Autor Tópico: Problemas com a D80!!!!!  (Lida 1612 vezes)

Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Online: 22 de Agosto de 2007, 07:07:07
Olá, galera!

Cá estou mais uma vez, a fim de resolver este pequeno problema:

Não estou conseguindo encontrar e/ou entender o fotômetro  da minha nova cam - a Nikon D80.

Também não consigo encontrar nos manuais, pois os mesmos são m Inglês e Espanhol!... :wallbash:

E, por menos complicado que seja o segundo idioma, eu não manjo muito bem ao ponto de entender 20% de seu conteúdo (no manual). Até então, estou feito um analfabeto: me guiando a partir das figuras, sem entender o que há escrito.

Será que alguém aqui pode me ajudar?
Suspeito de ícone no visaor, que venha a ser o danado do fotômetro, mas, ao tentar fotometrar a partir deste, os resultados não são compatíveis com o de um fotômentro - a não ser que este esteja desregulado, não sei...! :denken:
E caso seja esse, o problema, alguem sabe como resolver?

Já se não for, me ajudem, por favor!!!!! :mf_w00t2:

Ah!!! E eu gostaria também que vocês me ensinassem a postar imagens aqui, para facilitar os meus exemplos.

Muito obrigado, e até breve, pessoal! ;-)
 
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2007, 08:54:55
Amigo, serei sincero... Se você não está conseguindo nem saber aonde está o fotômetro da câmera, vá fazer um curso. Pode ser um desses básicos, mais rápidos. Mas você conseguirá em dois dias absorver conceitos e tirar dúvidas que levariam meses aqui no fórum. Saber onde está o fotômetro não ajuda muito, pois a fotometria é muito mais complicada do que só "medir, regular e clicar". Envolve outros fatores como curva de resposta da mídia, tons médios, prioridade em alta/baixa luzes, etc.
Um cursinho desses custa menos de R$250..... nem 10% da sua cãmera..... e garanto que suas fotos vão  melhorar 800% já de início.
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:04:21
Caro Ewerton, O manual em português vc pode encontrar neste site:http://www.dudutomaselli.com/manual/.

Quanto a diferença entre um fotômetro e o da câmera, deve ser pq vc está fazendo a medição com a câmera de forma diferente. Se vc usar o modo spot da câmera, deve dar um resultado bem mais parecido, do que se vc usar o modo matriz.


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:12:55
Citar
Amigo, serei sincero... Se você não está conseguindo nem saber aonde está o fotômetro da câmera, vá fazer um curso. Pode ser um desses básicos, mais rápidos. Mas você conseguirá em dois dias absorver conceitos e tirar dúvidas que levariam meses aqui no fórum. Saber onde está o fotômetro não ajuda muito, pois a fotometria é muito mais complicada do que só "medir, regular e clicar". Envolve outros fatores como curva de resposta da mídia, tons médios, prioridade em alta/baixa luzes, etc.
Um cursinho desses custa menos de R$250..... nem 10% da sua cãmera..... e garanto que suas fotos vão  melhorar 800% já de início.
Abraços !
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

Vc é realmente hilário, cara!

Acho que, ou eu fui muito detalhista com relação à minha dúvida, ou vc foi um tanto radical!

Sou Apx por fotografia (e câmeras) desde os dez anos de idade (e já tenho 23). Destes 23, há 3 trabalho com fotografia de modo geral, e há 1 e 1/2 profissionalmente. Disto que vc falou, eu já sei o suficiente e, até domino o básico.

O meu problema especificamente, para ser mais objetivo, era saber se aquele "medidorzinho" que se apresentara em meu visor era realmente o fotômetro, trabalhando de forma tão irregular. Acho que me preocupei tanto em detalhar o problema, que acabei esquecendo de esclarecer o ponto "X" da questão:

Se realmente é o fotômentro da "aclamada" Nikon D80, por quê esta instabilidade de medição?...

Entendeu agora?

Ah!!! E da próxima vez, procure não ser tão rude com as palavras. Se realmente pretende ajudar, ao invéz de usar termos agressivos (indiretamente chamando alguém de burro, amador, etc...), simplesmente explique, não queira crescer em cima de ninguém, tampouco mostrar que é o melhor ou sabe mais.

Pois no campo da fotografia (como em todos os outros), ninguém sabe mais que ninguém - sempre haverá alguém que sabe mais que vc, e sucessivamente vai...

Além do mais, isso aqui é um forum de fotografia, equipamentos, etc.
Ou seja, é justamente para tirar dúvidas, ok?!!!

Ah!!! Só mais um detalhe...
Eu consegui resolver o problema sozinho. Era apenas uma questão de configuração - eu esqueci de mudar de modo "Auto" para o modo "M"...

Muito obrigado pela dica, e até breve!...
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:39:32
Citar
Caro Ewerton, O manual em português vc pode encontrar neste site:http://www.dudutomaselli.com/manual/.

Quanto a diferença entre um fotômetro e o da câmera, deve ser pq vc está fazendo a medição com a câmera de forma diferente. Se vc usar o modo spot da câmera, deve dar um resultado bem mais parecido, do que se vc usar o modo matriz.
Beleza, brown!
Vc tem razão. Mas o problema mesmo era o modo, que estava em Auto, quando deveria estar em P, S, ou M....

