Autor Tópico: Custo de importação de equipamento  (Lida 8875 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2007, 13:29:29
É tudo muito simples e ao mesmo tempo complicado:

Porque tanto tipo de imposto, com alíquitas tão altas, diferentes vencimentos e formas de cobrança ímpar ??
Para favorecer a roubalheira. quanto mais complicado for, mais fácil é de desviar. E nas fiscalizações mais fácil fica de achar algo errado e pedir suborno.
Em países sérios, nos casos de leve diferença em impostos levantado por fiscais você tem um prazo para apresentar sua defesa, e é feito pelo fiscal um roteiro para sua regularização. Não existe a punição instantânea, nem a oneração medíocre.
Aqui não... o cara vem te aterrorizar, te ameaça, constrange.....
E dessa forma o governo cada vez lucra mais, rouba mais e a gente perde mais....
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2007, 15:40:32
Ja que estamos no topico, aqui vai uma questao:

Cenario: Estou voltando dos EUA com uma camera de $1500 na mao e vou passar pela alfandega, quanto ela vai me custar se:

1) Eu ir direto ao balcao da receita para declarar e pagar o imposto?

2) Se eu tentar passar pela luz verde e me derem a luz vermelha?
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2007, 18:35:06
Ja que estamos no topico, aqui vai uma questao:

Cenario: Estou voltando dos EUA com uma camera de $1500 na mao e vou passar pela alfandega, quanto ela vai me custar se:

1) Eu ir direto ao balcao da receita para declarar e pagar o imposto?

2) Se eu tentar passar pela luz verde e me derem a luz vermelha?

Se vc declarar pagará 50% sobre o valor q exceder U$500, ou seja, pagará U$500 de imposto.
Caso vc tente a sorte e não seja bem sucedido, pagará uma multa de 100% do valor do imposto, ou seja, mais U$500 totalizando U$1000.
Atente que a maioria dos aeroportos já conta com sistema de raio X para bagagens. Tá ficando cada vez mais complicado.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:55:06
Pois é, a melhor coisa é ter um ou mais amigos americanos que venham de vez em quando para cá, assim não rola stress nem imposto nenhum.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2007, 22:17:43
Uma questão parecida.
Viajo para fora do Brasil e levo meu equipamento. Tem toda pinta de usado além de não ter caixas, viajando na minha mochila de fotógrafo.
Quando volto, como fica se não tenho todas as notas fiscais antigas para comprovar e das que tenho, algumas são daquelas sem o selinho da receita?


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2007, 22:24:28
Essa de "trazer no pescoço" não garante isenção fiscal. O mesmo vale para o exemplo do wdantas.

Que eu saiba, só existem duas possibilidades em que um produto eletrônico não é taxado na receita:

1) Suas compras não terem ultrapassado o valor de US$ 500,00.

2) Você ter dado baixa no produto antes de sair do país. Este ultimo procedimento prova que você já tinha o equipamento e que não comprou no exterior.

--

Se voce pegar sua reflex, viajar pra fora do país e depois voltar com a camera no pescoço, um fiscal da receita pode muito bem alegar que você comprou no exterior. E com razão, diga-se de passagem.

Se a intenção for importar um produto sem pagar as taxas, o jeito é botar na mala e contar com a sorte...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2007, 22:24:57 por hakkinen »
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


ricardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2007, 23:28:08
Hoje para sair do Brasil com um equipamento importado vc deverá preencher uma declaração de que o equipamento já foi nacionalizado e que está saindo do pais.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2007, 23:31:37
Hoje para sair do Brasil com um equipamento importado vc deverá preencher uma declaração de que o equipamento já foi nacionalizado e que está saindo do pais.

É isso mesmo. Se não fizer, corre o risco de pagar imposto por um produto que já era seu...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:08:26
Conheço uma pessoa que faz serviço de importação, ela tem até um website, as mercadorias não encontradas vc liga e pede orçamento, ela adiciona no site e vc faz a compra com cartão de crédito. Segundo testemunhas não ocorre cobrança de imposto de importação pois é uma mercadoria enviada por pessoa física. Ela dá preferências a volumes menores tipo flashes, câmeras digitais... não sendo dada preferências a volumes maiores tipo impressoras... Ela faz a compra em uma loja e te envia.
Estou olhando um flash e um difusor.
Se o preço for bom, entrarei em contato com ela e se der tudo certo posto aqui o endereço do website que tem o telefone para contato. Vc liga para um número no Brasil e a ligação é desviada para Miami.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #24 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:31:09
Kd?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #25 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:42:38
Olha amigo, vindo pelo correio é meio difícil a fiscalização não pegar, mesmo sendo de pessoa física para pessoa física.

Quem sabe as digitais "saboneteiras" passem, agora as DSLR´s é bem complicado...

Citar
Se o preço for bom, entrarei em contato com ela e se der tudo certo posto aqui o endereço do website que tem o telefone para contato. Vc liga para um número no Brasil e a ligação é desviada para Miami.

Hummm.... sei não... MAs em todo caso manda o site!!

SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 13 de Dezembro de 2007, 19:57:34
Deixando de lado as queixas e desabafos, o estado brasileiro taxa todos os produtos industrializados que entram por uma razão muito simples: é um meio de evitar que todas as divisas sejam gastas em importação.

Um país tem uma hierarquia de compras. As que beneficiam a maior quentidade de gente (trigo), as que são essenciais para a economia andar (petróleo), as que são fundamentais para a própria produção (bens de capital, máquinas agrícolas, fetilizantes).

para ter dinheiro para essas "bobagens", ou o país exporta mais (todo mundo quer, mas fazer a mágica são outros quinhentos), ou então dificulta a compra de artigos que podem ser da necessidade de algumas profissões, mas não têm o impacto multiplicador do petróleo, por exemplo (aos que não sabem, o petróleo que produzimos é exportado e é comprado petróleo leve, mais caro).

Em segundo lugar, enquanto na Suécia quase todos são contribuites do Imposto de Renda, e assim todos sustentam o estado que presta serviços a todos, aqui somente uma parte pequena da população é contribuinte, e a maioria recebe transferências de dinheiro através de educação gratuita, saúde pública, etc. Poucos sustentam muitos, e assim esses poucos acham que recebem pouca retribuição.

De onde deve sair o dimnheiro para a educação pública? (que foi recentemente universalizada em termos práticos)

Mesmo assim, os pagadores recebem a maior parte do quinhão. Basta verificar os índices de policiamento dos bairros nobres das cidades e compará-los com os da periferia, verificar a coleta de lixo comparando-a, verificar o asfaltamento das ruas, calçadas, etc.

Ninguém gosta de pagar tributos, mas é preciso entender o contexto. Como sabem eu fui arquiteto. Usava material importado, papéis importados, tintas importadas, compassos importados (uma caixa de compasso custa o preço de uma câmera boa ou mais), etc, etc. Nunca vi arquiteto inventando que era injustiçado pelo mundo por causa disso.

Mas os fotógrafos, esses queixam-se de tudo. Da concorrência, do preço dos equipamentos (aliás, uma queixa contraditória. Tire os impostos e a concorrência vai explodir). E é sempre mais cõmodo achar que existe uma culpa, pois isso permite ficar viajando na maionese.

Meus queridos. Não sei se avisaram a vocês quando vocês nasceram, mas este não é um país rico. É um país que até recentemente teve problemas consistentes de liquidez, que ficou quase sem reservas internacionais, etc, etc. É um país que precisa racionalizar as compras.

Aliás, na rica Europa, os tributos são menores, mas as cãmeras lá custam bem caro também, pois os tributos não são tão menores.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 20:00:07 por Ivan de Almeida »


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2007, 21:18:45
Aliás, na rica Europa, os tributos são menores, mas as cãmeras lá custam bem caro também, pois os tributos não são tão menores.

Soou meio ambiguo... nao entendi essa frase
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Dezembro de 2007, 00:05:17
Ja que estamos no topico, aqui vai uma questao:

Cenario: Estou voltando dos EUA com uma camera de $1500 na mao e vou passar pela alfandega, quanto ela vai me custar se:

1) Eu ir direto ao balcao da receita para declarar e pagar o imposto?

2) Se eu tentar passar pela luz verde e me derem a luz vermelha?

Padu,no nosso caso nós não pagamos imposto.

Tem uma lei que diz que todo o brasileiro que residiu no exterior por mais de um ano tem o direito de levar consigo a sua mudança,isso inclui bagagem acompanhada e desacompanhada.
Fora que tem outra lei que fala que todo material de uso profissional tem passe livre.
Mas para que essa lei tenha valor vc tem que residir no minimo por um ano inteiro fora.Caso vc tenha passagem ou permissão de reentrada no outro pais seriamos tratados da mesma maneira que um estrangeiro que esteja á passeio no BR.
Quando eu voltar pra casa eu dou uma procurada no meu código civil e posto aqui.Não me lembro do numero da lei mas ela existe(eu já usei).


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #29 Online: 14 de Dezembro de 2007, 15:15:07
Padu,no nosso caso nós não pagamos imposto.
Tem uma lei que diz que todo o brasileiro que residiu no exterior por mais de um ano tem o direito de levar consigo a sua mudança,isso inclui bagagem acompanhada e desacompanhada.
Fora que tem outra lei que fala que todo material de uso profissional tem passe livre.
Mas para que essa lei tenha valor vc tem que residir no minimo por um ano inteiro fora.Caso vc tenha passagem ou permissão de reentrada no outro pais seriamos tratados da mesma maneira que um estrangeiro que esteja á passeio no BR.
Quando eu voltar pra casa eu dou uma procurada no meu código civil e posto aqui.Não me lembro do numero da lei mas ela existe(eu já usei).

Legal,

Ja faz mais de 7 anos q eu moro por aqui, mas sera que essa lei vale tambem se eu estiver indo pro brasil aa passeio somente (ao inves de retornando com minha mudanca)?
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California