Autor Tópico: Como ganhar $$$ com fotografia?  (Lida 2334 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 07 de Junho de 2005, 18:24:03
Pessoal,

Fotografar para a maioria de todos aqui no fórum é apenas um hobby, mas existe alguns fotógrafos profissionais aqui que tiram seu ganha-pão atráves de fotografias.

Como dinheiro nunca é demais, estava pensando alguma maneira de ganhar uns trocados extras tirando fotografias. Seja fotografando casamentos, aniversários ou qualquer tipo de confratenização ou festa. Cobrando uma taxa relativamente baixa acho que daria para tirar uns trocados extras.

Alguém daqui ganha algum dinheiro com esse "hobby" ? Teria alguma dica ou sugestão?

Meu equipamento é o seguinte: Sony V3 + 1,5GB + Tripé WT-3750 + Bateria Extra. (acho que dar pra fotografar com qualidade e não fica nada a desejar a noite). PS: Um flash externo seria essencial, ok?

Abraços,


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2005, 09:04:56
Opa!
E ae?
Blz?
Realmente sempre é bom um din din extra... ainda mais fazendo coisa que a gente gosta...
Eu comecei a fazer isto há alguns anos (uns 2 ou 3), mas estou agora/atualmente querendo levar mais a sério o negócio, pois quase toda a semana estou fazendo eventos, casamentos e aniversários... e a minha agenda "tá lotada" heheh (até tenho que dispensar alguns....pois não estou dando conta do recado)
Comecei com uma câmera e a partir daí, todo o dinheiro que consigo eu gasto metade e a outra metade é guardada para investir.
Sempre que possível também eu dou uma lidinha em artigos, revistas e fico enchendo o "saco" do pessoal daqui do fórum por ex. a respeito das mais variadas coisas... heheh
Não sou profissional, não tenho, não fiz nenhum curso e só pretendo fazer quando tiver um bom aqui por perto da minha região... ATUALMENTE TÁ "FODA" ACHAR UM BOM CURSO DE FOTOGRAFIA!!!
Bem, o que posso te falar é que seu equipamento realmente não é ruim... já utilizei uma V3 e quase comprei uma.... porém, se vc quiser levar um pouco mais a sério o negócio, te diria para logo de cara adquirir um flash externo e num futuro comprar uma DSLR. Você verá que o investimento compensa. Te deixará bem mais seguro.
Sobre o seu cartão de memória, creio que tá bom....
FAle mais para a gente qual será o seu maior "foco" - que vc pretende entrar para qual "campo" (por ex: a área de casamentos é uma das mais difíceis e por que não dizer, mais disputadas... o faturamento é até grande, mesmo para quem não está a tanto tempo no mercado, mas tem que saber tirar... tem que ter os dom... heheh.. se vc não pegar um lance, já era... "não tem como falar para o padre fazer novamente" - vc terá que ter uma certa experiencia e uma câmera bem rapidinha...)
Ah, e sua bateria, dá para tirar quantas fotos?
Acho que vc com essa extra já estaria suficiente, mas talvez, digo, talvez, seria interessante até adquirir outra para ter certeza...
Bem, acho que é isso...
Sucesso!

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2005, 21:10:00
Bom... ainda não tenho nada oficializado, são apenas planos que tenho para tirar uma graninha extra. Tbm não teria foco nenhum em vista... talvez casamentos, festas, confraternizações ou qualquer outro tipo de eventos que podesse fotografar.

2 baterias são suficientes sim. A quantidade de fotos depende muito se o LCD estiver ligado, se for com flash, se ficar ligando e desligando a camera, se ficar mostrando a foto no lcd depois(sempre pedem isso), enfim, mas 2 baterias dar pra tirar bastantes fotos sim.

Penso em juntar o dinheirinho que possa surgir para ir investindo um pouco nisso, até chegar em uma DSLR.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2005, 22:06:23
Opa!
Legal... você já está no caminho e com um equipamento até bom...
Vá em frente !!!

Eu comecei com uma Fd-75!!!

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2005, 20:48:01
Meu grande erro quando comecei, foi cobrar barato demais, é como dar tiro no próprio pé.
quando se cobra muito barato, o cliente passa a pensar que o serviço do fotógrafo se resume apenas ao custo do filme e do papel fotográfico utilizado.
Nào podemos nos esquecer, que o que é cobrado é o "Know How" , a técnica e o conhecimento , e não apenas o valor do material gasto.
Usemos um exemplo:
Vou fotografar um casamento:
Passo 1 - Visita aos noivos para orçamento e demonstração do trabalho.
Custo= deslocamento e tempo gasto.
Passo 2 - Nova visita para assinatura do contrato e acxerto de detalhes
Custo= deslocamento, impresso do contrato e tempo gasto.
Passo 3 - Fotos do casamento civil
Custo= deslocamento, filme no caso de material analógico ou desgaste do equipamento digital (isso deve constar em sua planilha de custos, pois nenhum equipamento é eterno ou à prova de quebras) e tempo gasto.
Passo 4 - Fotos do casamento Religioso e Recepção
Custo= deslocamento, filme no caso de material analógico ou desgaste do equipamento digital ,custo com assistente e alimentação(quando não fornecida pelo contratante) e tempo gasto.
Passo 5 - Revelação das provas
Custo= deslocamento e tempo gasto(no caso de digitais deve-se acrescer tambem o valor referente ao tratamento das imagens, pois todo tempo dispendido em um serviço deve ser agregado ao seu custo total).
Passo 6 - Retirar as provas no laboratório
Custo= deslocamento, valor dos serviços do laboratório e tempo gasto.
Passo 7 - Levar as provas até os clientes.
Custo= deslocamento e tempo gasto.
Passo 8 - Retirar as provas escolhidas com o cliente.
Custo= deslocamento e tempo gasto.
Passo 9 - Fazer as ampliações
Custo= deslocamento e tempo gasto(computar tambem o tempo gasto para separar e organizar os negativos escolhidos ou os arquivos quando digitais, pois nenhum laboratorio faz isso).
Passo 10 - Retirar as ampliações no laboratório
Custo= deslocamento, valor dos serviços do laboratório e tempo gasto.
Passo 12 - Montagem do Album
Custo= deslocamento, gastos com aquisição de album, folhas, "passpatours", separadores, estojo e embalagem, ou gastos com encadernação  e tempo gasto.
Passo 13 - Entrega do Album ao Cliente
Custo= deslocamento e tempo gasto.
Passo 14 - Quando o serviço não foi pago a vista ou não foi ainda quitado, nova(s) visita(s) para recebimento da(s) parcela(s) pendente(s).

Agora depois de tudo isso voce ainda acha que vale a pena cobrar  "Um precinho bem baratinho"???

Quanto ao equipamento que voce usa,  leve em consideração que sua maquina tem um CCD pequeno e consequentemente terá lentes com uma distancia focal menor que uma DLRS, o que acarretará um distancia focal equivalente, mas uma perspectiva diferente.
Por exemplo:
Uma Sony F828, tem um lente equivalente a 28-200mm, com uma otima abertura maxima (acho queé 2.8 ou 2.8), mas na verdade, ela é uma 7-50mm, ou seja quando na distancia focal equivalente a 200mm, voce verá como se estivesse usando uma 200mm de verdade, mas a imagem será gravada como se voce usasse apenas a zona central de uma lente 50mm.
Voce poderá notar bem essa diferença quando fizer um close ou superclose , pois a diferença será bem grande.
Outro porem é o uso de um bom flash, o que é de suma importancia para seu trabalho, e novamente caimos nas DLSR.

Se voce realmente quizer se aventurar, comece com uma analógica, que hoje voce poderá achar com preços muito convidativos, mas tome cuidado para não se "queimar"com outros fotografos, se for competir, brigue na qualidade e na diversificação de serviços, mas não no preço, pois isso leva o mercado a se nivelar por baixo.

Saudações

MCarpinetti

 
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2005, 02:24:11
E ae MCarpinetti?
Blz?
Realmente... muito bem colocado o seu posicionamento...
Eu tb comecei (e estou nesse barco)... Cobrar barato é bom ou parece ser no início... vc vê que todo mundo quer fazer fotos com você e você fica super feliz! :lol:
Mas... tem todas essas estapas que você mencionou que são cansativas, massantes, chatas, etc...
E cobrar barato depois de um tempo, só vai te dar dor de cabeça...
Primeiro porque os clientes que vão te procurar, além de te pagar menos (por ser um preço baratinho o serviço, as fotos, etc...), são por incrível que pareça, bem mais chatos!@! Querem fotos de EXTREMA QUALIDADE!!! É, isto é incrível... e querem as fotos da noite para o dia.... e o pior é que ainda esse pessoal tem a "kara" de pau de pedir desconto..... e aí, quando vc vai ver... o seu lucro mal paga os gastos com gasolina, "marketing" e desgaste do equipamento...
Conclusão... vc fica "sem comer" hehehe :lol:

O problema é sair do barco... pois depois a pessoa acostuma com isto, e até passa o seu preço para outras, pronto... vc está "enrolado".

O lance é diversificar do mercado e fazer seu preço, independente de qualquer coisa/pessoa, etc...
Assim, vc terá o seu público e seu trabalho renderá mais. Além de ter agora 2 satisfações... a de um trabalho bem feito e de um din din no bolso.. heheh
Coisa que se o preço for nivelado por baixo, vc só fica com a satisfação de "fazer um bem para humaninade" hehehe :lol:  :P  :D

Bem, brincadeiras a parte, o mercado é CRUEL.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2005, 12:23:49
Sapp,

Eu compartilho dos mesmos pensamentos do MCarpinetti. Eu acho que fazer favores é a melhor forma de ganhar experiencia... Voce não faz profissional, mas mesmo assim aprende, e ainda tira os custos. Mas acho que a partir do momento que vc decide "cobrar de verdade" pelo "serviço", aí voce precisa ter equipamento que vai te oferecer qualidade....

Quando decidi que pararia de fazer "favores" de fotografar casamentos, não abri mão da qualidade... Comprei o que estava dentro do meu orçamento sim (não me enfiei em dividas mostruosas), mas não abri mão do minimo de qualidade. Comprei uma DSLR (300D) com um bom Flash (Sigma 500 Super) e uma lente de boa qualidade e bom custo-benefício (28-105 3.5-4.5 USM II). Foi a melhor coisa que eu fiz... Mesmo em meus primeiros trabalhos "cobrando pra fazer", tive a grata surpresa de conseguir excelentes fotos, mesmo sendo "aparentemente" novato (mas já havia feito muuuiiiitttooosss favores antes de entrar na empreitada pra ganhar). Com isso, adquiri experiencia e hoje posso fazer fotos com qualidade que não deixa a desejar dos que já estão na área a mais tempo.

E mais... Não faço projeto assistencial com minhas fotos... Se for amigo e não puder pagar o preço justo, prefiro falar que vou dar as fotos de presente, sem compromisso, e entrego num CD. Qquer coisa, fiz apenas um favor.

Pq se for favor, a gente tem mania de dimiuir a qualidade pq o cliente vai pagar apenas os custos... Com isso, voce faz um trabalho de baixa qualidade e um dia ele vai mostrar o album pra alguem que tá noivo e vai dizer: Foi fulano que fez... E sabe o que vão pensar? Eu é que não contrato fulano pra fotografar meu casamento!

Ou seja, se vai decidir fazer pra valer, deve fazer mesmo. Serviços meia boca só denigrem a imagem do trabalho do fotógrafo.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Daniela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2005, 21:07:35
Como começar??? Essa é a minha maior duvida!! Como as pessoas sabem que voce esta querendo fotografar? Eu também quero começar mas não sei como...
Alguem pode me dar umas sugestões??
Obrigada


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2005, 22:58:45
Daniela, posso lhe dar uma sugestão:
Eu comecei como "sombra"de um fotógrafo antigo.
É um senhor que ja está no fim de carreira, mas me ensinou muito. Comecei fazendo segunda luz para ele, carregando equipamento, sendo seu assistente, e aos poucos fui fazendo uma foto ou outra, meio assim sem compromisso, até que um dia fizemos um trato, em qualquer evento que fosse, as fotos que eu tirasse e fossem vendidas, o lucro seria meu, e a sociedade continuou até que eu comecei a vender mais do que ele, então era a hora de voar com as proprias asas.Pra voce ter uma ideia, ele me ensinou até a "bater" a propria quimica para revelar preto e branco!!!
Vantagens:
aprendizado gratuito;
critica de um profissional bem experiente;
apoio logistico e comercial;
orientação de um profissional;
equipamento à disposição.
Desvantagens:
trabalhar duro e quase de graça por um bom tempo.

Mais uma dica:
Aprenda primeiro com uma maquina analógica, e se possivel mecanica, sem nenhum automatismo, pois assim voce poderá aprender "o pulo do gato", para depois passar para as autofocus e digitais. Voce deve aprender a fotometrar, conhecer regra de numero guia, compensações, uso correto de cada distancia focale outros macetes que só os anos de experincia vão lhe dar. Aprenda tambem a teoria, pois a maioria dos fotógrafos antigos conhece tudo na pratica, mas se enroscam quando o assunto é teoria. Busque em literatura, internet, cursos, tudo o que puder. Por incrivel que pareça, o curso de fotografia por correspondencia do Instituto Universal Brasileiro tem a teoria basica muito bem explicada e em lingugem bem facil de assimilar, é uma pedida boa e barata.

Sucesso (mas com muuuuiiitoooo empenho!!!)

Saudações

MCarpinetti
[/size]
[/b]
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2005, 19:41:05
Também tive essa ideia em Março deste ano, como já fazia fotos há muito tempo, mas sem compromisso nenhum, resolvi investir.
Tinha uma Canon EOS 1000F com uma lente 35-135, vendi tudo!
Acabei comprando varios equipamentos, hoje tenho  2 corpos Canon 10D/ Elan 7, 4 lentes Canon 28-135IS/ Sigma 28-70 2.8/ Sigma 70-200 2.8/ Sigma 105 2.8 e uma Flash 550EX.
Fiz uns cartões, comecei a distribuir p/ os amigos, já comecou a pingar uns serviços, mas realmente o inicio é complicado, pois vc fica ancioso por pegar alguns trabalhos.
Meu investimento foi bem grande, hoje  estou comprando um conjunto de flash de studio, p/ quem sabe abrir um negocio.
Mas é prazeroso fazer o que gosta, pode ter certeza!
 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2005, 00:40:44
Citar
Também tive essa ideia em Março deste ano, como já fazia fotos há muito tempo, mas sem compromisso nenhum, resolvi investir.
Tinha uma Canon EOS 1000F com uma lente 35-135, vendi tudo!
Acabei comprando varios equipamentos, hoje tenho 2 corpos Canon 10D/ Elan 7, 4 lentes Canon 28-135IS/ Sigma 28-70 2.8/ Sigma 70-200 2.8/ Sigma 105 2.8 e uma Flash 550EX.
Fiz uns cartões, comecei a distribuir p/ os amigos, já comecou a pingar uns serviços, mas realmente o inicio é complicado, pois vc fica ancioso por pegar alguns trabalhos.
Meu investimento foi bem grande, hoje estou comprando um conjunto de flash de studio, p/ quem sabe abrir um negocio.
Mas é prazeroso fazer o que gosta, pode ter certeza!

E ae Luiz?
Blz?
Legal a sua iniciativa.
Eu também comecei a algum tempo, (mas aliás, se for ver mesmo ainda estou começando...) pra valer este ano. Tem dias que tenho uns 4 "compromissos" e tem semana que num tem nada heheh, mas estou gostando, pois faço da fotografia um ganho $ que antigamente era para apenas para "manter o equipamento" e agora já está dando para "manter o equipamento" e "comer uma pizza nos fins de semana" heheh
(brincadeira, dá para ganhar um troquinho legal)...
Brincadeiras a parte, vi que vc falou que tem 4 lentes  entes Canon 28-135IS e 2 cÂmeras... você não teria "intenção" de vender uma não?
 :D
Bom, é isso aí.
Abraços,

Renato
« Última modificação: 27 de Junho de 2005, 00:44:35 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2005, 15:36:34
Renato,

Acho que o que o Luiz tá falando é que ele tem 4 lentes.... (uma 28-135 IS, uma sigma 28-70 2.8, uma Sigma 70-200 2.8, uma 105 2.8)

Acho que faltou uma virgula na frase dele!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2005, 15:45:22
Renato,

Acho que o que o Luiz tá falando é que ele tem 4 lentes.... (uma 28-135 IS, uma sigma 28-70 2.8, uma Sigma 70-200 2.8, uma 105 2.8)

Acho que faltou uma virgula na frase dele!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2005, 17:49:21
E aí galera,
tudo bem?
Estou acompanhando esse tópico, todo mundo tem dado dicas super legais e importantes. Mas eu queria saber mais ou menos como é que vocês cobram os eventos... Qual é a base que uma pessoa que ainda não tem nome no mercado pode cobrar por, por exemplo, uma festa?

Obrigada!