Valew a dica! ;-) :thmbup:  
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:39:47
Realmente se você acha que fui rude, tá precisando não de aula de fotografia, mas de interpretação de texto. Postei com a maior educação e vc começa sua resposta com "hilário" , referindo-se à mim ?? Não te dei essa liberdade. Estou aqui sim para ajudar, e se você não explicou direito sua dúvida, deixa margem à interpretações. Portanto, volto à minha primeira afirmação... vá para aulas de português.
FICOU NERVOSINHO PORQUE NÃO QUER PASSAR AOS OUTROS A IMAGEM QUE VOCÊ TEM DÚVIAS BÁSICAS ??? PARA VOCÊ NÃO SABER UTILIZAR O FOTÔMETRO É TÃO ABSURDO ASSIM QUE VOCÊ FICA TODO MORDIDINHO ??
Citar
Além do mais, isso aqui é um forum de fotografia, equipamentos, etc.
Ou seja, é justamente para tirar dúvidas, ok?!!!
foi exatamente o que fiz.... mas vc não admite que não sabe tudo... é o ferradão... o novo Ansel Adams....
[--- Editado Regra 4.1 ---]
Citar
O meu problema especificamente, para ser mais objetivo, era saber se aquele "medidorzinho" que se apresentara em meu visor era realmente o fotômetro, trabalhando de forma tão irregular. Acho que me preocupei tanto em detalhar o problema, que acabei esquecendo de esclarecer o ponto "X" da questão:
Veja bem... o X da questão é: Você nem sabe afirmar o que ou onde é o fotômetro....... e não é capaz de admitir isso. Lamentável.....

VOU FAZER O SEGUINTE: A partir de hoje te ignoro..... você deve ter ensinado grandes mestres da fotografia e deve estar cheio de trabalhos aí  para fotografar..... Dessa forma poupo meu tempo em ter que aturar crianças mimadas que não podem ser contrariadas...... buáááááá.....
VÊ SE CRESCE !! E UM DIA APRENDE A OUVIR E A LER !!!!!!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 10:07:55 por Leo Terra »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:43:32
SÓ PARA COMPLETAR....

AGORA EU FUI RUDE... PARA VC ENTENDER A DIFERENÇA.....

LEIA NOVAMENTE MEU PRIMEIRO E MEU SEGUNDO POST..... VAI PERCEBER A DIFERENÇA. TAMBPEM SE NÃO PERCEBER, DANE-SE... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:50:33
Estou rindo até agora..... :risada2:  :risada2:  :risada2:  


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:58:14
Guto Marcondes, calma gutão! As vezses acontece isso... Não precisa fica "p..." mas realmente é f...

Há PROFISSIONAIS e profissionais, e vocÊ melhor que ninguém sabe disso!

Ewerton Padilha do jeito que colocou o primeiro post eu tbm imaginei: NOVATO EM DSLR e também ia dizer o mesmo que o GUTO: faça um curso! O legal é você tentar ser sempre o mais claro e objetivo, ainda mais qdo se trata de conversas pela internet.

Abçs...

Volula, apareceu é?! Anda bem sumido heim!
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:01:23
Ewerton, sempre que se fotografa em modo spot a medição será dada exatamente para o ponto onde a câmera estiver apontada, se for para um elemento preto e 1ms depois para um branco a diferença será mostrada na hora no fotômetro.

Bom acho que o tópico já deu o que tinha que dar né????
Morre por aqui antes que vire encrenca.
Guto tomei a liberdade de editar uma parte do seu post que feria a regra 4.1.. ;)
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 10:08:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:01:48
Mideuz,

Guto de TPM.
 :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  



e quanto ao ewerton falo o mesmo que o Tiago falou... porque se eu falar do meu jeito, já vou ser interpretado de forma errada


Abraços


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:03:16
Citar
Guto Marcondes, calma gutão! As vezses acontece isso... Não precisa fica "p..." mas realmente é f...

Há PROFISSIONAIS e profissionais, e vocÊ melhor que ninguém sabe disso!

Ewerton Padilha do jeito que colocou o primeiro post eu tbm imaginei: NOVATO EM DSLR e também ia dizer o mesmo que o GUTO: faça um curso! O legal é você tentar ser sempre o mais claro e objetivo, ainda mais qdo se trata de conversas pela internet.

Abçs...

Volula, apareceu é?! Anda bem sumido heim!
Pois é Tiago..... O q me deixa maluco é que a gente coloca na maior boa vontade e tem que ler desaforo...... Aí o sangue sobe mesmo....  :risada2:
E aí, tá curtindo o novo "brinquedinho" ?

Abraços !!!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2007, 10:06:05
Citar
Mideuz,

Guto de TPM.
 :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  



e quanto ao ewerton falo o mesmo que o Tiago falou... porque se eu falar do meu jeito, já vou ser interpretado de forma errada


Abraços
Vc nem tem mais jeito.......  :risada2:  

tô de tpm mesmo: To Puto com Mikon.....  :risada2:  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada