Autor Tópico: Nova DSLR Panasonic: "Lumix" DMC L10  (Lida 5775 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Online: 30 de Agosto de 2007, 14:16:43
A Panasonic anunciou hoje o lançamento de sua segunda câmera reflex a usar o sistema "Quatro Terços", a Lumix DMC-L10. Pelas características, a nova câmera concorrerá com a Canon Rebel XLT, a Nikon D80 e a Olympus E-510.

O sistema de previsualização de imagem, já um padrão nas DSLR's, funciona de maneira análoga ao das novas Nikon...

Existem "previews" disponíveis nos "links" abaixo:

http://www.dpreview.com/previews/panasonicdmcl10/

http://www.quesabesde.com/noticias/panasonic-slr,1_3591

Como conjunto, parece ser um equipamento interessante! Especialmente com a nova lente 14-150....

Longa vida ao Sistema "Quatro Terços"!!!!!!

Boa Leitura!  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2007, 14:34:28
Eu sou apaixonado pelo conceito do 4:3, a Fuji é signatária, podia dar andamento em um projeto do tipo, o formato é o mais otimizado possível para a ótica, a tencologia envolvida nos sensores da de 10x0 nas outras DSLR do mercado, é uma pena que ainda esteja restrito às marcas menores.
:D
« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 14:35:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2007, 18:57:13
No meu caso prefiro muito mais o formato 4:3, pois quando revelo a preferência é pelo tamanho 15x20 :)
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:07:38
Imagine que legal uma DSLR da Fuji com o formato 4/3, super compacta e com a tecnologia do sensor SCCD SR, não ia ter pra ninguém...

Eu sinceramente não entendo porque marcas como a Fuji ou mesmo a Kodak não aproveitam melhor o mercado de DSLR. O que faltam para elas lançarem câmeras concorrentes da Canon XT?


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2007, 08:35:45
Eu sou apaixonado pelo conceito do 4:3, a Fuji é signatária, podia dar andamento em um projeto do tipo, o formato é o mais otimizado possível para a ótica, a tencologia envolvida nos sensores da de 10x0 nas outras DSLR do mercado, é uma pena que ainda esteja restrito às marcas menores.
:D

Sim; concordo contigo, Leo, de que esta restrição do 4:3 às marcas menores (apesar de que a Panasonic/Lumix está aos poucos se impondo no mercado, com ajuda da marca "Leica" nas lentes...) foi o que prejudicou uma participação maior do sistema 4:3 no mercado. Foi justamente esta restrição o fator principal que não me levou a adotar uma câmera 4:3 como minha primeira digital, apesar de já ter sido usuário das Olympus OM e, portanto, conhecedor da qualidade da marca!  Hoje, com este lançamento da Panasonic e com os lançamentos recentes da Olympus, estou reconsiderando a possibilidade de adotar este sistema num futuro próximo. Concordo também contigo no que diz respeito a um maior investimento no 4:3 por parte da Fuji. Ela poderia oferecer um sistema completo, baseado no neste padrão!

Aguardemos, por enquanto, o que a Olympus nos reserva com o lançamento da E-3...

Abaixo, o "link" c/ a apresentação da nova Lumix à imprensa, em Berlim. Também tem o vídeo mostrando a câmera em ação!

http://www.quesabesde.com/noticias/panasonic-lumix-dmc-l10-prueba,1_3595

Boas Fotos!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:10:59
A L10 é uma ótima opção ao formatp 4/3, eu acho que pode ser mais fácil no Brasil ter uma Panasonic do que uma Olympus.

A Pana costuma abaixar os preços depois de um tempo? Eu to achando a L10 muito cara ainda por U$1200,00. Será se eles vão abaixar ou podem um dia lançar uma mais popular?

A lente que vem no kit é muito boa, e pra mim é uma das melhores imagens.
http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC-L10/noise.shtml

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2007, 13:20:24
A lente é muito escura. Começa com 3.8 e vai até 5.6 em 50mm, isto é, 5.6 em 100mm-equivalente, o que é uma barbaridade para retratos em interiores. É mais escura que a lente da DMC-L1.

Se considerar que as boas lentes de retrato são f/2 e até f/1.5 85mm, ter uma lente 100mm-equivalente f/5.6 é escura prá caramba.

E ela sai de f/3.8, isto é, em 50mm-equivalentes já deve estar em f/4.5, uma barbaridade de escura. São quase dois pontos acima de uma lente 50mm banal.

Eu acho legal esse sistema, mas ainda não há lentes boas e claras para ele.

E, sei que isso é questão de gosto, mas a DMC-L1 é muito mais bonita sem a corcova característica das reflex. Uma forma simpática parecendo até uma RF.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2007, 13:55:46
Com certeza Ivan, mas é um padrão esta abertura para estas lentes do kit...........realmente requer uma lente mais clara para esta abertura relativa.

A qualidade desta lente que eu acho muito legal é na nitidez nos cantos e aberração. Vc falou algo interessante que eu não me atentei, que é a disponibilidade de lentes para este sistema....pode ser que a Olympus tenha algo....não sei.

Na verdade hoje se tivesse que trocar de câmera, eu gostaria de ter a possibilidade de comprar uma 4/3, principalmente pelos resultados muito legais de óptica e sensor e portabilidade......mas isso é somente curiosidade....pelo menos por enquanto.

Vamos ver se a Pana lança um 4/3 mais popular e compacta, ou quem sabe até outras marcas aderem ao sistema nos próximos anos e se isso acontecer, pode até ser uma boa mudar de um sistema exclusivo (Nikon) para um de maior cobertura de marcas.

