Autor Tópico: Data na foto (XTi)  (Lida 4625 vezes)

lokss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Setembro de 2007, 08:36:22
Amigos,

Recebi minha XTi e tenho um duvida. Não estou conseguindo com que a Data seja "escrita" na foto como ninha Sony T33 antiga fazia. Estou falando na foto e não no exif.

pesquisei por este assunto e não achei nada, se alguem puder me ajudar agradeço.
 ???


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2007, 11:10:31
Ela não tem essa opção.

 Escreva com uma caneta daquelas de escrever em CD atrás da cópia em papel se quiser ter a data. Não existe nada mais feio que uma ampliação com aqueles números amarelos ou verdes.
 Imagine aquela baita foto ampliada 50x60cm com os números do tamanho de uma caixa de fósforo... Êca...
São Paulo - SP


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2007, 13:55:24
Da até dó, comprara esta camera e pensar em datar a fotografia.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:06:29
Este é mais um dos inúmeros erros (falha) de projeto, deste fabricante, que se manifesta . Que marca é esta que não tem o menor pudor em ignorar os anseios (justos e razoáveis) de seus experientes, informados e exigentes consumidores.
Odeio Canon. Onde já se viu privar uma máquina de função tão imprescindível. ;D
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:18:51
Este é mais um dos inúmeros erros (falha) de projeto, deste fabricante, que se manifesta . Que marca é esta que não tem o menor pudor em ignorar os anseios (justos e razoáveis) de seus experientes, informados e exigentes consumidores.
Odeio Canon. Onde já se viu privar uma máquina de função tão imprescindível. ;D

Ahh, mas a Fuji e Nikon também lançaram DSLR sem datador também. Não sei se eles já corrigiram essa falha, mas que lançaram... lançaram...

:P
São Paulo - SP


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2007, 23:01:46
lokoss,

Vou fazer coro com o pessoal, também não acho nada agradável as datas nas fotos, porém vc poder fazer isso como  o Photoshop, ou outro programa facilmente...  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2007, 09:21:55
A XTi tem como alvo os fotógrafos hobbystas avançados e semi-profissionais, portanto um público que costuma detestar os horríveis adicionais de data/hora na foto, pois isso acaba destruindo a composição e tirando a atenção do assunto principal, que é a foto. Os amadores adoram esse recurso, e sem críticas ou ressentimentos..... é questão de gosto pessoal. Como o pessoal já falou, você tem opção de colocar via action as datas via photoshop, e aí naquela foto maravilhosa que você tirar do pôr-do-sol que você for ampliar não precisa colocar e você terá um pôster muito mais bonito.  ;D
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


lokss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2007, 11:26:11
Da até dó, comprara esta camera e pensar em datar a fotografia.


Amigos, acho que não estou aqui para ser julgado. O que quero é ter a opção de fazer o que quiser com minhas fotos, inclusive datar as fotografias que achar convenientes.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2007, 01:32:41
Todos nós, de uma maneiro ou outra, somos sempre "julgados". Ao participar de qualquer grupo social vc estará sujeito a isso. Se disserem que não é mentira.
Mas deixe de lado estas coisas. Vc está entrando em um novo grupo e é normal ter de encarar umas brincadeiras ou gozações. Ainda mais querendo que uma DSLR coloque data nas fotos... Uma enorme Heresia.
Relaxa e aproveite a situação, que ao contrário do que parece, é excelente para fazer novos amigos.

*heresia > Idéia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida; Fig. Contra-senso, tolice.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 01:35:16 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:21:06
Amigos, acho que não estou aqui para ser julgado. O que quero é ter a opção de fazer o que quiser com minhas fotos, inclusive datar as fotografias que achar convenientes.

Na verdade lokss, não é bem um julgamento, e sim mais um consenso... Será muito difícil achar alguém que fotografe com uma DSLR e que não odeie datas nas fotos. Como tais vindo de uma supercompacta da Sony, é normal que ocorra essa confusão, mas é sempre bom ouvir as demais opiniões. Data em foto é algo realmente muito feio, mas não precisas se preocupar, porque no arquivo digital já existe a data e hora embutidos (em uma seção do arquivo chamada EXIF, faça uma busca por este termo no fórum). Já no arquivo impresso, basta uma canetinha pra escrever atrás: fica discreto e organizado, sem estragar o visual de tuas fotos.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


lokss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2007, 07:20:34
Vai falar isto para minha esposa.....
Quando tiramos fotos de nosso filho e ela coloca no album a reclamação é grande. Queria ter a opção de colocar as datas em alguma fotos.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2007, 00:55:41
Já que a questão é a data nas fotos que vão para o albúm é só abrir elas no PS e colocar a data nas que forem ser ampliadas, salvar num cd ou pendrive e levar para o lab.
Só mantenha as fotos originais sem as datas para o caso de se querer fazer um quadro no futuro.
Como está seu conhecimento sobre PhotoShop?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2007, 01:09:31
Alguma SLR faz isso????
Acredito que nenhuma câmera com uma proposta como esta vá apresentar tal tipo de recurso, não faz o menor sentido, esse é um tipo de recurso esperado em uma compacta não em uma SLR. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2007, 03:56:48
Aproveitando o tópico e aos anseios da minha esposa, tem como fazer uma action no photoshop que obtém a data no exif e adiciona à foto? Tenho um programa que faz isso, mas minha esposa não gostou da fonte :(

Já desenvolvi um também em C# para fazer isso, porém dá um trabalho danado calcular o tamanho que deve ser a fonte de acordo com o tamanho da foto.. eheheheh

Antes de ser zuado também, guardo os originais sem alteração, mas pra quem tem uma câmera pra tirar fotos dos filhos sabe bem como faz falta uma data, ficar tirando as fotos dos álbuns para ver atrás a data que foi tirada é sacanagem, outra coisa, revelo fotos apenas de pessoas, de paisagens, animais e insetos nunca, tiro bastante pra ver no computador, mas nunca revelo.. ehehehehh

Daqui 10 anos quero olhar as fotos do meu filho e saber quando foi tirada...

vlw

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


lokss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2007, 07:29:47
Já que a questão é a data nas fotos que vão para o albúm é só abrir elas no PS e colocar a data nas que forem ser ampliadas, salvar num cd ou pendrive e levar para o lab.
Só mantenha as fotos originais sem as datas para o caso de se querer fazer um quadro no futuro.
Como está seu conhecimento sobre PhotoShop?

Manualmente consigo fazer sem problemas. Gostaria é que fosse de uma maneira automatica. Imagine o trabalhão.....