Autor Tópico: Flash rebatido  (Lida 19472 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 11 de Setembro de 2007, 12:49:04
Pessoas,
Fotografo festas infantis e deste que entrei no fórum, leio que o melhor, quase sempre, é rebater o flash no teto e usar um rebatedor no flash. Bom, tentei usar o rebatedor, esse simples de cartolina mesmo, preso por uma borrachinha de dinheiro. As fotos ficaram com a parte de cima clara e a parte de baixo um pouquinho escura, mas nota-se a diferença no visual. Usei o flash para cima, 90º, e mais o rebatedor. Será que tenho de ajustar alguma configuração do flash ? Ou há algum macete ? Ou o melhor mesmo é usar o flash direto ? Vou fazer um evento no sábado (15/09) e estou avaliando se uso flash direto ou rebatendo no teto com o meu ''rebatedor caseiro''...
Utilizo uma D50 e SB600...
Abraço. ;D
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:08:53
Se você vai rebater o flash no teto não precisa de usar rebatedor, entende? Retire o rebatedor de cartolina do flash e gire a cabeça dele para o teto, até ficar quase apontado direto pro teto (um pouquinho menos que isso é o ideal). O importante é você checar o local que será o evento e certificar se realmente dá pra usar o flash rebatido no teto. Talvez seja preciso aumentar a potência do flash. Faça testes antes.

Até,


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:28:58
Obrigado, Beto, pelos esclarecimentos...vou retirar o rebatedor da cabeça do flash e usá-lo na posição vertical, tipo 80º mais ou menos. O local é um galpão fechado, mas com o teto altíssimo, deve ter uns 5 mestros de altura o ponto mais alto, que fica no meio.
Mas como vc falou, vou chegar antes para fazer alguns testes...
Abraço
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 13:37:35 por Rodrigo Gil »
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:50:04
Rodrigo,

Tudo blz?

Dá uma olhada no meu flickr (na assinatura). Tem uma série de fotos lá, "Aniversário da Maria Clara", minha sobrinha, foi toda feita com o flash Vivitar 285 HV (que não é TTL) + a K10d. Acho que usei mais a obejetiva 50-200 do que a 18-55...

Fotos em RAW, configuração do flash virado para cima quase em 90º rebatido num teto de ripa de pinho envernizado, de uns 3 metros de altura. WB setado em automatico mesmo(arrumei o WB depois no ACR, usando aquele botazinho de WB). Li em algum lugar na net que usando velocidades mais baixas, tipo 1/90 ou 1/60, tb. dava pra pegar um pouco da iluminação ambiente. fiz isso tb., mas sempre deixando o estabilizador de imagem da cam ligado. Acho que o ISO da cam tava setado em 400 ou 800, e o do flash em 200.

Se o teto fosse branco, e nao muito alto, daria pra usar até iso 200 mesmo. Mas como era meio escuro, subi até 800 em algumas fotos.

Vale dizer que não era nada profissional, era aniversário da minha sobrinha, e como a grana tava meio curta, fomos para uma pizzaria e falamos para ela convidar umas 2 ou 3 amiguinhas mais chegadas. Além dela que fazia aniversário, fotografei outras sobrinhas, cunhadas, etc...

abraços!  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 23:33:53
Bleza davisato ! Obrigado pelas dicas. Suas fotos ficaram muito boas mesmo.
Como vc fez para que as fotos ficassem todas com a mesma esposição em todo o enquadramento ?
Num dia desses, tirei uma foto do meu afilhado em um ginásio de esportes, usei o flash na posição 90º e a foto saiu metade clara e metade escura..será que regulando a potência para +2 do flash resolve ? acho que somente testando, né ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2007, 09:12:39
Rodrigo Gil,

Caso o teto seja muito alto é complicado usar o flash apontato para o teto. Se vc usar ele a 80 graus por exemplo, vai acontecer em caso de vc estar muito próximo a pessoa fotografada, de ficar meio corpo iluminado e o restante não.

Para solucionar isso, atualmente estou utilizando o lightsphere e estou gostando muito. Mas antigamente, se o teto fosse muito alto, eu usava flash direto mesmo, fechava mais a lente do que normalmente uso (f4,5) com velocidade mais baixa e era isso.

Outra saída é o rebatedor, com certeza. Eu fiz o meu com chapa de poliestileno, ficou do tamanho da palma da mão, do lado oposto colei um adesivo preto para dar um ar mais profissional e prendia ele ao flash com elástico preto, por favor, borracha de dinheiro é fuleiro demais da conta ;D Mas lembre-se, nunca firre a foto muito próximo das pessoas, isso pode gerar partes bem iluminadas e outras nem tanto.

