F4 = painéis onde vc encontra um monte coisa
-Um monte de outras coisas :)

Aconselho desligar o Smooth scrolling, pressiona
CTRL + F12 , vai em Advanced e desmarca o Smooth...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2005, 13:55:44
Valeu, Pictus!
Acabei de instalar e já estou utilizando ele.
Só mais uma coisa: o que caminho que corresponderia à opção do IE de apagar os aquivos de internet temporários é o Tools - Preference - History - Empty Disk Cache?


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2005, 13:56:49
Valeu, Pictus!
Acabei de instalar e já estou utilizando ele.
Só mais uma coisa: o que caminho que corresponderia à opção do IE de apagar os aquivos de internet temporários é o Tools - Preference - History - Empty Disk Cache?

-editado- não era para ter ocorrido isso... cliquei para responder e ele ficou um bom tempo processando sem resultado, aí cliquei novamente e nada. Aí desisti e fechei tudo. Agora, ao abrir, estão aqui duas respostas?!
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 14:01:54 por Bruno Gomes »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2005, 14:13:34
Tools, Delete private data, advanced para selecionar o que
deseja limpar.

Quanto ao post duplo eu não sei, aqui não acontece.

Tenta:
Presiona F12 e seleciona “identify as Internet Explorer”
E coloca o Preferences = a tela no post anterior
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 14:19:34 por Pictus »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2005, 14:22:18
Muito obrigado novamente!!

Sobre o post duplo, acontece somente na opção "resposta rápida"...
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 14:23:41 por Bruno Gomes »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2005, 14:25:32
Testando resposta rápida


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2005, 14:32:05
Aqui a resposta rápida tb funcionou...

Se não pegou o Opera com Java, pega o Java em
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp
Mas pega o JRE 5.0 Update 3


Windows Offline Installation


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2005, 15:19:36
Instalei o Java... testando resposta rápida...

Editado - aconteceu o mesmo problema... fica parado na tela da resp. rápida com a ampulheta de tempo ao lado da seta, mas se eu abro nova janela a minha resposta já está postada... Bom, deixa pra lá, é só eu não usar essa opção.

De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas e instruções!

Grande abraço!
« Última modificação: 05 de Junho de 2005, 15:24:55 por Bruno Gomes »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2005, 15:53:08
De nada, depois que vc tiver uma opinião formada sobre o Opera, posta ela aqui...


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2005, 09:17:12
Eu uso o firefox e o novo netscape e não tenho problemas. Os bugs existem em todos os browsers, mas os trojans são feitos mais para o IE, por ser da microsoft.