Vc achou Panasonic no Brasil ou mandou importar?

Valeu

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2007, 14:19:02
No meu caso, um familiar foi a NY e trouxe para mim da BH. É coisa de oportunidade. Dei sorte quanto à ocasião.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:41:51
No meu caso, um familiar foi a NY e trouxe para mim da BH. É coisa de oportunidade. Dei sorte quanto à ocasião.

Isso realmente é muito bom......se caso eu conhecer alguém que vai pra lá eu pego uma E-410 por R$1000,00...show de bola.

Em maio eu estive em Miami e Califórnia, mas acabei optando por um notebook, e olha que até vi umas Oly-DSLR pra vender na BestBuy.

Depois vou fazer uma pesquisa na BH e ver quanto eles cobram pra trazer...

Valeu



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:48:36
Acho muito legais as Olympus!!! Simpatizo com a marca!! Talvez porque minha 1ª digital foi uma Oly!!! rsrs
E acho uma vantagem em relação as Pana ela ter o estabilizador de imagem no corpo!! Nas Pana, as lentes são establilizadas, porem são ainda mais caras, se nao me engano.

Mas acho o preço das lentes muito salgados!!!

Por exemplo, pra um range equivalente ao da Sigma 10-20mm, que custa pouco mais de US$420,00 teria que comprar uma dessas Olympus 7-14mm f/4.0, por mais de US$1590,00, olha ai o link:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/358162-REG/Olympus_261009_7_14mm_f_4_0_Zuiko_ED.html

Não estou discutindo qualidade, ok??? rsrs Só o preço!!!

Mas para quem tem $$$ sobrando, achei essas lentes novas sensacionais, olha ai as especificaçoes:

New ZUIKO DIGITAL lenses:
ZUIKO DIGITAL ED 12-60mm (24-120mm) 1:2.8-4.0 SWD

Supersonic Wave Drive AF system: World’s fastest* AF system when combined with Olympus E-3
5x zoom
25cm closest focusing distance
Mechanical manual focusing
Circular aperture diaphragm
Extreme wide angle capabilities from 12mm (24mm)
Splashproof
            (Available November 2007)

ZUIKO DIGITAL ED 50-200mm (100-400mm) 1:2.8-3.5 SWD

Supersonic Wave Drive AF system: Ultra-fast AF speeds
(2x faster than current 50-200mm lens)
4x zoom
1.2m closest focusing distance
Mechanical manual focusing
Circular aperture diaphragm
Lens hood with slide-window for PL filter
Splashproof
      (Available November 2007)

ZUIKO DIGITAL ED 14-35mm (28-70mm) 1:2.0 SWD

World’s first standard zoom with 1:2.0 aperture across entire focal range
2.5x zoom
Ultra-fast Supersonic Wave Drive AF system
Mechanical manual focusing
Circular aperture diaphragm
Lens hood with window for PL filter
Splashproof
      (Available early 2008)

No dpreview, foram anunciadas junto com o lançamento da E-3, link:
http://www.dpreview.com/news/0710/07101603olympuse3.asp

Gostei das 3, mas essa(ZUIKO DIGITAL ED 14-35mm (28-70mm) 1:2.0 SWD
) parece realmente muito show!!!

Como disse, se $$$ não é problema, ai é só alegria mesmo!!!!

Abraços!!!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 00:08:53 por MárcioGarcia »
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Fabbio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2007, 00:02:17
Não consigo gostar do formato 4x3 ,acho muito mais interessante  a estética do formato 3x2. Entendo que não compensa o possível ganho ou aproveitamento ótico do formato 4x3 .
Fabio Gomes

Nikon D100
Fuji Finepix F30
Nikon FM2
Olympus OM1 / OM2
Olympus XA / Olympus Mju
Leica Minilux



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2007, 09:37:46
Marcio,

Eu gostei das lentes que vc mostrou......quanto a preço realmente é salgado mesmo, mas imagine se outras marcas entrem no formato, como Fuji, Kodak ou Casio.....os preços vão cair consideravelmente simplesmente pela maior concorrência......é justamente nessa possibilidade que eu aposto.

Além disso hoje mercado de lentes usadas em SP simplesmente não existe para 4/3.

Eu também sou simpatizante pela marca Olympus, alias eu sempre tendo a me simpatizar pelas marcas de menor representação de vendas....isso pra carro, moto, etc, etc (Gosto muito de Citroen e Sukuki).....eu acho que as marcas que tem menor poder de vendas, normalmente tem a responsabilidade e obrigação de ter produtos de melhor qualidade para no mínimo se manter no mercado.

Valeu



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2007, 09:49:35
Não consigo gostar do formato 4x3 ,acho muito mais interessante  a estética do formato 3x2. Entendo que não compensa o possível ganho ou aproveitamento ótico do formato 4x3 .

Fabio,

Eu gosto do formato quase quadrado, principalmente para fotografia, eu acho que facilita principalmente nos retratos (fotos de pé), além de abrir a possibilidade de um crop para os outros formatos.....além do que um formato retangular nada mais é do que um crop da imagem vinda da lente, ou seja, no formato quadrado agente mesmo faz o crop conforme nossa necessidade.

Eu acho que o formato 3:2 é o limite de diferença entre altura e largura.....o formato 16:9 deve ser até legal para algumas composições e para TV agora para fotos de pé, eu começo a achar um pouco estranho.....requer mais trabalho do fotógrafo.

Agora uma coisa eu concordo com você, o formato 3:2 ou até 16:9 fica muito mais agradável para fotos deitadas.

Valeu