Autor Tópico: Dúvida sobre lentes IS  (Lida 1609 vezes)

Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Online: 09 de Junho de 2005, 18:50:47
Bem, o funcionamento do IS eu já conheço. Minha dúvida é a seguinte: ao usar uma lente IS numa DSLR, a câmera a "reconhece" pra te possibilitar o uso de velocidades mais lentas que uma lente semelhante sem o IS - ou seja, amplia sua possibilidade de exposição? Exemplo: uma lente 28-105 e outra 28-135 IS (falando de Canon), ambas em 28mm, a câmera vai te dar opções de velocidades mais baixas com a IS?
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2005, 19:01:00
Fábio, o IS está na lente e não na câmera. A fotometro te dá a velocidade da exposição correta, com o limite máximo da câmera, como 30s. Cabe a voce decidir se consegue tirar na mão ou precisa de tripé. Uma velhinha com Parkinson vai precisar de uma velocidade bem mais alta do que a de um neurocirurgião ou da lente com IS.
« Última modificação: 09 de Junho de 2005, 19:01:43 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2005, 08:00:44
Tá certo... O fotômetro vai indicar a velocidade de exposição adequada (apresentando igual para lentes com IS e sem IS), e a única coisa é que o IS ajuda a ter "mão mais firme" por compensar o movimento na hora do click... O quanto cada um tem de "mão firme" é que varia, como no exemplo da velhinha e do cirurgião.
Paulo, te agradeço a resposta. Estou meio frustado porque deveria ter pensado um pouco mais pra chegar à conclusão; mas de qualquer forma perguntei e encontrei a resposta (o que não é demérito pra ninguém).
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"