Autor Tópico: Filmes COLORIDOS e P&B - o que tem por aqui?  (Lida 2502 vezes)

m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Online: 12 de Setembro de 2007, 16:52:17
Estou querendo conhecer as características dos filmes que temos disponíveis no mercado nacional, sempre usei os filmes que me ofereciam nos Minilabs ou os de custo mais baixo no supermercado, hoje como já consigo entender (ou enganar ;D) um pouco mais de fotografia bem como os principais ajustes/controles na hora de fotografar preciso descobrir quais filmes se ajustam ao meu gosto quanto a cores, granulação...

O último filme que usei foi o FujiPro Value 200 (http://www.flickr.com/photos/marcelooreste/tags/prakticamtl5b)

Só para deixar claro não é exatamente qual é o melhor filme do mundo o que eu gostaria de saber mas sim as características positivas ou não de cada um, qual seria um filme mais genérico, se eu for fazer longas exposições qual/quais filmes são recomendados para isso,

ficarei muito grato com toda e qualquer informação que puderem dividir comigo

abs
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 16:54:50 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:15:27
Se voce quer fazer longas exposições tem que ir no site dos fabricantes para ver a tabela da falha de reciprocidade. Hoje em dia os filmes são muito bons, pouca granulação, bom contraste e cores.
Negativo eu gosto muito do Reala, mas pelo preço o filme do dia a dia uso o Fuji Quality ou o Kodak Proimage.
Mas não tem jeito, isto vai muito pelo gosto pessoal.
Dá uma olhada aqui.
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=26275
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=25559
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:22:39
valeu Paulo, era isso mesmo que eu queria, uma geral dos filme + uma pitada de gosto pessoal de cada um
Marcelo - POA/RS



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:25:05
Bom, eu até hoje usei praticamente só filmes baratos, principalmente Kodak. A Fotoplan tem preços muito bons (eles são abertos à pechincha para grandes quantidades) em toda a linha de filmes Kodak voltados para o público doméstico (Ultra 400, Gold 100, Proimages 100 e 200), então a grande maioria das minhas fotos são feitas com esses filmes. Quando encontro alguma promoção no supermercado, compro Superias também :P

Ultimamente andei comprando uns TriX e essa semana comprei um Velvia rebobinado para experimentar o poder do cromo.

Bom... o Gold 100 e o Proimage 100 me parecem similares, talvez o Gold 100 seja um pouquinho mais saturado.  O Ultra 400 é saturado, ruidoso, mas bom para uso geral se não for fazer grandes ampliações. Os Proimages são bons para uso geral, mas às vezes não dão aquela "vibe" do filme.


« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 17:31:53 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:34:21
Vai sair uma matéria sobre isso na Social Foto Clube, não sei se na número 3 ou na número 4...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2007, 17:32:24
Francisco,

Você gostou do Velvia rebobinado? Eu usei alguns,e adorei. As fotos ficam muito bonitas, e outro que comprei para usar e experimentar é o Provia. Mas confesso que fiquei fã do Velvia. Quanto ao tópico, o que eu mais utilizo é o Provalue 200. É o meu preferido.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 10:41:35
Bacamarte, ainda não revelei o Velvia... aliás, nem sei direito onde levar aqui em Porto Alegre, mas não vejo a hora de colocar as tiras no scanner :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 21:05:28
Oi Marcelo,

ultimamente eu tenho usado bastante os cromos Fuji Provia (100 e 400) por suas cores saturadas, grãos muito finos, qualidade de cor e facilidade para escanear - eles escaneiam sem a necessidade de muitos ajustes no meu Nikon Coolscan III. Gosto muito das cores dos cromos Fuji e os uso há anos.

Para negativos, fico com os básicos Kodak Gold (100) e Ultra (400) pelos mesmos motivos, embora os grãos não sejam exatamente finos. Mas gosto das cores, escaneiam fácil e ficam bons em qualquer lab 1 hora. Confesso, também, que é meio por preguiça. Recentemente usei um Fuji (não me lembro qual) dos básicos e gostei muito, achei superior ao Kodak inclusive no grão. Vou usar mais. Sem falar do Reala, que é o melhor, mas é carinho, por isso fica para ensaios/trabalhos especiais.

