Autor Tópico: P&B com muito ruído na D80.  (Lida 1719 vezes)

Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Online: 25 de Agosto de 2007, 07:04:32
Prezados colegas,

Como muitos aqui já sabem, recentemente comprei uma D80 com uma objetiva Nikkor 18-70mm f/3.5-4.5 AF-S ED DX. Pois bem...
Convenci minha esposa a posar para mim em um ensaio fotográfico que estou fazendo para o DVD de nossa gravidez até o nascimento de nosso filho. à medida que íamos fazendo as fotos, ela seapresentava com um certo ruído no LCD da câmera. Pensei que pudesse ser reflexo da oliosidade de minha pele, mas, ao baixar as fotos no PC, constatei que o ruído realmente se fazia presente.
O que eu não entendi, foi o por quê, se eu estava usando: ISO entre 150 e 200, velocidades entre 1 e 1/8 desegundo,  filtro PL vermelho, e apoiando a câmera corretamente, deixando-a completamente estática.

Avaliando melhor a foto (agora, enquantosto este tópico), acho que ainda falta diminuir o tremor da foto, ou seja, comprar um bom tripé. Mas de qqr forma, até onde eu sei, o tremor da foto não influencia nada na sensibilidade ISO.

Mas ainda assim, acho que fiz algo errado ou está faltando alguma coisa, não sei...
Será que alguém aqui saberia me apontar o que está havendo, de fato?...

Muito obrigado a todos, e até breve!
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2007, 07:15:22
Ewerton, o ideal seria vc postar uma foto prá gente avaliar. De preferência sem tratamento algum.
Como vc está fazendo essas fotos? RAW ou JPEG?
O ruído apareceu após o tratamento da imagem?
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2007, 07:46:48
Citar
Ewerton, o ideal seria vc postar uma foto prá gente avaliar. De preferência sem tratamento algum.
Como vc está fazendo essas fotos? RAW ou JPEG?
O ruído apareceu após o tratamento da imagem?
Brother...
Eu simplesmente baixei as fotos. o formato é JPEG, e eu ainda não dei tratamento algum. A propósito... Como é que faço para postar imagens aqui no forum?
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


emaia

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2007, 08:02:39
Amigo Ewerton, sobre sua dúvida do ruido não sei te ajudar.. mas para postar fotos aqui tem esse topico ensinando:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2674

abraço
Canon, a que tiver...


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2007, 08:36:12
Citar
Amigo Ewerton, sobre sua dúvida do ruido não sei te ajudar.. mas para postar fotos aqui tem esse topico ensinando:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2674

abraço
Assim:

?...
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2007, 08:37:33
Citar
Amigo Ewerton, sobre sua dúvida do ruido não sei te ajudar.. mas para postar fotos aqui tem esse topico ensinando:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2674

abraço
Esta regra só vale para imagens que estão armazenadas na net, ou também é válida para imagens no meu pc?
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


emaia

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2007, 09:06:14
pra postar aqui elas tem que estar em algum lugar na net... nao é possivel fazer upload direto para o forum

;)
Canon, a que tiver...


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2007, 09:27:02
Citar
pra postar aqui elas tem que estar em algum lugar na net... nao é possivel fazer upload direto para o forum

;)
Hummmmm...
Valew, brother! ;-)
 
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2007, 09:52:41
Ewerton o ruído do P&B pode ser evidenciado de várias formas, é importante saber que independente do ISO existe ruído na imagem, que normalmente é baixado pelo tratamento da câmera mas em muitos casos continua lá sem muita evidência. O aumento do contraste que fazmos no P&B é um dos elementos que evidencia o ruído, o uso do channel mixer também pode ser outro fator, uma vez que ao isolarmos um determinado canal teremos uma forte subexposição em pontos que não sejam compostos por essa cor e obviamente o ruído dessa subexposição será carregado para a imagem sem a amenização que ocorre quando temos todo o grupo de cores carregados, além disso ainda temos a aplicação de sharp, quanto mais aplicamos mais o ruído fica evidenciado, isso fora problema de transições (devido ao menor número de cores do P&B) e erc. Como você viu podemos ter vários fatores que levam a esse tipo de problemas, por isso é tão importante saber o que leva à formação de cada uma das imagens.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2007, 10:04:01
Segue a mencionada imagem para avaliação dos colegas, e detecção das falhas e ajustes necessários:
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2007, 10:12:18
Citar
Segue a mencionada imagem para avaliação dos colegas, e detecção das falhas e ajustes necessários:
Não aparece a foto...
Vc está usando o imageshack????
É o melhor host e o mais fácil de usar (pelo menos na minha opinião!)
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2007, 10:13:43
Citar
Ewerton o ruído do P&B pode ser evidenciado de várias formas, é importante saber que independente do ISO existe ruído na imagem, que normalmente é baixado pelo tratamento da câmera mas em muitos casos continua lá sem muita evidência. O aumento do contraste que fazmos no P&B é um dos elementos que evidencia o ruído, o uso do channel mixer também pode ser outro fator, uma vez que ao isolarmos um determinado canal teremos uma forte subexposição em pontos que não sejam compostos por essa cor e obviamente o ruído dessa subexposição será carregado para a imagem sem a amenização que ocorre quando temos todo o grupo de cores carregados, além disso ainda temos a aplicação de sharp, quanto mais aplicamos mais o ruído fica evidenciado, isso fora problema de transições (devido ao menor número de cores do P&B) e erc. Como você viu podemos ter vários fatores que levam a esse tipo de problemas, por isso é tão importante saber o que leva à formação de cada uma das imagens.
Traduzindo para o Português claro: neste caso, é melhor eu fazer as fotos coloridas, e editá-las no PS, convertendo-as em P&B...?
Pois assim fica menos complicado, e polpa um bocado de tempo e trabalho. Correto?... Até pq, meu interesse em P&B, é apenas para ilustrar alguns álbuns e DVD's de meus trabalhos, diversificar um pouco, entende...
Pois, cerca de no máximo 15 ou 20% das fotos destes, são em P&B.

Valew a dica, e muito abrigado pela força, brother! ;-)
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2007, 10:15:51
Citar
Citar
Segue a mencionada imagem para avaliação dos colegas, e detecção das falhas e ajustes necessários:
Não aparece a foto...
Vc está usando o imageshack????
É o melhor host e o mais fácil de usar (pelo menos na minha opinião!)
NÃO??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pois pra mim tá aparecendo aqui, todas duas que postei já hoje!!!!!
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2007, 18:12:08
Não aparece para mim também


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2007, 02:50:33
Citar
Não aparece para mim também
Pra mim tb nao aparece.

Faça as fotos sempre coloridas e deixe pra converter depois pra pb no computador.

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG