Autor Tópico: hooray !!! duvidas sobre: FILME 35mm, ASAs/ISOs , Lentes ZOOM , CUIDADOS  (Lida 4928 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
olá...
bom, aleuia! comprei minha Nikon FM2 =)

eu vou usa-la mais em ambientes abertos com sol (tipo trilhas, praia , campings e caminhadas em geral).
Então não tenho tanto problema com abertura da lente... visto que sol + espuma + areia de praia deixa tudo bastante-muito claro.

comprei hoje lá na carvalhofoto  [ http://www.carvalhofoto.com.br ]
Centro do Rio de Janeiro (aliás aquilo é um inferno!)

e uma lente básica Nikkor 50mm f1.4

ok.

eu vou fotografar com mais freqüência (acho eu) na praia.
então. a maresia acaba com qualquer coisa... oxidação etc... qual cuidado eu tenho que ter com a camera/lentes quando eu for pra praia e/ou depois que eu voltar?


"limpar" (aspas!!!) lente. é com um algodão seco de leve? ou nunca limpar lente?
lê-se limpar como .. tirar fiapos de pelo ou qqr coisa do tipo. não é desmontar não.
a proposito. quando um dia eu mandar a maquina para uma manutenção.. limpeza e tal.. vcs sabem mais ou menos uma média de preço?


filmes 35mm...
todos eles são iguais em qualidade ou tem algum melhor q o outro?
(tenho flexibilidade de deslocamento caso precise de filmes que sejam vendidos em lojas específicas)
bom, e sobre o filme. a sensibilidade da ASA é correspondente (mais ou menos) aos ISOs de maquinas digitais?

revelação eu ja sei. Só em lugares especializados. Aqui no Rio de Janeiro eu conheço um lugar que é o Kronocroma e uma em Botafogo que é o Studio Oficina (eu acho)
algum lugar que vcs conheçam que tbm é bom?

e lentes/lentes zoom.
eu não entendo nada-nada de lentes.
então. eu queria uma tele-objetiva 80-200mm ou algo parecido. pq gosto de fotografar de longe e tal.. pegando onda .. essas coisas.. mas tem um problema, eu nao entendo de "baitoneta" .
alguem tem alguma referencia q eu possa ler sobre isso ?
por ex.
eu posso usar algumas lentes de maquinas digitais da nikon... ou uma de outra marca (minolta, sigma...)
mas nem todas. como funciona esse negocio de compatibilidade objetiva <-> corpo ?
 

bom... rs. muitas duvidas.. =\
desculpem. se não quiserem responder agora.. podem deixar pra responder outra hora.
=)

abraços

a sim..
e por ultimo...
vcs sabem se tem algum forum de/sobre maquinas mecânicas?
ou alguem aqui fotografa com maquina manual-mecânica ?

é isso,
obrigado. até mais!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2007, 17:28:16
Olá, Pedro. Aqui no fórum existem alguns que se aventuram a fotografar com filme (como eu). Sobre cuidados na praia, a maior dica é: não levar a câmera para a praia :P Brincadeira. A minha namorada tem uma Pentax MX que o pai dela havia comprado há uns 25 anos. Ele fotografava até de dentro d'água e devia respingar alguma coisa na câmera. Por incrível que pareça, em 2005, quando ela voltou a ser usada a todo vapor pela minha namorada, a única manutenção necessária foi uma lubrificação nas cortinas e limpeza na lente.

A FM2 é conhecida pela sua robustez, então o melhor a fazer é aproveitar. Ao chegar em casa, você pode acondicionar a câmera e a lente em um pote de plástico com antimofo (tipo o SECAR). É bom, antes de sair clicando, mandar fazer uma revisãozinha básica (ajuste das cortinas, principalmente) para não desgastar os componentes mecânicos que podem estar sem lubrificação.

Em câmeras mecânicas, o melhor a fazer para mantê-las em bom estado de funcionamento é fotografar. Às vezes eu vejo um anúncio do tipo "só usei cinco filmes nela e desde então está guardada, como nova". Essas câmeras são as que mais me dão medo. A não ser que seja acondicionada muito bem em embalagem antimofo, sempre vão requerer alguma manutenção.