Outro fator importante para os negativos é que muitos têm versão com 12 poses, o que facilita os testes e você não tem que ficar esperando ou desperdiçar fotos para revelar um filme de 36, por exemplo.

Quanto aos PB, tenho usado os cromogênicos da Kodak (400CN) e da Ilford (XP2) e acho o resultado bom e muito prático pois se revela em qualquer lab 1 hora. O da Ilford parece mais um filme PB de prata na minha opinião.

Infelizmente as químicas para fazer 1 litro sumiram (só estão importando para 1 galão - 3,8 l), por isso meus PBs de prata estão na geladeira já faz um tempo. Dos filmes de prata, eu gosto muito do Tri-X e do HP5 Plus por seus tons e grãos. O Pan F da Ilford (ASA 50) tem tons excelentes e grãos finíssimos.

A impressão que me dá é que a Kodak, cada vez mais, investe menos em seus filmes, enquanto a Fuji e a Ilford mantém os investimentos e a evoluçnao é sensível nos seus lançamentos. Já a Kodak, de tempos em tempos muda o nome dos filmes, mas acho que é mais arketing que qualquer evolução real.

Essa é mais uma razão, além das já mencionadas, que eu vejo para se dar uma força para quem se importa com você. Por isso eu procuro usar mais Fuji e Ilford.

Abraços,

José Azevedo


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2007, 18:15:33
José Azevedo,

Eu também tenho percebido que a Fuji continua investindo em filmes, o que muito me deixa feliz tendo em vista isto significar que eu ainda vou usar minhas câmeras analógicas por muito tempo ainda, quiçá uns vinte anos.

No gênero PB, eu gosto muito do Fuji Neopan. Aliás, um que eu vou testar em breve, na minha próxima saída para fotografar, é o Agfa Slide PB, que segue no link:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/100348-REG/Agfa__Scala_200_135_36_Professional_Black.html/ul/P/umse/0

Você o conhece? Importei da BHPhoto recentemente, e vou utilizá-lo e até depois ponho uma foto aqui para vocês verem como ficou. Vai ser a primeira vez que eu uso um slide em preto e branco.  ;)


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2007, 03:02:20
Oi Bacamarte,

não conheço este Agfa, as características dele são interessantes. Depois que fizer seus testes, avise a gente, por favor. Outro dia li a respeito de uns filmes da Rollei bem interessantes. Vou ver se acho mais informações/links e coloco aqui.

Abraços,

José Azevedo


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2007, 08:46:46
Bacamarte, poucos lugares no mundo revelam este filme.
Como voce vai fazer?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2007, 12:28:14
Xiiiiiiii! Sério? Então, antes de fotografar com ele, vou ver se a Kronocroma, aqui no Rio, revela. Do contrário, sujou! Mas você conhece algum lugar no Rio que revele? Aliás, você considera bom este filme? :-\


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2007, 18:05:37
Não conheço o filme ao vivo, só em foto da internet, parece ser bom.
No Brasil duvido muito que tenha algum lugar que revele. Uma vez rolou este papo no BRfoto e o pessoal comentou que o mais perto seria no México.
Pelo Google deu para ver que tem alguns no EUA.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2007, 18:24:04
O Brasil é um país que está na vanguarda mesmo... enquanto os países desenvolvidos ainda ficam investindo em métodos mirabolantes de revelação de filmes, a gente já entrou com tudo na era digital. Daqui a pouco não vai ter nem quem revele negativo colorido. Tsc... depois querem nos chamar de subdesenvolvidos :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2007, 18:44:15
Procurando no Google sobre o Agfa Scala achei um lab nos EUA que processa ele.
Mais o interessante é esta página com um review de filmes PB processados para virar slide.
http://www.dr5.com/Filmreview.html
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 18:46:39 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams