Autor Tópico: Fotografia em Palavra - sete artigos  (Lida 3128 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 06 de Setembro de 2007, 10:50:46
Prezados;

Depois de mais de um ano ausente, o Leo avisou-me sobre a reformulação deste fórum, e vim vê-lo novamente.

Saudações a todos, tanto aqueles que já me conhecem de antes ou de outros fóruns quanto os que chegarm depois e agora habitam este espaço.

Atualmente minhas energias estão dirigidas a uma newsletter sobre teoria fotográfica, e oportunamente estou divulgando em diversos meios o elenco de artigos já postados desde o seu início, como segue abaixo.

Abraços.
-------------------------------------

Prezados;

A Newsletter Fotografia em Palavras completou 7 artigos postados desde sua inauguração em maio de 2007. Sete é um número cabalístico, e sete, no período de pouco mais de quatro meses, significa que não cumpri minha promessa de um artigo por quinzena, estando algo abaixo disso, mas, por outro lado, me dá a tranqüilidade de eu não ter entupido a caixa postal de ninguém.

Link para a newsletter:
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras


O que se segue abaixo é um índice de artigos desde o primeiro, com um pequeno pedaço de seu conteúdo e o link para leitura completa. É uma espécie de balanço destes primeiros sete, e ao mesmo tempo o oferecimento de uma visão de conjunto para quem não os leu e venha ter interesse em fazê-lo.

Fotografia em Palavras pretende sempre manter seu foco em temas pouco debatidos em listas e fóruns, como linguagem, estética, semiologia, relacionamento entre instrumento e produção fotográfica, arte, percepção visual nas artes plásticas, etc.

Quem quiser assinar para receber mais ou menos quinzenalmente um novo artigo, basta mandar um email em branco para fotografiaempalavras-subscribe@yahoogrupos.com.br


Lista por ordem de Postagem:

1) Fotografia Autoral. Ortografia, Gramática, Estilística, e o que mais?
maio de 2007
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/1
“O que é narrado na fotografia? O que cabe no retângulo fotográfico que não é o objeto retratado e não é a técnica de retratá-lo? Poderíamos mudar a pergunta e refazê-la usando a palavra poesia em lugar de fotografia. Ficaria mais ou menos assim: O que é falado na poesia que não se resume às palavras ou às rimas?”


2) Criação Fotográfica e Comunidades Virtuais
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/2
maio de 2007
“Parece-me ser um dos maiores motivos o fato do domínio do aparelho fotográfico ter muitos desafios. Há uma operação básica -saber as regulagens-, que é aparentemente pequena, resumindo-se, grossíssimo modo, em acertar o foco, a abertura e a velocidade. Esses três parâmetros, contudo, têm influências recíprocas e combinadas, então as possibilidades são imensas. E é preciso uma longa experiência para antever o resultado de uma combinação ou para identificar a combinação adequada. Ao longo do tempo em que a fotografia vem existindo, algumas dessas combinações foram testadas com sucesso em certos contextos e definiram esquemas de uso capazes de produzirem respostas características...”


3) Uma imagem vale mais que mil palavras?
maio de 2007
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/3
“Se uma imagem em um canto de uma revista seria vista dez ou quinze vezes, em aprofundamentos sucessivos de compreensão e significação, agora a fotografia deve mostrar-se inteiramente em poucos segundos, pois do contrário interromper-se-ia o fluxo. A linguagem fotográfica vai se adequando a essa nova cadência de transmissão, e a fotografia vai cada vez mais adotando aquela maneira chamada pelo Barthes de Fotografia Unária, simplificada em apenas um objeto ou em um truque fotográfico, pois é preciso que ela seja o mais explícita possível.”


4) Há uma nova fotografia surgindo?
junho de 2007
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/4
“Se nos parece pouco realista uma fotografia de viés hiper-realista/HDR, ela, afinal de contas, nos informa coisas sobre a cena que seríamos capazes de distinguir se lá presentes, pois o funcionamento de nossa visão é sempre adaptativo à iluminação do objeto (e assim distinguimos os detalhes muito claros e os muito escuros na mesma cena, coisa que a câmera não faz)”


5) Desfoque do fundo: uma linguagem oriunda do aparelho fotográfico 35 reflex
julho de 2007 (republicação)
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/5
“O fundo desfocado, tão caro a todos os que se dedicam a retratos, não corresponde contudo a uma experiência perceptiva reconhecível, e se contrapõe à representação da perspectiva cônica com a qual a fotografia é aparentada. Nós não percebemos com fundo desfocado, pois a percepção visual é integrativa e junta uma infinidade de pequenos fragmentos percebidos em um quadro completo e de profundo DOF.”


6) A Cena e o Assunto
agosto de 2007
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/6
“Uma fotografia é uma cena. Uma cena simples ou complexa, mas uma cena. Os diferentes elementos da cena fazem dela um envelope para uma mensagem qualquer. A palavra mensagem é perigosa, pois normalmente é entendida como uma mensagem verbalizável, e nem sempre é. Uma foto pode passar uma sensação, uma maneira de sentir...“


7) Olhar Fotográfico: o que é isto?
setembro de 2007
http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/7
“que ao fotografar é exatamente isso o que acontece; o abandono do olhar sem ver, do olhar utilitário e automático por nós usado para nos movermos e atuarmos no mundo. Fotografar impõe um olhar analítico, um olhar selecionador, um olhar julgador e não um olhar distraído.”








LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:22:58
 Olá Ivan,

 Legal você ter voltado (apesar de algumas vezes ter preguiça de ler o que vc escreve...rsrs).

 É sempre interesssante ver uma visão tão técnica sobre a fotografia e você juntamente com o Leo Terra têm essa visão. Sendo que você comenta mais sobre a estética e o Leo sobre a técnica.

 Depois vou ler estes artigos e essa semana mesmo estava lendo dobre aqueles sets de conversão RAW que você escreveu.

  Até mais,
  Leandro
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:35:50
Legal Ivan..... depois vou ler com calma....

E aí, quando vai ter outra discussão técnica entre vc e o Leo ? Era a melhor parte do fórum.... eu não entendia metade, mas aprendia pra kramba...rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:52:37
Deixa o Leo.

Ele é um teimoso danado, e eu sou menos do que ele e me canso. Deixa o bicho quieto -risos.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:15:44
Ivan seja bem vindo de volta, fico feliz que tenha aceitado meu convite... :) Sinta-se livre para postar os artigos na área de artigos com link para o seu site também OK?
Grande abraço e seja bem vindo de volta. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:41:59
Só não comecem a discutir nesse tópicos... Vocês dois parece que dão choque quando estão perto...

uhauhauhauhauhauhauhauahuahaua






Mas quem sai ganhando é todos que fazem a leitura das "brigas", muita informação boa.

 :D
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:04:30
Leandro nós não brigamos, nós discutimos, o que é um tanto quanto diferente.. ;)
Tanto que quando o novo fórum veio ao ar a primeira coisa que fiz foi mandar uma msg para o Ivan, vc briga com quem não gosta, se você gosta e respeita a pessoa ai o máximo que você faz é discutir. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:50:09
Leandro nós não brigamos, nós discutimos, o que é um tanto quanto diferente.. ;)
Tanto que quando o novo fórum veio ao ar a primeira coisa que fiz foi mandar uma msg para o Ivan, vc briga com quem não gosta, se você gosta e respeita a pessoa ai o máximo que você faz é discutir. ;)

Eu sei. Tava brincando ;)
São Paulo - SP


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:20:04
Bom ver o Ivan de volta, mesmo que momentaneamente!
Confesso ser um tanto preguiçoso, mas não é preciso fazer muito esforço para ler porque parece bem interessante :D

E não sei o porquê, mas acho a foto que está no grupo sensacional. Acho que são as cores e a transição delas... :)


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2007, 04:46:40
Obrigada Ivan pelos textos. Li o primeiro sobre fotografia autoral e pretendo ler os demais ao longo da semana. Devo dizer que não é nenhum esforço, pois seu texto é bem fluente e bem escrito e, de certa forma, atende a meus anseios de ver as discussões sobre fotografia expandir o universo técnico, que se é importante e é cheio de especificidades, complementa-se com uma preocupação mais ampla que permeia a fotografia e o ato de fotografar.
Prazer em conhecê-lo e obrigada por partilhar tais preocupações.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 12:27:51 por Miliandre Garcia »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2007, 14:11:57
Grande Ivam!!!

Seja bem vindo!

Realmente é ótimo ter sua presença aqui novamente!

abraços!  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2007, 14:44:11
O que mais agrada nos textos do Ivan, certamente, é que são bem escritos.
Não importa o tema, a leitura é agradável.
Principalmente nesse mar de semi-analfabetos auto-indulgentes que se tornou a internet.

Às vezes discordo de algum ponto de vista do Ivan. Mas faço questão de lê-los.
Pode ser que futuramente me veja dizendo a mesma coisa.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2007, 15:19:21
É bom ver você novamente aqui no MF.
Abraços,


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:32:57
Prezados;

Obrigado a todo mundo. O Leo me mandou uma mensagem falando da reformulação deste fórum, e vim ler e de ler, postar.

A newsletter eu criei porque percebi que meus textos ficavam dispersos em fóruns diversos, diluída a autoria, impossíbilitando o controle sobre eles, etc. Aí resolvi fazer desta forma que me dá, ao longo do tempo, um conjunto com suas coerências e incoerências, mas reflexo daquilo pensado.

Estou chegando agora da serra, por isso não respondi as mensagens cada uma. Fz lá umas fotos que gostei, e, interessantemente e desmentindo o dito que o fotógrafo com digital fotografa muito e apaga muito, praticamente toda a seqüência de fotos está com numeração contínua, uma ou outra exceção. Nas seqüências de exterior, a numeração é batidinha, uma a uma, exeto duas fotos da primeira, acho.

Futuramente vou tentar preparar essa série como miniaturas, pois ela tem uma coisa legal, ela, por estar inteira, mostra como as idéias foram surgindo uma da outra. Evidentemente, de uma série de 30 fotos há umas duas ou três mais gostadas, mas essas três nascen das 30.

Abraços a todos,

Ivan
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 13:08:06 por Ivan de Almeida »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2007, 12:27:57
Ivan!

Ficamos felizes que você está de volta.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!