Autor Tópico: FZ20 vs. Fz15  (Lida 5899 vezes)

Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2005, 15:44:39
Oi Fabiana! Bom, penso da seguinte forma... Qualquer câmera que caia no chão, garantia alguma cobre. Mas tudo bem, digamos que seja uma Sony e vá levá-la pra assistência. Geralmente cobram um absurdo tão grande, que não vale a pena arrumar a câmera, então em muitas situações daria na mesma. A Panasonic tem uma assistência em São Paulo, mas não sei de ninguém que tenha usado pra dar um "aval", e na realidade nem sei se eles lidam com este equipamento. Agora, digamos que apareça algum defeito que não seja tua culpa (que seja de fabricação). Aí tudo bem, é só mandar de volta pro André que ele substitui tua câmera ou a manda pra consertar com o fornecedor, sem problemas. Então penso que realmente é ponto negativo a Panasonic não ter presença no Brasil, porém também é verdade que se formos nos limitar assim, a gente acaba não comprando nada. O jeito é tomar cuidado com a câmera, ficar sempre com a alça em volta do pescoço, guardá-la numa bolsa acolchoada, que aí não tem problemas. A única alternativa que vejo às FZ pra ter uma boa assistência no Brasil (e que cobra preços justos no geral), seria pegando uma Canon S2 IS, pois a Namba Canon Cine Service em São Paulo é uma ótima assistência, além de enviarem e receberem equipamentos pra conserto por sedex pro Brasil todo. Então vale a pena dar uma pesquisada na S2 IS, pois também é a principal concorrente das FZ.

Sobre o tamanho da FZ15... Bem, é grandinha, tem o corpo do tamanho de uma reflex pequena e a lente mais curta, porém de grande diâmetro. Tanto que uns apelidaram as FZ de "cebolão", heheh... Eu não levo ela por toda parte não, penso antes se vou realmente fazer várias fotos, porque é um trambolho viu. Pesa mais de meio kilo, e a bolsa em que a guardo é dessas pra reflex mesmo, uma malinha, porque em "cases" convencionais ela não cabe. É uma câmera pra tu pensar antes de sair com ela: "vou fazer uma sessão de fotos?". Caso só vá fazer uma ou outro foto, e seja um lugar ruim de ficar a carregando, não vale a pena viu... Então ela não substitui a A75 nesse ponto, infelizmente. A FZ5 como é menorzinha, já deve mudar um pouco de figura... E acho que a FZ5 deve inclusive caber em cases dos maiorzinhos (em vez de ter que levar aquela malinha), mas não posso afirmar. E em bolsa de mulher acho que o problema seria o peso da FZ15, mas também tem o fato de que a câmera fica melhor protegida em bolsas acolchoadas né? Se bem que isso dá-se um jeito, acho. Mas tu pretende vender a A75?
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2005, 16:28:50
Georges, vamos lá...

Eu já tinha visto em algum canto do fórum o André falando que com defeitos de fabricação não há nada pra se preocupar. No entanto, nunca dá pra dizer com certeza que mesmo com a alça no pescoço, a bolsa acolchoada e tudo o mais a câmera não vai decidir dar um pulinho no chão. Por isso eu pergunto da assistência.
Por sinal, não sei se é confiável, mas achei isso: http://www.mttpanasonic.com/AssistenciaTecnica.php
Mandar para o Paraguai não seria problema pra mim, um ponto a menos pra me preocupar.
Mas por via das dúvidas, vou cuidar com muito carinho dela hahaha.
E pensei na Canon S2, sim, bastante. Mas não posso escolher uma câmera pela existência ou não de assistência técnica da marca no Brasil, correto?

Nâo pretendo vender minha A75, creio então que ela vá ser uma grande aliada na guerra com o tamanho da FZ15. Por sinal, ela eu guardo em uma case de GameBoy, aquele da Nintendo, sabe? Ela encaixou lá dentro como uma luva, bem melhor que a case oficial das Powershots, que vi esse fim de semana.

A princípio a câmera seria comprada essa semana, e em um ponto do dia pensei que ela seria comprada hoje. Mas decidi aguardar um pouco, cozinhar um pouco mais a decisão, ter certeza de tudo. Vocês falaram tanto, mas tanto da FZ5 que já não olho tão torto para ela. Exceto que ela não é 'encontrável', hehehe.
Mas admito, eu fico pensando se meus caprichos de levar a câmera para todo o lugar valem as perdas que teria ao escolher a FZ5 no lugar da FZ15.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2005, 19:40:29
Pois então, se bobear o André pode até dar umas dicas caso precise usar a assistência da MTT, ainda que seja por queda... Mas olha, a FZ15 é bem construída, uma câmera bem "sólida" mesmo pra esse segmento. Lógico que não se compara com as reflex, mas não te passa aquela sensação de fragilidade sabe. O corpo da lente, como disse, é todo em metal, então suponho que aquilo ali proteja bem a óptica contra pequenos impactos. O corpo dela é de policarbonato, e o mais curioso é que se tu der arranhar ela, basta passar um pano (ou mesmo esfregar com o dedo), que o arranhado sai na hora! O Gustavo já tinha me dito isso, e eu comprovei esses dias, impressionante mesmo... No LCD é bom tu colocar uma película protetora, e aí pronto, não tem com quê se preocupar. Apesar do tamanho ser algo negativo pra muita gente, também tem seu lado positivo... As pessoas sempre acham que tens um equipamento muito mais caro do que ele realmente é, que tu é algum fotógrafo profissional, etc, é engraçado às vezes. Essa informação da assistência da MTT eu não tinha, foi bom saber, até fiquei mais tranquilo com minha própria câmera agora :)

Oh já que vais ficar com a A75, vai fundo na FZ15 viu Fabiana... Se tu gosta de externas, vais se apaixonar por esta câmera, realmente ela impressiona :)

PS: estamos pensando em marcar mais saídas fotográficas com o pessoal daqui pela ilha, se interessar podes também ir com a gente (leva também namorado, amigo, etc), ok? Até :)
« Última modificação: 27 de Junho de 2005, 19:44:08 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2005, 22:28:39
Sabe, Georges, acho que vou mandar mesmo a preocupação pras cucuias e vou ficar com a FZ15. A minha A75 compensa os aspectos mais fracos da FZ (pouca luz e tal, a A75 até que guenta bem, mas tô falando de bobeira, pois não sei quanto uma é pior que a outra).

Adorei saber que ela não risca, isso é muuuuito bom. Eu costumo cuidar muito bem dos meus equipamentos, de câmeras até palms, passando por celulares, e é sempre bom saber que a própria câmera vai ajudar nisso.
Pra proteger o LCD eu uso uma daquelas películas protetoras de tela de palm, sabe? Comprei por 10 ou 20 reais umas 15 películas ali na InfoShop, perto do camelô do centro de Floripa.
Ó: http://www.infoshop-sc.com.br/
Funciona que é uma beleza, e até preciso trocar a película da minha A75. Puxei um dos cantos dela recentemente e ela não tá mais tão nítida,

E agora pensando com meus botões, eu amo externas, a câmera foi feita pra isso.
Beleza.
Só falta arranjar a grana agora.
Torce pra mim, tá pra rolar um estágio hehehehe.

PS: Saídas fotográficas?
OPA!
Só preciso saber quando. Eu entrei em dois grupos de fotografia em SC no Orkut mas não consegui aprender a checa-los frequentemente.
Vou ficar de olho, com A75 ou FZ15, sempre é divertido.
:)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2005, 23:19:49
Alguns coments:

- Fabi, acho difícil que a FZ15 seja inferior a A75 em pouca luz, o AF Light dela é bem efetivo, é só se adaptar bem a cam e tirar o máximo dela;
- Adesivos de LCD já gastei alguns bons dólares, junto com um protetor acrílico da Hoodman similar ao das Nikon D70, resultado, tiravam parte da qualidade do LCD e de que adianta um LCD 2'' 130k com um plastico na frente?

Assim como você, eu tbm cuido bem das minhas coisas, realmente incomodam arranhões, mas faz parte do jogo, senão vc vende ou troca, ou ainda a cam estraga e ficamos nos preocupando demais com isso... o jeito é cuidar bem, veja que comédia, paguei U$30 uma mochila Tamrac à prova d'água que um amigo me trouxe agora da Califa, e o protetor Hoodman custou U$18, mas enfim, alguns dão cabeçadas pros outros não precisarem.

Minha opinião é de que protetores de LCD (com exceção dos originais das DSLR's, p. ex.) são muito ruins, testei em palm, em câmera, particularmente não recomendo nada, só cuidado e ocorrendo algum arranhão, azar, fazem parte da sua história com a câmera.

:)
« Última modificação: 27 de Junho de 2005, 23:26:13 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2005, 11:56:13
Guss, ouvindo os comentários sobre como a FZ15 pode ser ruim em pouca luz, eu parti do princípio: se ela for melhor que a A75, vitória. Se não, a A75 é bastante, bastante agradável pra mim. Nunca tive uma super-mega-ultra-Sony-focadora-no-escuro, então...
:)

Me surpreendi que você e os protetores não tenham se dado bem, mas pensando bem... eu até entendo o que houve comigo. Eu comprei a câmera e fiquei alguns dias com aquele plástico grosseiro no LCD, por medo de tirar e arranhar de alguma forma. Eu estava tentando encontrar o protetor perfeito. Aí quando tirei aquela lona de caminhão e botei o protetorzinho fininho, delicado, perfeitinho do palm, bem, aquilo foi um milagre, então tudo era bom hahaha. Por mais que o LCD 'nu' fosse melhor. Mas algum preço eu vou pagar, né?
:-P

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2005, 14:03:15
Uso umas películas que ganhei de um vendedor lá da comunidade, algumas são do tipo 'sem cola', basta encostar que ela gruda. Duas vantagens: 2) é bastante grossa (mais proteção), mas mesmo assim não prejudica muito a visualização, ao contrário do plástico que vem nas Canon; 2) quando quiser tirar, não deixa nenhum resto de cola. Não sei como é dos palm, mas acredito que seja semelhante, só mais fino né?

Fabiana: quando a gente for combinar uma saída fotográfica, abrimos um tópico aqui. Dependendo das circunstâncias, se tu não tiver comprado a FZ15 ainda, podes inclusive usar a minha pra matar tuas dúvidas de vez :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2005, 14:45:17
Georges, as películas de palm são assim também, grossas mas não demais, não detonam a qualidade da imagem (por mais que o Guss discorde :-)), colam e descolam fácil. É uma beleza.

E vou adorar acompanhar o pessoal na próxima saída em Floripa, mas espero já ter comprado a minha FZ15.
Estou ansioooooooooooosa!!!
Mas se não der, vai ser jóia dar uma olhada na tua.
Ai, ai, ai, esse tempo que não passa..
:-P


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2005, 14:46:06
As FZ dão um verdadeiro banho na série A da Canon em foco com pouca luz.
Além de ter uma luz de foco que realmente funciona até cerca de 2 metros de distância, ela consegue focar em objetos muito menos iluminados do que as Canon A. Além da precisão, são mais rápidas também.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2005, 15:33:16
Fabi, não é que não me acertei, é que simplesmente usei alguns que (em tese) deveriam ser o que de melhor tem no mercado, mesmo assim eram fracos.. todos que usei são como esses mencionados pelo Georges, sem adesivo, com aderência pela estática, mesmo assim ficava "algo de tosco". Claro que se não incomoda, você tem mais q usar, eu tentei,.. sinceramente, n consegui, rs. Aí parti p um Hoodman (uma marca de acessórios bem conceituada), comprei um de acrílico, como um LCD em cima do LCD, se você já viu os protetores originais da D70/D100 Nikon, é aquilo. Fiquei amarradão, minha FZ com cara de D70. Só que ao contrário dos Nikon, esse arranhava com a simples limpeza, "algo de tosco" novamente, rs. Aí comecei a analisar, um kit com 6 protetores na B&H U$5, esse Hoodman, U$15 (ou 17). Pô, um leitor de SD da Sandisk custa U$18. Um líquido de limpeza Zeiss custa U$5. Sei lá, eu tenho dois aqui guardados ainda, uma hora eu tento de novo p desencargo de consciência.

PS: Isso que o Fábio falou é verdade, embora as FZ não sejam comparáveis a uma F828 que é uma câmera p noite praticamente, elas são muito boas, dão um banho p. ex. em prosumers como as Nikon 8700/8800 em matéria de foco. São relativamente precisas e rápidas,.. de vez em qd brinco com a minha com o ambiente no escuro, geralmente ela faz o foco sem problemas.
Nikon/Panasonic Gear


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2005, 16:25:59
Poisé, Guss, tem que ser uma questão de amor a primeira vista mesmo, quando estamos tratando de coisinhas pra usar nas câmeras e tal. Se não, sacomé,hehe.
Não conheço os protetores originais das Nikons, mas isso me leva a um pensamento muito idiota e divertido, eu não me importaria de conhecer, ainda mais se a câmera fosse minha hahaha. Tosca sou eu hahaha.

E quanto as FZ e ambientes escuros, bem, ganhando da A75 eu já tô no lucro, amiguinhos...
:)
Tudo serve, hahaha. O importante é ir fazendo 'upgrade'.
Tenho plena consciência da dificuldade de se ter uma câmera 'boa em tudo' então o esquema é procurar aquela que se encaixa melhor nas necessidades, como disse o Georges.
E como fotografar a noite em ambientes escuros não é o propósito primário da FZ15 pra mim, então...

:)