Autor Tópico: Problema com mempry stick  (Lida 2379 vezes)

celsor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 19 de Agosto de 2007, 00:38:54
Câmera:Sony
Modelo:dlsra100k
N. de Série:704805
País de Fabricação:malasia
Local de Compra:Brasil
Data da compra:02/2007
Número de Fotos Aproximado:300
Quando ocorreu o defeito:17/08/2007
Defeitos Apresentados:Impossivel ler a tarjeta

Comentários:
Memory stick pro duo msx-m2gs
série: cbsc1000000

Comentarios : o problema ocorreu durante o casamento de minha filha e não consigo recuperar as 150 fotos tiradas


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2007, 11:00:42
Veja os classificados de revistas de fotografia. Têm empresas que fazem recuperação de dados em CD's, HD's, memórias flash, etc.

Mas vá preparado, pois o serviço nem sempre é barato.

 
« Última modificação: 19 de Agosto de 2007, 11:09:17 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2007, 12:03:50
Que tipo de problema você está tendo exatamente? Não tem acesso as fotos ou ao MS? Eventualmente pode ser apenas problema lógico (software, por assim dizer) no cartão e utilitários de recuperação de dados podem resolver o problema. No site da Sony, no link abaixo, tem um (em Memory Stick Data Rescue Service):
 
http://support.sony-europe.com/memstick/do...nloads.asp?l=en

Agora, se você está com problemas de acesso ao cartão, tipo a foto aparece no diretório do cartão mas você não consegue transferir ou o cartão nem é reconhecido, aí o problema pode ser mais sério e a necessidade de assistência especializada aumenta. Eu já comprei um MS numa dessas lojinhas tipo promocenter e, depois de alguns meses, o cartão "pifou". No início não conseguia baixar algumas fotos, embora elas aparecessem no diretório. Depois o MS nem era mais reconhecido pela câmera ou pelo leitor de cartões. Como não tinha nada de muito importante no cartão, já tinha comprado outro e  tenho uma certa experiência em eletrônica, resolvi abrir o cartão (obviamente falsificado) e passar um limpa-contatos no PCI. Depois disso o cartão "reviveu" e está funcionando até hoje.

[]s Daniel
 


celsor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2007, 12:28:13
O meu problema é que não consigo acessar o MS .Nem em outro leitor de cartões.Porém não quero perder as fotos tiradas por isso não formatei o MS


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2007, 15:19:56
Citar
O meu problema é que não consigo acessar o MS .Nem em outro leitor de cartões.Porém não quero perder as fotos tiradas por isso não formatei o MS

Nesse caso a coisa parece mais séria. Uma assistência que sempre aparece na Fotografe Melhor/Digital é o link abaixo, mas os preços são bem salgados:

http://www.proelbra.com.br/

Pessoalmente acho que, como tem fotos importantes envolvidas, você deve tentar usar deste tipo de serviço (não necessariamente este prestador, pode ter outros mais em conta). Mas formatar o cartão de memória não apaga os dados, só "zera" os apontadores. Um cartão tem um ciclo de escrita limitado, embora seja bem grande. Assim para não "gastar" demais certas células o acesso a memória é em forma de anel.Assim quando você formata o cartão o que se faz é dizer ao mesmo que a posição de memória atual é o início e o "fim" do cartão. Tudo o que está nas células anteriores permanece até que, ao terminar os endereços físicos do cartão, o apontador volte novamente ao início e os dados começam a ser realmente sobrescritos.

Mais uma coisa, fiz um teste rápido aqui e verifiquei que o programa da Sony não reconhece/recupera arquivos SR2 da R1 (RAW). Pode ser uma limitação da versão já que o baixei a um bom tempo...

[]s Daniel


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2007, 19:47:11
Tente usar um programa para recuperar fotos deletadas por engano, como descrito nesse artigo:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=3338

O cartão tem que estar sendo reconhecido pelo sistema operacional, em windows, acho que isso e um pouco mais complicado, já que, se sistema de arquivos estiver corrompido, ele não vai associar uma letra ao disco, não dando para acessar o mesmo. Não recordo se alguns dos programas permite acesso direto ao disco. Talvez o photorec.
Um opção bem arriscada para fazer a letra correspondete ao cartão aparecer e formatar o cartão. (normalmente somente a FAT e recriada, não destruindo a informação gravada, somente ficam perdidos).

Recomendo usar cartão CF (compact Flash) que são bem mais confiaveis que o Memory Stick da Sony.

Vi que a camera usa MS por um adaptador, mais um elo que pode dar problemas.

Já li varios relatos de problemas similares a seu com cartão Memory Stick, mas raramente com cartões CF ou SD (de marcas boas).
.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S