Autor Tópico: Dúvida sobre fotos com zoom na S2IS  (Lida 1147 vezes)

Felicio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • http://
Online: 24 de Agosto de 2007, 16:24:19
Olá a todos. Sou novo aqui e encontrei esse fórum pesquisando sobre câmeras fotográficas no google.  Sou de Floripa-SC e, apesar de amador, sou entusiasta da fotografia e o que mais gosto de fazer é colocar minha motoca na estrada com minha câmera e minha patroa à tiracolo e viajar por aí afora. Mas o que acabou me levando a descobrir este fórum foi um "problema" que tenho tido com a minha câmera e que na verdade eu não sei se realmente é um problema.

Pois bem, tenho uma Canon S2IS que comprei em janeiro deste ano e uma coisa que tem me deixado intrigado é que não consigo fazer fotos de uma paisagem distante utilizando todo o zoom ótico de 12x da câmera (o zoom digital está desligado). O que acontece é que quando faço este tipo de foto a câmera demora para focalizar. Ela fica tentando focar e as vezes não acha o foco nunca, mas quando ela focaliza e eu tiro a foto e abro a mesma no PC, na verdade a foto está desfocada, sem definição correta dos contornos. Eu sei que em zooms longos há o problema de magnificar qualquer movimento mínimo da mão e tremer a imagem, mas também já tirei fotos com ela perfeitamente apoiada numa superfície firme e dá no mesmo. O interessante é que utilizando todo o zoom ótico para fotografar objetos mais próximos, sei lá até uns 20-30m, isso não acontece e a foto sai perfeita. Tô achando que é algum defeito da câmera. Alguém por aí tem a S2 e tem o mesmo problema ou eu peguei uma camera premiada mesmo?

Agradeço a colaboração!
Abraços.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2007, 17:42:43
Em primeiro lugar bem vindo ao fórum.
Experimenta tirar uma foto com a câmera no tripé e com o timer dela em AF e depois a mesma coisa em foco manual.
E por último coloca uma foto destas com problema aqui para a gente ver.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Amaurí

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:30:39
Tenho uma S3IS, e játive esta dificuldade, veja que em Zoom  tem uma distancia mínima que tem que ser respeitada, a S3  indica no displai, principalmente quando VC quer usar o Zoom  com objetos mais próximos.
NO infinito, uma vez apanhei tentando fotografar o eclipse da lua, ela não achava o foco, resolvi usando o foco manual e colocando no infinito.


fpandur

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 20:20:48
Já tive a Canon S2. Ela não tem muita dificuldade com foco em alto zoom, diferente de outras cams, como as Sony H. Quando essa dificuldade de foco ocorre, o assunto está muito longe ou perto ? Se estiver perto, pode ser necessário ativar o modo macro (sim, isso mesmo), mesmo com o zoom no talo.

Estou presumindo que o IS esteja ativado e que você pressione o shutter até a metade e espere a cam indicar que o foco foi feito, certo ?  ;)

Tente ver o EXIF das fotos que saíram fora de foco e poste aqui o tempo de exposição e abertura utilizados pela cam.
Fuji 9100 | xD 1GB | CF 2GB | tripé WT-3760 | Flash Mikona 328 | UV/PLC/ND | Canon 250D
MEU FLICKR