Autor Tópico: Olympus dando um show de compromisso com o cliente.  (Lida 2253 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 29 de Janeiro de 2008, 14:12:47
Pessoal para quem tem acompanhado os últimos movimentos da indústria o cenário tem sido triste, os fabricantes cada vez mais só pensam em empurrar produtos e romper com seus compromissos de longo prazo e com a compatibilidade de seus itens, um caso clássico é a atual postura da Nikon (adotada a pouco menos de 2 anos), com a retirada do motor de foto da linha de entrada e a quebra do compromisso assumido com relação ao sistema APS.  :no:
Enquanto alguns fabricantes estão claramente rompendo com seus compromissos com os clientes a Olympus surge como uma luz para os consumidores, se comprometendo a cada vez mais disponibilizar funcionalidades e compromissos de longo prazo em seu sistema.
Além da manutenção do sistema 4/3 a Oly também tem trabalhado para disponibilizar cada vez mais funcionalidades e compatibilidade em seus equipamentos. O primeiro caso foi a implantação (via firmware) da compatibilidade do controle wireless do flash em sua UZ, uma postura simples de ser adotada e que os demais fabricantes como a Canon (que poderia disponibilizar RAW e comandos de flash em suas UZs com mudanças simples no firmware) só não o fazem para ter demanda de soluções para problemas atuais, que viabilizem a venda de novos equipamentos no futuro.
Recentemente a Olympus mais uma vez rompeu com os paradígmas, disponibilizando um upgrade de firmware que aumenta a compatibilidade de duas de suas DSLR com lentes antigas, possibilitanto o uso do estabilizador de imagem com tais lentes, ou seja, enquanto alguns fabricantes (a exemplo da Nikon) tem procurado inviabilizar o uso de lentes antigas para forçar a renovação de equipamentos a Olympus dá um exemplo de relacionamento com o consumidor e disponibiliza upgrades que possibilitem ao usuário fazer uso até mais eficiente de suas lentes antigas, incorporando novas funcionalidades.
Para quem se interessar segue alguns updates que demonstram a postura super consistente da marca:
http://www.dpreview.com/news/0712/07123102olyrawvista.asp
http://www.dpreview.com/news/0712/07120602oly560firm.asp
http://www.dpreview.com/news/0801/08012912olympuse3e510fw.asp


Fica aqui registrado os meus parabéns pela postura extremamente positiva da marca, que está demonstrando um grande respeito pelo consumidor.  :worship:


 
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 14:36:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2008, 22:56:57
Leo, são posturas muito mais fáceis de serem obitas em marcas menores ue fazem sua existência calcada na fidelização de poucos e bons clientes.

Empresas maiores acabam tendo que ser vítimas do mercado mesmo, pra Olympus, o volume de vendas não vai ser tão grande e por outro lado seu maior sucesso veio de equipamentols bastante antigos, retomar quem usava isso é uma estratégia bastante sensata, não acha?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2008, 22:58:13
Acho Alex, na verdade acho estratégias de fidelização muito mais sensatas do que estratégias de giro de mercado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 23:06:01
também acho, mas fidelizar milhões infelizmente é complicado, vc nunca consegue atender a todos e tem que estar esperando uma grande flutuabilidade até ter o tamanho real do seu público.

Empresas como a Olympus, a Pentax e a Leica possuem seu público definido e basta não fazerem grande besteira pra garantirem já um determinado tamanho de vendas que faz a empresa existir de forma segura.

Canon, Nikon e agora Sony não podem depender disso, é outra estratégia de empresa
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2008, 18:44:36
Empresas como a Olympus, a Pentax e a Leica possuem seu público definido e basta não fazerem grande besteira pra garantirem já um determinado tamanho de vendas que faz a empresa existir de forma segura.

Alex, entendo da mesma forma.... e Léo, sem querer puxar brasa para o meu assado (mas já puxando :D ) eu vejo da mesma forma a Pentax, ela tem fidelizando usuários justamente pro saber que terá total compatibilidade com lentes antigas, oferece câmeras com boa construções fora o fato que a maioria ignora é a qualidade ótica das lentes da pentax, as primes então... bom voltando a Olympus, ainda quero ter uma nem que seja uma de filme  :ok:
« Última modificação: 09 de Março de 2008, 18:46:00 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS