Autor Tópico: Teste de impressao: HPz3100 vs Minilab Frontie  (Lida 5978 vezes)

jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2007, 14:56:47
aproveitando q esta se falando de colorimetros qual seria a diferenca entre eles? tem um muito melhor q o outro? o q um traria de vantagem a mais q outro?

por exemplo http://www.pantonebr.com.br/hueypro.asp
http://www.consigo.com.br/detalhes.php?produto_id=2716

um é a metade do preço do outro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2007, 23:50:50
Faz pouco dias que um amigo fotógrafo reclamou que as fotos não estavam mais saindo iguais a que ele via no monitor (usamos o mesmo Lab - Frontier). Perguntei se ele tava mandando escrever na ordem de serviço de forma visível para não fazerem alteração nenhuma. Ele disse que sim. Olhei atrás das fotos ampliadas e constatei pelos códigos que elas tinha sido alteradas sim (tem uma série de códigos atrás que definem as alterações - tinha a tabela dos significados mas perdi). Falei que elas tinha sido alteradas mesmo ele tendo especificado para que tal não fosse feito.
Fomos ao Lab e depois de mostrar que sabíamos que foi feito alteração o serviço foi refeito e recebemos a explicação que o operador que fez o serviço era novato e que achou que tinha que "melhorar a foto"
De repente tem colega com fotos sendo alteradas por operadores (que querem "melhorar" aquela foto "escura") e nem sabem disso.
Tem de mandar escrever na ordem de serviço bem GRANDE e grifado: "Não fazer Nenhuma Alteração" e quando pegar as ampliações verificar se atrás nos códigos tá tudo no final "N N N N" . Se tiver diferente disso é pq teve alteração.
Tem que tá tudo "N" no final...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2007, 10:44:57
Jean os papéis apresentam diferenças de contrastes, saturação, nitidez, dentre outros, em labs eu gosto de papel Matte porque é mais nítido e suja menos do que brilho (o que já não ocorre em todas as Jato de tinta), esse crystal eu gosto porque apesar de ser Matte ele tem um brilho e uma saturação bem legal, ai ele me dá a impressão de ser o melhor dos dois mundos rs...

Infelizmente não conheço os colorímetros.
Minha irmã usa o Spyder (da Colorvision) e eu uso o Monaco, o Monaco tem mais recursos, mas o Spyder também faz o trabalho bem feito e é bem mais barato... Hoje eu acho que compraria um Spyder.

Lúzio, isso de fato ocorre muito...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:27:48
eu nao sei pq esses laboratoristas querem mexendo em foto, pensando q vao ajeitar nossas fotos....
nunca na vida, nem q o cliente peça eu vou mexer em foto de ninguem! nao vejo sentido nisso! a nao ser q ele pague, ai vai ser outro serviço, o de melhorar foto.

uma vez imprimi uma foto de 1mx1m aqui em minha cidade, e por sorte eu fiquei la olhando eles imprimirem. quando eu percebi o cara ja tinha mandado imprimir a foto, ai eu corri e madei eles pararem a impressao, perguntanto se nao iam me mostrar nenhum prova de cor, pq é logico, eles nao sabiam nem o q era calibraçao. ele disse q podia imprimir a foto pequena, prova, mais eu ia pagar. ai eu disse q n ia fazer isso, e q se eles imprimissem a grande e nao saisse da com q eu quero, teriam q fazer outra ate chegar na cor q eu quero.
no fim das contas terminaram fazendo a prova. a cor andou anos luz de diferença, ai como eles sabiam o tanto q a impressora desviava, (eles nao iam se axar culpados por a cor sair diferente, pq eu pedi p n mexer no arquivo, e eles disseram q tinha q mexer p cor fica boa) começaram a mexer no meu arquivo, colocando um azul e tirando um amarelo q dominava a foto. aumentaram uns 3 pontos de azul. ai imprimiram e a cor se a proximou um pouco da cor q eu queria, mais tirou todos os detalhes, e andou foi longe de dar o mesmo tom. eu n tive nem coragem de discutir com eles sobre calibraçao! perda de tempo enorme. peguei minha foto e sai correndo dali...
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 11:35:54 por jeanpaulo »