Autor Tópico: Uso da lente 100mm macro.  (Lida 2774 vezes)

alexoelze

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 02 de Setembro de 2007, 18:59:19
Eu tenho uma 100mm macro e não sei como usa-la, gostaria de aprender qual ISO , qual abertura e velocidade eu uso para fotografar Macros (insetos e flores), e qual modo eu vou usar. distancia e tudo mais.
agradeço a ajuda desde já.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2007, 20:53:18
Só posso lhe dizer a fazer os testes, com todas aberturas e velocidades possíveis em diferentes objetos.
Teste distância etc. Fic a difícil dizer aqui de algo que não sabemos o que vai fotografar, luz natural ou artifial.

espero ter ajudado
abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2007, 21:41:04
Alex,

Como a sua pergunta foi muito genérica e bem ampla, algumas considerações.

Para fotografia de flores e outros objetos estáticos recomendo o uso de um bom tripé e se possível um cabo disparador, tudo isto em conjunto com a técnica de MLU (mirror lock up).

O tripé vai lhe permitir utilizar ISO's baixos, pois poderá expor por mais tempo o objeto a ser fotografado. Com ISO's baixos temos menos ruído nas fotos.

O uso do cabo disparador + MLU fazem parte de técnicas para garantir nitidez nas fotos.

MLU é um recuros que algumas câmeras possuem que ao clicar para bater a foto, o espelho sobe, e depois clicar novamente para iniciar a exposição. Como isto eliminamos a vibração na câmera gerada pelo movimento do espelho. E o cabo disparador serve para eliminar a vibração na câmera que introduzimos ao pressionar o botão disparador da mesma.

Neste ponto vc deve somar técnicas de composição , domínio da profundidade de campo (ou DOF) e criatividade nas fotos, para  saber posionar a plano do sensor paralelamente a um plano da flor a fim garantir que a flor esteja dentro da profundidade de campo ajustada. Ou se vc vai ajustar um profundidade de campo menor e ter uma maior área em desfoque. As combinações aqui são diversas e  como disse vai da criatividade de cada um descidir quais elementos trabalhar.

Neste vc pode descidir se irá utilizar flash ou não, e mais opções são acrescentadas.

Fotografando flores no campo ou área externa, ainda tem a influencia do vento. Que pode exigir velocidades de obturador mais rápidas, então podemos aumentar o ISO para compensar, auxiliar a congelar o movimento com flash, emfim mais um gama de opções.

Insetos já é um pouco mais complicado, pois os mesmo podem movimentar bastane, tem a questão do quanto eles irão deixar vc aproximar.

Não é facil descrever uma receita de bolo para fotos de macrofotografia ou qualquer outro tipo de fotografia. O interessante é estudar a fotografia em si, entender os conceitos de ISO, abertura, velocidade e sua influencia, detalhes estes que um bom livro de fotografia pode ajudar bastante. E partir para a prática.

Selecione uma assunto, faça fotos variando a abertura, ISO, etc, e veja os resultados no computador.

Configurar a câmera no modo de prioridade de abertura ou no modo manual? Depende do que vc quer e da maneira que goste de trabalhar. Pode ser bem pessoal esta resposta.

Exemplo: a Canon EF 100mm f2.8 macro, (estou citando Canon pois é a que tenho) possui a indicação da distância de foco em metros e mais uma escala indicando o fator de ampliação. Como é uma lente 1:1. Posso colocar no foco manual, ajustar para 1:1 para ter a maior ampliação possivel e posionar a câmera em função disto.

Vou parando por aqui, pois não sei qual o seu conhecimento de fotografia, então poderei estar seguindo em um caminho cujas informações vc já conhece.

[]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.