Autor Tópico: Tirar foto do SOL queima o sensor ??  (Lida 16450 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2005, 01:24:00
Puxa...
Mas eu não sei não, pois já vi fotos com essas linhas antes e sempre achava que é era por causa da "frequencia das luzes solares" que davam este efeito, etc... ou seja, normal isso aí.

Cawe: Depois vc tirou outras fotos em situações diversas e todas sairam assim?
Com estas linhas?
a propósito: antes de vc expor a câmera ao sol, ela já não tirava fotos com estas linhas?
É difícil para eu acreditar que o sol queimou o sensor, mas todo o caso.... acredito que se queimassem o sensor, ou se fosse para dar defeito por causa disso, nos manuais das câmeras viriam para não tirarem fotos apontando para o sol ((apesar que não leio muito os manuais... heheh só as partes dos ajustes da câmera))  :lol:  :D )
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2005, 02:02:39
Leo, realmente, mas mostrar no LCD a todo momento significa que não é questão de abertura de diafragma, e sim de CCD, ou não? Eu acho que postei aqui uma foto que tirei num ambiente sem nenhuma luz. As linhas estavam lá.

Neocosmo, no manual tem essa dica, de não apontar a câmera diretamente para o sol, pois há risco de lesar o CCD.

As linhas iniciaram nesse dia, e nunca mais saíram.
Realmente num dá pra ligar diretamente o problema à exposição ao sol, mas com certeza é um problema de CCD. Confesso que pode ter sido muitos outros fatores. Nesse dia eu tava voltando de uma pescaria, e já tinha levado a câmera pra alto-mar outras diversas vezes, mas dá mesma forma que já havia tirado fotos do sol outras diversas vezes... Vai saber! O que eu posso dizer é que a foto do sol foi a primeira foto assim, e depois dela, todas vieram dessa forma.

Eu aconselho, se o problema persistir, correr atrás da garantia.

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2005, 09:57:15
A A95 é câmera com disparador eletrônico, vc pode tirar foto do sol, ma tem que ser rápido, não pode ficar enrolando pois senão a exposição aos raios solares fica muito longa e pode até super aquecer o CCD.
Lembre-se que diferente do que se imagina a imagem que se forma no CCD não é no ponto de foco e sim a imagem invertida após o ponto de foco ;) Então não temos o mesmo efeito da lupa queimando a formiga, mas temos um certo nível de aquecimendo do sensor, uma demora apontando para o sol ou para outras fontes de calor que irradiam luz intensa pode provocar uma redução na capacidade do CCD dissipar calor e com isso o super aquecimento do mesmo, que pode culminar com danos não só no CCD como em dispositivos agregados a ele.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.