Autor Tópico: Flash de preenchimento em estúdio  (Lida 17805 vezes)

Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Online: 05 de Setembro de 2007, 12:06:09
Gente,

Alguém aqui já testou usar flash de preenchimento em estúdio, ao invés de usar um rebatedor ou para dar outro efeito?

Abraço,

Alex


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2007, 12:36:54
É muito comum utilizar um segundo flash como preenchimento em estúdio.

 Utiliza-se uma tocha como key-light e uma segunda par minimizar as sombras como fill-light configurado para ser mais fraco que o key light ou flash principal.
 
 Mas cada caso é um caso e ele não substitui o rebatedor em muitos casos.


Olha um gif de exemplo:
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 12:38:54 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:34:47
Leandro,

Me expressei errado e só agora eu vi.

Falo dos flash on camera. No meu caso, um 550ex. Eu tenho que usar ele pra disparar o flash compacto (luz principal) e normalmente uso ele pra cima. Estava pensando como ficaria usando ele apontado pra pessoa, direto.

Abraço,

Alex


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:53:22
Dependendo do tipo de luz que está querendo pode até ser útil. Principalmente quando quer uma luz dura.
Pode usar um refletor parabólico no compacto, quem sabe até snoot, e usar o 550ex como preenchimento.

Para luz suave não fica legal.

Outra coisa que não fica bem é o reflexo que causa ter um flash frontal.

De qualquer maneira uma opção seria ter o cabo off-camera, mas ao meu ver complica demais.

O mais interessante seria mesmo um rádio flash ou até memso aqueles disparadores de IR para acionar as foto-células e não utilizar a luz do 550ex.

Você fotografa pessoas ou produtos?
São Paulo - SP


Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2007, 14:25:41
Leandro,

Obrigado pela resposta.

Tenho fotografado pessoas, mas também posso precisar fotografar produtos. Mas é mais pra pessoas mesmo.

É, pensei no radio flash mas é meio caro, não? Há um genérico acessível?

Disparador com IR eu não conheço não...  ::)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2007, 16:30:53
Eu não acho o Radio Flash caro. Ele vale o que se paga, principalmente quando se utilza mais de um receptor em canais separados. É muito bom.

Mas tem esses "flashes de IR" que vc coloca na sapata hot-shoe e ele dispara as foto-células. É bem legal também e mais barato que o radio flash.
São Paulo - SP


Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2007, 17:17:52
Leandro,

Certamente é um investimento que vale a pena, mas no momento não tenho condições. : /

Tem algum link sobre o IR?


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2007, 17:37:34
Leandro,

Certamente é um investimento que vale a pena, mas no momento não tenho condições. : /

Tem algum link sobre o IR?

http://www.niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=12&products_id=186
São Paulo - SP


Marcelo Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2007, 16:37:19
Bem, acho que a dúvida é pertimente... Estou com uma XTi e uso com o Flash Speedlite 430 EX. Trabalho em eventos e estou querendo usar uma torre com um Frata 140, ou algo parecido, como segunda luz ou luz de fundo... Pensei no Rádio Flash para a comunicação, mas como seria essa ligação? É possivel? o 430 EX Não tem entrada para cabos...
Viver pra ser melhor também é jeito de levar a vida...


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:17:17
Bem, acho que a dúvida é pertimente... Estou com uma XTi e uso com o Flash Speedlite 430 EX. Trabalho em eventos e estou querendo usar uma torre com um Frata 140, ou algo parecido, como segunda luz ou luz de fundo... Pensei no Rádio Flash para a comunicação, mas como seria essa ligação? É possivel? o 430 EX Não tem entrada para cabos...

É só usar o Frata com uma fotocélula.
Se usar uma fotocélula simples terá que usar o 430EX no modo manual pois em E-TTL o pré-flash irá disparar o Frata e na hora da exposição ele estará recarregando. Mas existem fotocélulas específicas que ignoram o pré-flash e possibilitam fazer o sincronismo mesmo em E-TTL.

 Todavia, pra quem trabalha com E-TTL o mais interessante seria ter outro flash E-TTL que permitisse trabalhar em wireless, um 580EX, 550EX ou o Sigma EF 500 Super irá te dar essa possibilidade e você manterá a medição E-TTL.
São Paulo - SP


Marcelo Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2007, 19:01:49
.

Obrigado Leandro. Abusando da sua boa vontade, poderia indicar algum modelo de fotocélula que ignora o PréFlash e possibilite fazer o sincronismo mesmo em E-TTL?

.
Viver pra ser melhor também é jeito de levar a vida...


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 10:35:41
Marcelo,

Não sei te indicar nenhum, eu preferi ter outro flash dedicado para trabalhar em wireless E-TTL.
Dá uma olhadinha no Google ou pelos foruns de fotografia. Se não me engano no BRFoto ou no Digiforum tinha até um esquema para montar um.

Até mais,
Leandro
São Paulo - SP


Marcelo Amorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2007, 11:26:54
Ok Leandro, obrigado pela força. Grande abraço!
Viver pra ser melhor também é jeito de levar a vida...


July

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Feminino
  • CARPE DIEM
    • Portfólio
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 00:03:22
Oi Alex! Eu costumo utilizar sim o flash da câmera como fill-flash em alguma fotos. Tenho só um flash d estúdio e tenho o 550EX, mas uso mais o da câmera+de estúdio com produtos...e com pessoas prefiro o de estúdio+ o 550EX. Nas duas situações eu uso rebatedores tb. Tsem uma fotos comida no meu Flickr, que tirei pra um restaurante, e usei o flash da câmera como fill..Mas como os meninos já falaram, tb quero comprar o radio flash assim q puder, quebra um galhão mesmo!

abraços!!!
Juliana Bastos
www.julianabastos.com



*Flickr
* Canon EOS 20D
* Hasselblad 500C/M


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:54:16
Não sei se para estúdio seria o ideal, mas para fotografia social o melhor resultado que já ví é utilizando uma luz auxiliar tipo esta: http://www.niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=12&products_id=189
só que o cara a utilizava apontada de forma totalmente indireta, apontada para o teto, ele fazia de tal forma que a iluminação ficava extremamente natural, e utilizava o flash da camera de forma direta mas como menos internsidade, provavelmente para tirar as sombras que esta luz poderia deixar vindo de cima. O disparo era feito por radioflash. Mas como utilizar p/ ex. o SB-800 controlando esta luz auxiliar, pois não dá para utilizar o radioflash e o SB ao mesmo tempo, ou dá?
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi