Autor Tópico: técnica x estilo  (Lida 6058 vezes)

marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Online: 08 de Junho de 2005, 15:15:30
gente, até onde a técnica pode ir, sem atrapalhar o estilo do fotógrafo?

eu vejo a técnica e experiencia como um apoio ao fotógrafo, na hora de alcançar seus objetivos ao fotografar uma cena. a técnica como auxliadora na formação de uma visão pessoal daquilo que se vê através das lentes.

as vezes eu fico um pouco assustada com alguns comentários sobre as fotos que são postadas. Tudo bem, sempre queremos melhorar nossa técnica. Mas as vezes a galera exagera um pouco, não? Tipo "esse cantinho do lado esquerdo do dente do cara tá estourado"... E se a intenção do fotógrafo era justamente estourar aquele cantinho? =oP - nem vou dar nenhum exemplo real, pq a intenção aqui não é causar conflito (e também porque eu não lembro de nenhum agora eheheh)

Entendem o que eu tô dizendo? Não gosto de radicalização, e sou a favor da utilização do conhecimento e da técnica justamente para termos base para fazer o que quisermos com a nossa foto, afinal, é a nossa visão da cena. Acho que as regras são muito importantes, justamente porque só conhecendo-as bem, podemos aprender a quebrá-las de forma racional, mas sem comprometer a impressão do nosso sentimento
na foto.

sei lá... só fiquei com vontade de falar isso =oP Eu sou só uma aprendiz  :D  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2005, 15:19:58
a técnica sempre é positiva, quanto mais técnica vc possui melhor vc representa seu estilo, é simples assim, vc só consegue passar o que imagina se domina a técnica com perfeição ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2005, 15:28:48
Concordo com o Leo. A técnica é a ferramente principal. Sei que a analogia não é das melhores, mas sou músico, e na música é assim. Se você não tem técnica, não adianta ser criativo, sensível ou qualquer outra coisa, pois o resultado não vai ser bom.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2005, 15:36:55
Embora eu concorde com o Leonardo em relação a quanto mais domínio sobre a técnica você tiver melhor serão os resultados, eu entendi a sua colocação num sentido diferente, mais num sentido de "purismo".

Anyway,.. depende para quem você fotografa, a quem é dirigida a foto.

Foto publicitária é diferente de arte pura (embora possa ser uma forma de arte tbm). Aqui acho que os limites são mais claros, pelo motivo que não fotografa para você, e sim para um cliente, p ex, aqui n tem lugar p erro.

Por outro lado se a fotografia que você faz é apenas uma forma de expressão acho que os limites se ampliam, se é que existem, aquela foto "O Beijo" que foi vendida há poucas semanas por EU$150.000, segundo alguns é cheia de defeitos técnicos. Contudo é uma das mais perfeitas imagens produzidas.

Acho que em fotografia conta é o resultado final. Ninguém sabe p. ex. ao ver uma estátua se o escultor bateu sempre onde desejava ou se foi um pouco obra do acaso, entende? Mas ideal mesmo é qd a técnica conduz para o resultado desejado. Cada vez mais gosto qd percebo que ao invés de sorte, uma foto minha ficou boa pq saiu exatamente como planejei.

E aí a última frase do Leonardo, resume mt bem: "vc só consegue passar o que imagina se domina a técnica com perfeição".
« Última modificação: 08 de Junho de 2005, 15:38:40 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2005, 15:38:21
A técnica aprimora o estilo... Mesmo alguém com bom estilo é muito beneficiado pelas técnicas.

Em todas as áreas não adianta apenas habilidade e estilo. A técnica oferece ainda mais qualidade ao estilo!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2005, 15:40:45
gente concordo com o que vcs falaram,
e falei justamente isso, que você pode até querer fazer uma coisa "diferente" do usual, mas só tendo conhecimento suficiente que podemos "abusar".
Quer um exemplo?
Eu tiro uma foto virada pro sol, e faço a fotometragem numa pessoa andando em direção ao sol, na baixa luz... O sol vai estourar, obviamente mas eu queria justamente isso, sacou? colocar aquele sol estourado no fundo, e a pessoa andando em direção a ele...
acho q agora consegui me expressar melhor. =oP

No caso do músico, depende muito do que vc está falando (se quiser, a gente conversa depois, que o assunto aqui não é música - eu tb trabalho com musica eheheh) ;o)


 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2005, 15:44:22
Vou acrescentar mais uma coisa ao comentário, conheço um cara que domina a técnica como poucos, sabe realmente muito. É um fotógrafo de eventos aqui do RS, mas o resultado do trabalho dele na minha opinião é fraco.

Falta feeling, ou estilo como você diz.

Isso sim acho mt mais difícil de aprender que técnica, que vem com estudo, experimentação, erros, acertos. Feeling já está, ou não, no olhar.
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2005, 15:47:46
Mari, mas isso de que você fala é pura técnica. Mostra justamente o domínio que tem dela, conduz exatamente para o resultado esperado.
« Última modificação: 08 de Junho de 2005, 15:50:42 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2005, 15:55:13
Siiim, Guss.

Técnica com impressão do olhar subjetivo.
É que eu imagino, que se alguém postar uma foto com esse tipo de intenção aqui, vai acabar rolando um comentário do tipo "tá bonita, mas o sol estourou"
gente, nem foi nessa comunidade que eu vi isso, tô falando de pessoas da área em geral. Rola esse preconceito, principalmente com quem tá começando, não tem jeito.

Uma amiga do meu curso, disse q foi na exposição do Bresson e, diante uma foto propositalmente desfocada em alguns pontos, escutou uma moça falando: "se fosse a gente que desfocasse, iam falar que tava errado"... sacaram?

Euiheuiheuhuh ;o)


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2005, 16:23:59
Hehehh, por isso eu disse q depende para quem você produz a foto, o Bresson era um artista com câmera, muitos artistas dizem que produzem para eles mesmos, não para os outros, entende? Até pq senão a arte seria uma tendência de mercado, e não é.

 
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2005, 16:56:07
É o seguinte:

Uma personalidade criativa desenvolve paralelamente o estilo e a técnica, e, mais importante que isso, desenvolve a técnica relativa ao seu estilo, e não qualquer e toda técnica.

Se a foto está estourada, borrada ou o que seja E FICOU BOA, e não foi mero acaso, sendo consistente com a obra do autor, então está tudo bem. Mas se o estouradinho é realmente um defeito, se observamos que o autor não tece nenhuma inteção de estourar, que sua concepção é a mais careta do mundo, então ali é defeito mesmo.

Para mim não existe foto certa. Qualquer foto pode ser certa. Mas existe foto errada, que é quando ela contém um elemento fora do conjunto coerente com sua concepção.

Ivan


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2005, 17:00:12
A técnica é fundamental pra que você consiga expressar toda sua criatividade (ou estilo, se preferir) da maneira planejada. É como disse o Guss: sem a técnica vira obra do acaso, e alguém com a intenção de mostrar um estilo não pode ser refém do acaso...
Quanto à citação do comentário sobre a foto do Bresson, é notório que em se tratando de arte (música, poesia, fotografia, etc) algumas pessoas chegam a tamanho reconhecimento que são elogiadas inclusive nos "erros", que na verdade são a quebra da regra.
Uma coisa é fato: seja você um expert ou um amador, as críticas sempre vão existir. O segredo é extrair o bom disso.
Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2005, 17:15:47
concordo ;o)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2005, 19:19:56
Só um comentário quanto ao Beijo, diferente do que foi dito ela é uma foto extremamente técnica, primeiro que foi encenada, ou seja é uma foto planejada, o desfoque faz parte da tentativa de passar a idéia de movimento, o que foi feito com enorme primor e demonstrou enorme domínio da técnica fotográfica, ou seja é uma foto cujo o domínio da técnica fotográfica (que envolve escolha da combinação adequada da equação EV, a capacidade de direção do fotógrafo, seu conhecimento a respeito do equipamento, da luz, do enquadramento, etc) aplicado à idéia do fotógrafo levou a uma imagem perfeita.

A técnica é SIM fundamental para qualquer tipo de fotografia, dominar os conceitos e recursos é fundamental para uma boa foto.
O que não existe são regras fixas do tipo, uma foto tremida é uma foto ruim, isso não tem a ver com técnica, são sim regrinhas idiotas de quem não conhece a técnica fotográfica e seus recursos, congelar movimento ou criar movimento, gerar planos de desfoque, contrastes de luz e etc são todos recursos técnicos e por sinal muito difíceis de serem bem usados como na foto o beijo, sem técnica o que vc deverá obter na maioria das oportunidades são resultados desastrosos ou pouco expressivos, a diferença entre estourar a luz em um ponto propositalmente e acidentalmente é enorme, quem participou dos workshops sabe bem disso, eu não consigo ver um erro técnico sequer na foto o beijo, ela passa uma idéia muito bem definida, com uma enorme sensação de movimento, é uma foto viva e muito bem trabalhada, não é uma foto tremida ou fora de foco, existe propósito em toda a concepção e saber aplicar isso é uma das partes mais avançadas da técnica fotográfica, na verdade o fotógrafo muito técnico é exatamente aquele que tem controle total sobre esses conceitos e consegue aplicá-los de acordo com sua necessidade, o fotógrafo que só faz foto exposta na média e com foco perfeitinho não precisa de técnica nenhuma, basta colocar a câmera no AF, modo P com exposição Evaluate que vc vai ter sempre fotos que atendem perfeitamente essas regrinhas e que na verdade não exigem absolutamente nada de técnica para serem feitas, técnica mesmo tem em fotos como O beijo  


Só como exemplo, essa foto fiz no parque, com flare, estourada e um panning tremido, fiz com o equipamento totalmente no manual sendo que no modo P com flash forçado, me afastando um pouco e puxando o Zoom eu teria obtido uma foto bem padrãozinha, mas não era que eu queria, estava caminhando com minha compacta, vi o sol naquela posição, imaginei a foto e a fiz como eu tinha imaginado, cheia de "erros" que eu mesmo coloquei devido ao domínio da técnica e não devido ao acaso.



Está certa? Está errada? Está agradável? Está bonita? Não importa, está da forma que eu imaginei, exatamente como eu imaginei e a técnica é isso, essa peça fundamental para registrar as coisas como o fotógrafo imaginou e viabilizar que haja consistência em seu trabalho.
« Última modificação: 08 de Junho de 2005, 20:46:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2005, 20:36:28
tecnica, nao significa padrao!

tecnica significa vc fazer o q quiser na hora q quiser e do jeito q quiser! ter conhecimento de tudo e usa-lo da maneira q quiser!!!!

pra se criar um estilo, precisamos de tecnica, que é pra fazer as coisas com uma certa unidade! que, logico, vc tem q inventar!