Autor Tópico: Granulação de fotos c/ exposição correta  (Lida 2932 vezes)

Carla Maria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 15 de Agosto de 2007, 13:59:03
Olá amigos,

Espero que alguém possa me ajudar...

Tenho uma Canon 20D e lentes Sigma19-35 (3.3-4.0), Canon38-76 (4.0-5.6) e Canon70-300(4.0-5.6), ambas eu usava c/ minha EOS3000, mas ao trocar de câmera não adquiri nenhuma lente nova, aproveitei estas.

Minha dúvida é que muitas fotos ficam granuladas, mesmo fotografando externa durante dia e com sol. Mas não tenho observado este problema ao utilizar o mesmo equipamento no estúdio. Já fiz alguns testes e sei que se uma exposição for feita errada e a foto ficar escura, esta granulação sempre ocorre, e mesmo tentando corrigir no photoshop, o resultado não é bom.
Ahhh, utilizei o ISO adequado...

Será problema das lentes, da fotógrafa? Aguardo ansiosamente por uma luz!!!!

Obrigada!!!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2007, 14:12:28
Se vc estava com o ISO adequado e acertou a fotometria não tem o pq granular. Vc está notando isso em qual ISO ? fotografando em RAW ou JPG ? Posta um exemplo pra gente ver..... fica mais fácil
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:43:08
Nunca li nada igual ou parecido com este problema.
Pode ser até defeito.
O ideal mesmo é ver umas fotos.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2007, 11:49:41
Agora vou mandar uma pergunta boba...

Numa dada lente qualquer, o menor iso disponível na câmera sempre vai garantir o melhor resultado em termos de granulação de imagem independente dos outros fatores?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Carla Maria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:27:22
Entrei ontem no fórum e ainda não sei como fazer p/ colocar as fotos...
Vou ler direitinho e colocar p/ ver a opinião d vcs...
Mas obrigada desde já!!!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:35:30
Citar
Agora vou mandar uma pergunta boba...

Numa dada lente qualquer, o menor iso disponível na câmera sempre vai garantir o melhor resultado em termos de granulação de imagem independente dos outros fatores?
Sim.

Levando em consideração apenas o ISO "real" e não aquelas extenções de firmware como é o caso de algumas câmeras que tem ISO de 100 a 1600, mas permite extenção para ISO 50 ou 3200.
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:45:20
É, eu sempre soube que o comportamento era esse mesmo.

Perguntei por que o Guto falou em "ISO adequado" e aqui a gente descobre tanto segredinhos em fotografia que eu acabei ficando encucado.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:16:46
Citar
Entrei ontem no fórum e ainda não sei como fazer p/ colocar as fotos...
Vou ler direitinho e colocar p/ ver a opinião d vcs...
Mas obrigada desde já!!!
Como colocar fotos no fórum:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2672

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 01:13:44
Tô curioso para ver as fotos...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Carla Maria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2007, 15:32:36
Pessoal, desculpem a demora.
davisato, obrigada pela dica.
Vms ver se consigo colocar as fotos.
Na primeira imagem acho que dá p/ perceber a granulação principalmente na parte inferior da foto, na segunda penso que está mais evidente, pelo menos na visualização acima de 66%.

Exemplo1:


e exemplo2:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 18:27:22 por Carla Maria »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2007, 01:13:30
Carla, diga qual o ISO usado e com que qualidade foram feitas estas fotos.
Explico: Em JPG vc pode utilizar vários níveis de compactação e quanto mais compactada mais artefatos aparecem na imagem.
Vc tem de usar RAW (O IDEAL ) ou JPG na maior qualidade possível.
Então, qual o ISO e qualidade??


Em tempo: Realmente o padrão é bem estranho para mim, mas pode se que seja uma característica de imagem das Canon, tipo uns tubos que formam a imagem.
Nas minhas imagens (Nikons) o ruído (ou granulação) parece com o de filme,  pontos.
Estes pontos ficam mais evidente com ISOs altos.
Quero dizer que as minhas imagens vejo ela  formada por pontos e não "tubos" como os da sua imagem.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 01:16:20 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2007, 01:21:38
Essas fotos estão com "cara" de Jpeg e sharp muito forte aplicado na camera.

Eu uso uma 30D, tenho um colega que usa uma 20D (são identicas em termos de sensor) e isso só aparece quando eu forço muito o sharp na máquina. O nível de sharpness da máquina é que gera essa granulação mesmo sendo Canon, Nikon, usando lente X ou Y ou Z pois é aplicado na imagem como um todo e não nas bordas como o USM. O ideal é deixar no "meio" nem tão alto e nem tão baixo.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2007, 02:32:42
Citar
Essas fotos estão com "cara" de Jpeg e sharp muito forte aplicado na camera.

Eu uso uma 30D, tenho um colega que usa uma 20D (são identicas em termos de sensor) e isso só aparece quando eu forço muito o sharp na máquina. O nível de sharpness da máquina é que gera essa granulação mesmo sendo Canon, Nikon, usando lente X ou Y ou Z pois é aplicado na imagem como um todo e não nas bordas como o USM. O ideal é deixar no "meio" nem tão alto e nem tão baixo.
Também acho. Sem saber, eu "chutaria" nesta sua hipótese ou numa questão de compressão do arquivo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2007, 10:10:27
Olha existem basicamente dois fatores que podem estar envolvidos no seu caso, o primeiro é a temperatura ambiente, os sensores são muito sensíveis a questões de temperatura, um sensor de ISO 100 pode ter um resultado equivalente ao mesmo sensor em ISO 800 bastando que para isso a temperatura esteja cerca de 20 graus acima da temperatura de referência da foto ISO 100 (isso varia de sensor para sensor, más é um efeito que de fato ocorre), em estúdio você normalmente está em lugar fechado e sem sol, enquanto em externa o corpo preto da câmera absorve muita energia e se aquece rapidamente, aumentando a geração de ruído, isso fora outros fatores externos que também podem colaborar com a produção de ruído.
Outro fator (que é evidente em suas fotos) é no que tange à exposição, na primeira foto que você postou temos a granulação ocorrendo basicamente nos elementos verdes mais escuros do fundo, que estão fortemente subexpostos (o tom RGB mais claro naquele ponto gira por volta de 55.55.55, com vários tons mais abaixo, o que na curva de latitude da sua câmera significa uma subexposição de pelo menos 1.5 pontos nos pontos mais claros daquelo fundo verde), a exposição não é feita para a cena toda e sim para um ou outro elemento da cena, que na sua foto o mais próximo da exposição ideal é o piso (que não está granulado), isso adicionado da profundidade de campo um pouco menor dá uma forte impressão de granulação e perda de detalhamento, infelizmente você optou por uma câmera com uma curva de saturação bem limitada (leia-se ruim) que é um dos grandes problemas da Canon, ela simplesmente só trabalha bem na exposição ideal mesmo, fora dela as perdas são bastante significativas (tanto na superexposição como na subexposição). Em estúdio isso não é facilmente percebido porque em estúdio os contrastes da iluminação são pequenos, mas provavelmente você irá encontrar problemas ao trabalhar com elementos pretos texturizados quando expondo para um cinza mais claro.
Na segunda foto o problema se repete com o agravamento dado pelo uso do ISO 400, A Canon trabalha com a curva na média, gerando arquivos mais brilhantes, como podemos ver nas suas fotos, quase toda a cena da segunda foto está abaixo do cinza 127 que é o cinza médio, enquanto deveria estar acima em se tratando de Canon, portanto sua foto em ISO 400 está quase toda subexposta, o que compromete seriamente o resultado.
A fotografia digital é especialmente sensível a erros de exposição e sua câmera é uma das SLR mais sensíveis a esse tipo de erro (de ordem de escolha de sacrifício), acredito que para resolver de fato esse problema você precise de aprofundar mais nas técnicas de exposição para aprender a escolher os elementos apropriados da cena para expor corretamente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carla Maria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2007, 15:40:13
Pessoal, as duas imagens foram feitas em formato RAW (sempre fotografo neste formato), seguem as informações de cada foto.

Exemplo 1: ISO100, 1/60, f/10, foto feita por volta das 16:00hs em dia nublado.

Exemplo 2: ISO400, 1/500, f/20, foto feita meio-dia c/ sol. Owooo perdoem-me, aqui o erro foi mesmo meu. :doh:

Carlo, mantenho o sharpness da camera equilibrado e as fotos foram geradas em RAW, no Photoshop usei apenas o sharpen automático.

Léo obrigada pela aula...não sabia q a temperatura ambiente poderia influenciar tanto.
Nestas fotos a intenção era mostrar os móveis, logo a prioridade na exposição foi p/ estes, deixando em algumas situações o fundo subexposto ou superexposto. Na primeira foto vc tem razão ao afirmar que os elementos mais escuros no fundo são os que apresentam maior granulação, mas tenho essa forte sensação de perda de detalhamento na parte inferior das cadeiras, no piso nem tanto. Vc acredita que se houvesse uma maior profundidade de campo este erro seria eliminado?

Já na segunda foto, desculpas a todos!!! :doh:
O ISO realmente foi 400, saí de um ambiente interno e não mudei p/ 100 e nesta imagem é onde fica mais gritante o erro, bom... fica de exemplo p/ todos que não se pode dar mole p/ detalhes grandiosos...

 :thmbup: Obrigada pelas explicações, tenho aprendido bastante aqui.
Abraços!!!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 15:41:46 por Carla Maria »