Qualquer coisa estamos ae ...

Abraço,
Fabiano

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2007, 12:58:50
Obrigado, Fabiano, pela ajuda...vou testar com aberturas menores e velocidades menores e ver o que dá..
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:01:18
Caramba, vi esse lightsphere no ML para vender por 259,00. É muita grana por um difusor. Acredito que ele faça muito bem o serviço, mas será que não dá para conseguir um efeito simlar com uma alternativa "faça você mesmo"?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:14:51
http://www.quoc-huy.com/content/view/33/38/lang,en/

Esse cara fez um difusor bem simples e interessante... até fiquei com vontade de procurar shampoos com essa propriedade nos supermercados :P
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 13:15:14 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2007, 15:58:59
Esse difusor é de plástico mesmo ? se for, não rouba muita luz ? será que se a gente fizer um de TNT com base de PVC flexível não fica melhor ? vou tentar fazer esse...
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


FERNANDO ALMEIDA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2007, 23:44:14
muito legal esse lightsfere, parace ser bom mesmo sera que e facil de encontrar?

o difusor que vem no flash sb800 seria bom para fotografar casamento????


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 13:11:17
Pessoal, vi um difusor na Diafilme por 18 pila, é um modelo grande que vai direto no flash. Tem em um tópico aqui, mas não lembro o nome...será que se fizer um caseiro: colocar direto na cabeça do flash um tecido TNT e fixar ele com fita, as fotos ficam com luz mais suave ou vai roubar muita luz ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2007, 19:28:27
Caramba, vi esse lightsphere no ML para vender por 259,00. É muita grana por um difusor. Acredito que ele faça muito bem o serviço, mas será que não dá para conseguir um efeito simlar com uma alternativa "faça você mesmo"?

Olá Franscisco, consegui comprar um lightsphere por 180,00 se lhe interessar deixa um MP ...abs
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Renato LTE

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
    • http://www.flickr.com/photos/jg206
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:56:11
Galera, tenho um lightsphere também e posso dizer que não faz milagres. O "segredo" é usar velocidades mais baixas, mesmo com o LS, se fizer com 1/60 o fundo sai escuro quase sempre.

Lembrem-se, com teto baixo, eu costumo usar o flash pra cima, LS sem tampa e 1/20 ou 1/30.

Com teto alto tem que colocar a tampa senão, fica "sem luz".

Mas é um ótimo difusor, fica virtualmente sem sombras! Ele realmente tira as sombras de "baixo", quando rebatemos o flash pro teto.


NIKON D50 + NIKKOR 18-55mm F3.5-5.6 + SIGMA 70-300mm F4-5.6 + NIKKOR 50mm F1.8 + NIKON SB-600 + LIGHTSPHERE II + ML-L3

www.flickr.com/photos/jg206


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2007, 06:45:16
Galera, tenho um lightsphere também e posso dizer que não faz milagres. O "segredo" é usar velocidades mais baixas, mesmo com o LS, se fizer com 1/60 o fundo sai escuro quase sempre.

Lembrem-se, com teto baixo, eu costumo usar o flash pra cima, LS sem tampa e 1/20 ou 1/30.

Com teto alto tem que colocar a tampa senão, fica "sem luz".

Mas é um ótimo difusor, fica virtualmente sem sombras! Ele realmente tira as sombras de "baixo", quando rebatemos o flash pro teto.


Renato, concordo com tudo o que vc escreveu, menos em um detalhe !!

Acho exagero dizer que ele não faz milagres. Puxa, ele ajuda prá cabamba em situações sem teto e mesmo com teto ele deixa uma luz muito bonita eliminado a sombra nos olhos e não deixa tb tão evidente aquele bolsa de gordura que algumas pessoas tem abaixo dos olhos. Falo isso tanto em fotos verticais como horizontais. Antigamente fotos verticais eram um problema, hoje faço tranquilo.

Quanto a velocidade, eu faço uma medição antes fazendo uma foto sem flash para "sentir" até quanto será a baixa velocidade que irei usar.

Se existe soluções mais baratas, não sei. Só sei que estou muito feliz com o lightsphere. No Ebay já tem o modelo genérico caso queria pagar U$11 ao invés dos U$50 normalmente vendido nos USA.

[]´s
Fabiano

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!