Filmes:
Em geral, não existe filme melhor ou pior (exceto os muito baratos como o Kodacolor que eu acho bem ruinzinho). Basicamente eles são de três tipos: o negativo colorido, que é o mais comum, encontrado em qualquer laboratório. Desse tipo os mais fáceis de encontrar são os Kodak Gold, Ultra e Proimage. Na linha Fuji existem os Quality II, o Provalue e os Superia. Qualquer uma dessas opções vai lhe atender bem, é mais questão de gosto/necessidade técnica;

Outra alternativa são os diapositivos, também conhecidos como cromo ou slide. A diferença em relação ao negativo é que, quando revelados, eles já ficam positivos. A característica principal desse tipo de filme é a granulação mais fina, o contraste e saturação um pouco mais acentuados que o filme negativo.

Preto e branco: nessa categoria, existem os tradicionais a base de sais de prata e os cromogênicos. Os cromogênicos você revela em qualquer laboratório e os p&b tradicionais (como o Kodak TriX) requerem laboratórios mais especializados, pois o processo é manual. Com o advento dos scanners de filme, eu dispensaria os cromogênicos, pois para simulá-los, basta comprar um filme colorido e converter para preto e branco no Photoshop. Já os p&b tradicionais são mais interessantes, pois conservam características peculiares, como o contraste mais acentuado e granulação.

Lentes:
O kit básico para fotografar com filme, na minha opinião, é uma 28mm, uma 50mm e uma 70-210 (ou com range similar). Eu não investiria em teles muito longas para filme (acima dos 300mm), pois o digital é muito melhor nesse sentido. Uma 300mm para digital equivale a uma 450mm de filme. Eu parei nos 210mm e estou satisfeito. Já no lado grande-angular o filme se sai bem, vale a pena procurar uma 20mm, por exemplo. O meu sonho de consumo agora em termos de lentes é comprar uma 85mm F1.8 para shows, mas é uma lente meio supérflua... com aquelas 3 você já cobre uma gama enorme de aplicações. Muitos fotógrafos da antiga, quando o mercado brasileiro era bem mais fechado quanto ao que vinha de fora, tinham apenas a 50mm e um flash Frata para cobrir eventos.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 17:28:46 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2007, 19:00:19
Só mais uma coisinha: ASA, ISO ou DIN. É a mesma coisa.

"A sensibilidade dos filmes é indicada normalmente por números ISO do International Organization for Standardization, que é uma fusão dos sistemsas ASA (American Standards Association, americano) e DIN (Deutsches Institut für Normung, alemão). Como exemplo, um filme ISO 100/21° é um filme com ASA 100 e DIN 21°. Existe ainda um outro sistema da antiga União Soviética, denominado GOST, não sendo mais ustilizado hoje em dia."

Veja mais a respeito em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_fotogr%C3%A1fico#Sensibilidade
-22.352971,-48.775582


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2007, 19:34:33
Oi francisco =)
valew pelas dicas ;)

quanto a Tele .. é de 200mm no máx mesmo. uma zoom de 70-200mm é perfeita p/ o que quero ...

ah!
quanto a revisão.
ela vai pra revisão AMANHÃ MESMO!
hehehe
é triste o que eu vou contar aqui, mas... quando a gente compra coisa usada, um pouco mais desgastado aki, ali.. tem q ficar atento.
E eu não sei porque eu sempre tive medo das cortinas!!!!! malditas, ãh?!

no aspecto da conservação ta semi-perfeita... só marcas de "atrito"... nenhuma dobra nem nada que deixe passar luz pra dentro do corpo.

porém...
descobri um problema!
ainda bem que foi hj... comprei hj e descobri um problema, hj. Que coisa, não?!

não sei alguns nomes tecnicos. então vou tentar explicar

sabe aquela "alavanca" que vc puxa pra trás ,pra passar o filme?
então.. quando eu puxava ele todo pra trás .. disparava sem problema nenhum.

mas quando eu puxava "quase todo" , o disparador disparava... mas a cortina ficava travada, com uma abertura de 10% .

