Autor Tópico: Flash múltiplo para Canon  (Lida 2372 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Online: 15 de Agosto de 2007, 12:47:45
Olá pessoal,

Uso uma Canon Xti e estou precisando adquirir um flash para ela.
Futuramente vou querer usar sistema com múltiplos flashes portanto pensei logo em comprar um 430ex (para usar "single" por enquanto) e futuramente comprar o 580 para ser o master. Depois disso ir comprando aos poucos outros flashes para complementar...

A minha dúvida é se apenas os flashes Canon podem ser usados desta maneira ou se existem outros modelos melhores e/ou mais baratos.

Alguém já usa sistema de vários flashes? O que acha?


Abraços,
Rafa (ajudando quando posso e pedindo ajuda qd preciso!)
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 12:53:05 por rafanubi »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:05:03
Eu uso um Sigma 500 Super controlando um 420EX.

Um conjunto bom e barato, eu pessoalmente não compraria um 430EX por causa da pouquissima diferença de potência e grande diferênça de preço para o 420EX. Principalmente para usar como Slave.

Eu pretendo comprar mais uns 2 420EX mais pra frente e os adaptadores para usá-los com sombrinha.

Tem o sistema Wireless da Nikon que o pessoal gosta bastante, eu nunca usei, mas tenho um DVD de demonstração e dá pra fazer a mesma coisa com os da Canon. Embora alguns comandos sejam mais faceis de ajustar com os Nikon.

Para quem vai comprar a primeira camera talves seja melhor escolher Nikon por causa disso. Mas quem já tem Canon não acho que compensa trocar o sistema todo por causa de alguns comandos mais fáceis.
São Paulo - SP


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:11:47
Eu estava com um dilema parecido: se fosse pra comprar o 580EX eu nem queria poelo $$. Pensei num 430, mas vi que por menos de 800 pilas eu podia comprar um sigma, que tem função master e faz quase tudo que o 580 faz.
Até postei umas perguntas mais pra ter certeza que o sigma 500 DG super era o que eu esperava que fosse. Pois parece que sim. Dizem que é bem menos robusto que o 580EXII, mas custa muuuito menos.
Pretendo futuramente comprar outros para serem comandados, talvez um sigma 500 DG ST, se eu gostar mesmo desse super.
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:18:57
Citar
Eu estava com um dilema parecido: se fosse pra comprar o 580EX eu nem queria poelo $$. Pensei num 430, mas vi que por menos de 800 pilas eu podia comprar um sigma, que tem função master e faz quase tudo que o 580 faz.
Até postei umas perguntas mais pra ter certeza que o sigma 500 DG super era o que eu esperava que fosse. Pois parece que sim. Dizem que é bem menos robusto que o 580EXII, mas custa muuuito menos.
Pretendo futuramente comprar outros para serem comandados, talvez um sigma 500 DG ST, se eu gostar mesmo desse super.
Pesquise aqui no forum e no BRFoto também.
Tem muita coisa sobre os Sigmas, na época em que participava do BRF eu postei bastante coisa por lá e tem o Alaghi também que sempre usou.

Por aqui tem um tópico que eu criei em o o GMarigo passou umas informações interessantes.

Procure por E-TTL Wireless / Ratio E-TTL, etc.


Eu não recomento o Sigma ST, ele é simples demais. Compensa investir um pouco a mais no Super.

Sempre ouvi o contrário, que os da Canon são mais robustos, com construção mais forte. Mas isso não tem importãncia para mim.

Não vou usá-los para martelar nada mesmo...  :mf_w00t2:  
São Paulo - SP


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:50:24
Vou ver esses topicos, valeu Leandro!

Vejo que vou comprar mesmo o 500DG super por agora. Bom saber do ST, acho que vou partir pra uma solução como a sua, de usar canons 420's como slaves.

Agora sobre a robustez, vc entendeu errado: eu quis dizer que os canon são mais robustos, inclusive o 580DX II é até à prova dágua!! Dizem que o acabamento dos sigma é meio "frágil", mas como vc diz, eu não vou usá-lo pra martelar nada, e nem pra mergulho!!
 
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:53:03
Rafanubi, o sigma 500DG super está por 760 pilas na consigo. É uma pechincha, sai quase o mesmo de pegar um na B&H, considerando o frete!!
 
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:56:15
Valeu pela rápida resposta!!

Acho que vou de 420ex então. Vou dar uma pesquisada.
Mas pelo menos 1 flash meu precisa ser um pouco mais robusto porque pretendo fazer trilhas com a câmera e fotografar paintball. Mas aí posso usar um slave da Canon e pra usar vários flashes pego o Sigma como master.


Minha dúvida é que na Fotografe veio uma reportagem e dizia que os únicos flashes para serem usados são os dedicados (vou reler pra ver direito isso!).
Este Sigma pode comandar flashes Canon então? (sistema wireless)

E o Sigma DG tb pode ser usado como slave com o super?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 14:02:24 por rafanubi »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:51:55
Rafael,

 Eu acretito que um tiro de paint irá danificar tanto o "forte" 580EX quanto o "frágil" Sigma 500 Super. Eu acho mais negócio aproveitar o bom rendimento da XTi em ISO alto do que expor o flash. Se bem que se for ter uma boa renda com essas fotos você já pode por no orçamento da venda um valor do "seguro" do equipamento, ou até mesmo fazer esse seguro pela Porto Seguro.

Citar
Minha dúvida é que na Fotografe veio uma reportagem e dizia que os únicos flashes para serem usados são os dedicados (vou reler pra ver direito isso!).
Este Sigma pode comandar flashes Canon então? (sistema wireless)

E o Sigma DG tb pode ser usado como slave com o super?

  Sim são os dedicados que tem essa função e o Sigma é um dedicado que tem versões tanto para Canon quanto para Nikon. Inclusive o Leo Terra já utilizou um Sigma para Canon controlando um Sigma para Nikon.
  O Sigma controla o Canon sem problemas.
  O Sigma DG se não me engano não tem diferença do Sigma EF 500 Super, a única coisa que eu não tenho certeza é que acho que ele já considera o Crop 1.6X e aumenta o zoom automaticamente coisa que o "Não DG" não faz.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 16:52:12 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2007, 17:26:54
Citar
Rafael,

 Eu acretito que um tiro de paint irá danificar tanto o "forte" 580EX quanto o "frágil" Sigma 500 Super. Eu acho mais negócio aproveitar o bom rendimento da XTi em ISO alto do que expor o flash. Se bem que se for ter uma boa renda com essas fotos você já pode por no orçamento da venda um valor do "seguro" do equipamento, ou até mesmo fazer esse seguro pela Porto Seguro.

Citar
Minha dúvida é que na Fotografe veio uma reportagem e dizia que os únicos flashes para serem usados são os dedicados (vou reler pra ver direito isso!).
Este Sigma pode comandar flashes Canon então? (sistema wireless)

E o Sigma DG tb pode ser usado como slave com o super?

  Sim são os dedicados que tem essa função e o Sigma é um dedicado que tem versões tanto para Canon quanto para Nikon. Inclusive o Leo Terra já utilizou um Sigma para Canon controlando um Sigma para Nikon.
  O Sigma controla o Canon sem problemas.
  O Sigma DG se não me engano não tem diferença do Sigma EF 500 Super, a única coisa que eu não tenho certeza é que acho que ele já considera o Crop 1.6X e aumenta o zoom automaticamente coisa que o "Não DG" não faz.
Leandro,

A robustez não seria muito para os jogos em si, mas para o evento como um todo (premiação, chegada e etc.) e rola mt poeira nesses lugares... Fora que quando eu "entro em campo" com o equip coloco uma proteção mesmo que improvisada.



O super que eu tava me referindo era o DG super mesmo. Já pesquisei aqui na net e acho que vou comprar Sigma mesmo, tá com um preço legal na consigo.
Talvez eu compre o Sigma DG (não super) antes por ser mais barato e me atender bem, aí depois compro o master Sigma DG super.

vlw pelas dicas!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2007, 17:51:05
Citar
Talvez eu compre o Sigma DG (não super) antes por ser mais barato e me atender bem.

 Se você estiver falando do Sigma ST. Não faz isso não. Ele não tem quase nada de recursos, por um pouco a mais você pega o super e fica tranquilo.
São Paulo - SP


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2007, 09:37:40
Citar
Citar
Talvez eu compre o Sigma DG (não super) antes por ser mais barato e me atender bem.

 Se você estiver falando do Sigma ST. Não faz isso não. Ele não tem quase nada de recursos, por um pouco a mais você pega o super e fica tranquilo.
Tava falando do Sigma DG mesmo, sem ser super. Mas acho que vou de super mesmo. haha EU ainda não tive tempo de sentar e olhar com calma as specs e "reviews" dele.
Mesmo assim, ainda não dá pra comprar pq a grana ainda tá curta. Alguém sabe de alguma loja com preço decente que divida sem juros?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:41:50
mas fora issu eles tem grande limitaco com relacao a distancia de 1 p/ outro
n seria melhor investir em 1 sistema de radio pra comandar issu eh oq pretendo fazer...
 
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:50:15
Há uma pequena confusão...

A Robustez dos Canons frente aos Sigmas não é só para martelar ou meter na poeira. Quando você precisa várias fotos na sequência, como fotografando uma premiação ou padrinhos no casamento, o Sigma sofre mais, e a chance dele travar ou queimar é maior. O Edu Santello queimou o dele justamente fotografandoum aniversário. como estava na garantia mandou pra assistência... depois de alguns meses pegou o flash de volta e logo em seguida deu o mesmo problema.
Na Canon já tive o Sigma, o 420/430/550 e 580EX....... e só recomendo o Canon....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:14:36
Citar
Há uma pequena confusão...

A Robustez dos Canons frente aos Sigmas não é só para martelar ou meter na poeira. Quando você precisa várias fotos na sequência, como fotografando uma premiação ou padrinhos no casamento, o Sigma sofre mais, e a chance dele travar ou queimar é maior. O Edu Santello queimou o dele justamente fotografandoum aniversário. como estava na garantia mandou pra assistência... depois de alguns meses pegou o flash de volta e logo em seguida deu o mesmo problema.
Na Canon já tive o Sigma, o 420/430/550 e 580EX....... e só recomendo o Canon....
Não tenho dúvida que os Canons sejam melhores. Afinal preço mais caro 99,99999% das vezes significa melhor qualidade.

Mas será que não compensa, pra quem está começando a fazer trabalhos pegar um Sigma?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:24:12
Citar
Citar
Há uma pequena confusão...

A Robustez dos Canons frente aos Sigmas não é só para martelar ou meter na poeira. Quando você precisa várias fotos na sequência, como fotografando uma premiação ou padrinhos no casamento, o Sigma sofre mais, e a chance dele travar ou queimar é maior. O Edu Santello queimou o dele justamente fotografandoum aniversário. como estava na garantia mandou pra assistência... depois de alguns meses pegou o flash de volta e logo em seguida deu o mesmo problema.
Na Canon já tive o Sigma, o 420/430/550 e 580EX....... e só recomendo o Canon....
Não tenho dúvida que os Canons sejam melhores. Afinal preço mais caro 99,99999% das vezes significa melhor qualidade.

Mas será que não compensa, pra quem está começando a fazer trabalhos pegar um Sigma?
Sinceramente não compensa.....

Se vc vai usar para trabalho, mais vale um 430EX que aguente do que um 500Super que te deixe na mão.... e os dois tem preços equivalentes. O 430EX ainda tem algumas vantagens: Informa o WB para a câmera, "entende" o fator crop, compensação fácil e o principal: é Canon.

Estou falando isso baseado na minha experiência. Quando comecei na fotografia pensava igual a você. Comprei o Sigma, porque achei que potência era mais importante. Logo depois tive que vender por uma mixaria para comprar o Canon..... ou seja: perdi dinheiro. Se fosse hoje, me apertava um pouco e ia direto para o Canon.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada