Autor Tópico: Fotografia de interiores  (Lida 8726 vezes)

mascarenhasbh

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Online: 14 de Agosto de 2007, 00:27:26
bom, sou design e gostaria de um help pois gostaria de trabalhar nessa área também.
minha duvida seria em relaçao aos equipamentos , e o mercado desse tipo de área.... enfim, algumas dicas pra começar bem

( tenho D80, 18-70 nikon , 28-75 tamron , SB600 )

* Quanto ao flash externo, quantos? marca?  de qual potencia ?
* lentes? pensei na sigma 10-20 , e sigma 12-24  
* Como posso tirar proveito do SB600?
* sei q o orçamento depende de algum fatores: nº e tipos de ambientes , photoshop etc. Mas gostaria de uma referencia sabe?... de alguém q já fez :]

obrigado pela atenção  :thmbup:  


Leo Terra

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Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2007, 01:09:30
A 10-20 é um espetáculo de lente, normalmente as fotos de interiores são feitas com no máximo um flash rebatido, mas os bons fotógrafos do ramo e os arquitetos defendem que não se usa flashs em fotos de arquitetura, devendo ser priorizada a luz ambiente.
Orçamento em fotografia é algo complicado, porque os preços estão ligados a experiência, conhecimento e  principalmente o renome, principalmente nestas áreas como arquitetura, moda, e arte, essas áreas tem preços extremamente variados, dependendo dos fotógrafos envolvidos.
Leo Terra

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mascarenhasbh

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Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2007, 16:52:06
:thmbup:  valeu leo  


hakkinen

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Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2007, 15:44:43
Vou fazer umas perguntas de quem não conhece o valor praticado nesta área...

Sei que é dificil dizer um orçamento padrão pois são muitas as variáveis que compoem o preço de uma fotografia.
Mas qual seria considerado um valor baixo e qual seria considerado um valor caro ?

Quando eu digo 'baixo', é o que é abaixo do que é praticado em média, chegando inclusive a ser ridiculamente baixo.
No caso do valor 'caro', me refiro àqueles valores que são pagos por clientes que priorizam qualidade acima de tudo. Normalmente estes pagam praticamente qualquer preço.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


michel_caetano

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Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2007, 17:36:11

Na minha opinião, fotografia de interiores, deve em sua maioria, ser feita sim com luz ambiente, para tal precisa de um tripé. Mas se for usar flash,rebata no teto para dar uma luz mais distribuida e não fazer sombras.

Realmente a lente 10-20 é muito legal, só deve tomar cuidado com as distorções. que podem ser corrigidas em PhotoShop.

Acho este mercado um pouco complicado, assim como o de fotografia institucional. Não é fácil "montar um preço".
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


hakkinen

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Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:56:12
Sei que é complicado, mas eu queria só mesmo uns valores para tomar como parâmetro.

Se alguem puder dar um exemplo de situação e o quanto seria justo cobrar por ela, ajudaria bastante.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


mascarenhasbh

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Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:02:58
hum... já que nao tenho base nem da média , qual o preço de 1 ambiente peqeno/grande ou área externa (tudo tratamento) na cidade de vcs só pra mim ter uma noção.


Guto Marc

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Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:13:59
Vou te dar um "orçamento":

01 foto da fachada da empresa, tratada, em alta, para uso em catálogo, banner, institucional. Não inclui uso em publicidade externa ( revistas, jornais ). Período 2 anos. Valor sem custos adicionais, que variam conforme o caso ( helicóptero, aluguel de andaime, etc ) R$800,00

Isso é uma base mesmo..... tem que estudar caso à caso. fotos que vão requerer maiores tratamentos TEM que ter uma compensação no orçamento, pois o pós-processamento também faz parte do trabalho. E o uso em publicidade/propaganda também onera o orçamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


hakkinen

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Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:47:19
Hmm, legal. Era de exemplo como esse que eu estava me referindo. Um exemplo real.

Agora tem muita mudança nos valores praticados em regiões diferentes do país?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Guto Marc

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Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:52:50
Hmm, legal. Era de exemplo como esse que eu estava me referindo. Um exemplo real.

Agora tem muita mudança nos valores praticados em regiões diferentes do país?
Acredito que tenha sim variação..... só não sei te dizer de quanto, já que a maioria dos fotógrafos que conheço é de SP mesmo.
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hakkinen

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Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2007, 15:34:44
Beleza...

Se mais alguém puder colocar exemplos de orçamentos, nós agradecemos :)
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


mascarenhasbh

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Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2007, 17:07:02
valeu pela dica Guto =] , e pela atençao hakkinen. Deu pra ter mais ou menos uma noçao.... mas tenho uma duvida guto , quando vc disse qe o valor está referente a um periodo de 2 anos, como assim ? dps desse periodo a empresa/cliente n pode mais fazer o uso da foto? e qual seria o aumento desse orçamente caso fosse usada em revistas/jornal?

obs: como sou iniciante , nao sei mto sobre essa parte burocrática da profissiao. :-[


Guto Marc

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Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2007, 21:32:15
valeu pela dica Guto =] , e pela atençao hakkinen. Deu pra ter mais ou menos uma noçao.... mas tenho uma duvida guto , quando vc disse qe o valor está referente a um periodo de 2 anos, como assim ? dps desse periodo a empresa/cliente n pode mais fazer o uso da foto? e qual seria o aumento desse orçamente caso fosse usada em revistas/jornal?

obs: como sou iniciante , nao sei mto sobre essa parte burocrática da profissiao. :-[
Mascarenhas, é isso mesmo. O cliente tem 2 anos que pode usar a foto conforme especificado no contrato, prazo esse que quando acaba ou ele refaz a foto ou prorroga o contrato. Isso varia de negociação. Em fotos institucionais ( para empresas ) e fotopublicidade, não existe foto que você venda "para sempre". Sempre tem o período e finalidade. Agora se a finalidade for alterada, complica. Vamos supor que além da foto para uso interno eles queiram colocar em página inteira de revista, no miolo, uma propaganda contendo a foto. Supondo circulação estadual, base SP, seria no mínimo R$ 2000.
O que acontece é que normalmente a empresa faz um "pacote". Foto da fachada para o anúncio da revista, foto da diretoria para publicação, foto da linha de produção para outdoor, etc.... Aí fica mais fácil trabalhar o preço total.
Não existe uma tabela, mas raciocine da seguinte forma: página inteira em revista é uma fortuna.... então sua responsabilidade é maior... portanto tem que haver a compensação financeira.
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