por exemplo...ela ia abrir pra fechar..... mas ao abrir, travava logo em seguida. e não acontecia nada.
ai eu tinha que fazer uma forcinha na "alavanca", como se estivesse passando o filme para a proxima pose. e aí sim. ela não só passava o filme, como tambem TERMINAVA o disparo que tinha parado pela metade.  :o


quando eu fiz curso de fotografia...a professora falou pra eu tomar cuidado com a cortina.

eu fiquei la na loja fotografando em todas as velocidades.. vendo a cortina..
lei de murph , na loja não deu problema nenhum nenhum nenhum...

entao eu cheguei em casa...
ia colocar um filme nela, pra começar a brincar com ela agora a noite (quero aprender a fotografar a noite com o Bulb) ...
ai qdo fui colocar o filme. eu dei mais uns disparos  e ai aconteceu isso...
depois de mais algumas tentativas de ver se era algum erro meu... ela travou de vez.


agora a "alavanca" e o disparador tão travados.
liguei imediatamente pra loja. afinal nao fazia 3 horas q eu estava com a maquina. e amanha mesmo tou levando ela de volta pra loja =P

sim sim...

é triste.
infelizmente mesmo não se fabrica mais a FM2, pq se ainda tivesse em linha eu comprava uma zerada com toda certeza.
a FM10 é de ABS.. esses plasticos cromados. 1 mes de uso... com o suor da mão ela ta toda feinha ,tadinha =\


mas amanha mesmo eu levo na loja.

e o que mais me deixou grilado foi o preço.
eu não paguei barato nela.
comprei numa loja legal. pelo menos no sentido de limpeza e manutençao... eu olhei a lente... olhei aquele espelho da maquina... tava tudo limpinho, bem conservado, sem fungos ou qqr coisa parecida.
ah sim!
paguei caro. :-X foi R$ 1.400,00 !...

mas, ainda assim, achei um preço justo diante das outras maquinas que vi em outras lojas... as quais estavam sujas, ou com problemas, ...
não adiantaria mt eu comprar uma maquina mais barata para, logo depois, mandar pra manutenção.

---
enfim enfim..
isso é mais um desabafo.. pq eu fiquei realmente triste. :'(
queria tirar umas fotos agora a noite a qui mesmo no condominio.. pra ver se eu conseguia aprender fazer aquelas maravilhosas fotos noturnas  8) hehe

---

agora. uma pergunta
vc falou de revisão da maquina e tals.
essa é uma das minhas dúvidas. você costuma(ava) pagar quanto pra fazer revisão/manutenção ?
Estou perguntando pq não faço a menor ideia de quanto isso custa  ???


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2007, 19:36:04
opa!
obrigado tbm braga =)




Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2007, 20:27:15
Pedro, acho que você pagou muito bem pela FM2. Normalmente uma em bom estado, sem problemas, está na faixa dos R$800,00. Por 1400,00 ela deveria estar zero mesmo (espero que os problemas sejam coisas beeem simples). Ela é a FM2 modelo (mais) novo (com cortinas de titânio e sincronismo de flash em 1/250)?

Bom, quanto a custos: lente fixa, foco manual, 50mm eu paguei 30-40 reais para limpar. Tele conversor uns 25. A 70-210 (foco manual) da minha namorada eu paguei R$60 na limpeza. As assistências foram variadas, então acho que esse preço reflete bem o mercado, ao menos em Porto Alegre. Lubrificação/ajuste das velocidades pode custar em torno de 70,00, pouco mais ou pouco menos... se você contratar mais serviços (limpeza do prisma, por ex.), pode sair mais em conta.

Não entendi direito o problema que você relatou, mas acho que a loja deveria arcar com esse custo. O preço que você pagou é para algo muito bom, pronto para clicar.

De qualquer forma, a FM2 é um tanque, o conserto não deve custar mais de R$100,00.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2007, 21:02:29
Pedro, acho que as dúvidas o Francisco já respondeu, vai uma dica.
Não compre no Carvalho, ele é careiro pacas.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2007, 21:44:48
obrigado ae =)

olha francisco
Citar
Ela é a FM2 modelo (mais) novo (com cortinas de titânio e sincronismo de flash em 1/250)?
sim, essa mesmo.


pmachado.
eu não tive MUITAS opções...
como eu nao tenho experiencia nenhuma em cameras, eu preferi comprar la por causa do estado da camera. tanto a parte externa quanto interna da lente e do corpo estão MUITO boas.

tinha um corpo lá custando R$ 1.200,00 e tal... e quase não tinha 1 arranhão. parecia novo.  EU ACHO que ele cobrou aquele preço por ela pelo estado do corpo.

e quanto aos concorrentes alí do centro da cidade.
eu andei por todas as que conheço... unimagem.. amiel..Mundo da Foto... todas lojas que tem na Rua Buenos Aires. e outras que não lembro.

e a mais barata que tava era no mundo fotografico com o corpo custando um pouco mais que 600 reais.

bom. era barato sim. mas o estado dela tanto externo qto interno era meio acabado.
o prisma (ou espelho, não sei) estavam arranhados/sujos.

na Unimagem.. a "alavanca" da camera travava. simplesmente qdo eu tentava passar o filme, ele não passava.
eu disse pro vendedor (acho q é romario o nome dele): "eu não sei pq ta travando isso...!?"
ele respondeu: "nem eu."
 ???
acho q qdo eles veem assim, adolescentes procurando essas cameras.. o pessoal nao leva a serio. talvez achem q não vao comprar.. ou sei la. mas o atendimento a mim em muitas lojas foi do tipo q ignora.

----

essa camera eu paguei caro sim... eu sei disso pq eu ja sabia a media dos preços. mas foi a unica q eu vi em bom estado.
a não ser que eu esperasse chegar alguma FM2 em alguma outra loja...
mas nesse mes que andei olhando. só la na Carvalho foto mesmo.

---

bom. os funcionarios la da carvalho foram muito atenciosos cmg.. me mostrando tudo .. tirando lente.. mostrando q nao tinha fungo nem nada.
pedindo pra eu olhar o prisma. q tbm estava limpo...
assim... me dando até explicações tecnicas do funcionamento da cortina e outras coisas .. achei legal.

tomara que amanha, qdo eu voltar lá, eles nao me decepcionem ...dizendo q eu tenho q pagar pra consertar, ou q eu quebrei algo... coisas do tipo pra tirar mais dinheiro.


bom.
amanha dou noticias aqui sobre o que eles disseram.


obrigado pela ajuda ai de todos. =)


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2007, 13:06:58
Pedro, eu acho que você fez o certo quando não se sabe reconhecer os problemas de uma câmera. Pagou bem para não se incomodar. Eu sempre "arrisquei" nesse sentido. Consegui umas boas ofertas, mas quase sempre tive que investir em alguma manutençãozinha.

Depois de consertada, se você mantiver uma rotina fotográfica e não deixar a câmera parada, provavelmente não vai lhe incomodar pelos próximos 20 anos. O problema é deixar  ela guardada em lugares com muita umidade, empoeirados, etc.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2007, 14:00:39
=)
é .. deixei ela lá na loja ainda agora.
vou pegar terça.

o disparador que tava com algum problema e aceitou um dispardo mesmo carregado pela "metade"
quando eu digo "metade" é assim..

vamos supor que a alavanca tenha que fazer um giro de "100%". para, aí sim, o disparador aceitar o clique.
porem. eu girei "90%" da alavanca... e ele aceitou o clique.
porém quem não gostou muito disso foi a cortina... que ficou travada pela metade.

enfim... problemas de engrenagem.
a cortina esta intacta.


quando eu for pegar eu vou repetir o movimento lá na frente da atendente.
se o problema persistir. a maquina vai ficar lá até eles deixarem em perfeito estado (afinal eu paquei salgado)

se , por exemplo, a menina disser : "vc tem que carregar a alavanca até os "100%" dela... rodar ela todinha."
ok. eu faço isso...
mas e quando eu não lembrar disso e rodar "90%" da alavanca e o disparador disparar? ... daí a cortina vai travar, vai dar merda [de novo] e eu perco o filme...


bom..
terça eu posto mais =)

---

ah, francisco.
olha aqui o que vc destesta:
http://www.fotoglobal.com.br/usados/produtos.asp?produto=1381

olha a descrição: "Pouco utilizada"  heehheehe


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:44:27
Pedro, o pessoal lá no Carvalho entende do assunto. Na Unimagem eles te tratam como lixo é melhor nem passar por perto.
Tem o Dino na Buenos Aires, 241, um pouco menos careiro.
A melhor loja de fotografia do Rio é a Internet.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2007, 21:03:37
Pedro, o pessoal lá no Carvalho entende do assunto. Na Unimagem eles te tratam como lixo é melhor nem passar por perto.
Tem o Dino na Buenos Aires, 241, um pouco menos careiro.
A melhor loja de fotografia do Rio é a Internet.

pois é.
eu detestei muito a unimagem.
o tratamento la é repugnante. e eu ainda pensei q eles me atenderam mal pq eu tenho rosto de novinho.. pareço bobo e tal.
mas se vc diz isso, é pq eles não devem estar afim mais e vender camera mesmo.
a sim..
e foi la que aconteceu o seguinte:
estava eu testando o disparador... e quando de repende a maquina travou.
eu interessando em comprar nikon fm2 , perguntei:
"ueh, num sei pq travou aqui...?!" (achei q tivese feio alguma merda)
ai o carinha... "nem eu"

péssimo!

---
as da rua buenos aires.
fui em todas lá.. algumas ja fechadas ... tinha uma outra lá que é até um senhor q atende.., ele tentou me enrolar dizendo q tinha uma FM2 e me mostrou uma lá que o numero de série da maquina era F2893748 .. ai me mostrou esse "F2..." e disse q era uma FM2.
bom, nunca mais voltei la.

mas tem uma muito interessante. que é o numero 241. acho.
a entrada da loja é estreita.. é legal lá. pessoal bacana

o Mundo da Foto (nº 171) tbm é um pouquinho bacana.
mas o cara não me deu muito crédito.
chegou a falar "ah mas vc pode pegar uma maquina automatica.. vcs sempre trocam pra digital mesmo"
bom.. eu fingi que nao ouvi aquilo

eu acho que as pessoas olham pra mim e pensam "ih.. essa criança qr uma fm2. vamos enrolar ele"
ou "ah. foda-se ele nao vai comprar nada mesmo"


pmachado, brigado pelo conselho de comprar na net =)

pq se uma coisa q eu nao gosto é ser mal atendido.
pode ser o que for.. ou barato... mas se eu ver que a pessoa me ignora. eu nao compro.


é bom tbm comprar com professores de cursos de fotografia  8)
eu ia comprar uma fm2 da minha professora...
mas ela depois desistiu de vender hehe


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:58:40
Tomara que isso se resolva logo! :D
E eles vão te dar outro filme também né?!

E bem que você poderia "estreiar" a FM2 no passeio fotográfico do dia 23, dá uma olhada lá no tópico :)


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2007, 08:15:37
Tomara que isso se resolva logo! :D
E eles vão te dar outro filme também né?!

E bem que você poderia "estreiar" a FM2 no passeio fotográfico do dia 23, dá uma olhada lá no tópico :)

sorte!
eu ia colocar o filme. mas dei alguns disparos sem ele... mesmo pra ver a cortina. daí então é que travou.

eu postei lá no tópico, sobre o passeio. =)


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2007, 13:32:53
Concordo com o PMMachado, a Unimagem trata muito mal. Eu evito ir lá, por qualquer coisa que seja. Se me disserem que um equipamento lá tá mais barato, eu ainda compro mais caro em outro lugar.

Uma excelente loja, na Zona Sul do Rio, é a World Wide Imports. Sempre fui muito bem tratado lá, e os caras entendem do assunto. Só vendem equipamentos novos, com nota fiscal, garantia, etc. Tem site: http://www.worldwideimports.com.br

Vale a pena, sou cliente deles há muito tempo.

Eu também só fotografo com filme, e, Francisco, não costumo ter muita prevenção quanto ao armazenamento da minha câmera, uma Canon Elan 7ne autofocus. Apenas a guardo na estante do meu quarto, com um saquinho de gel ao lado da lente, e de vez em quando passo uma flanela na parte externa para tirar a poeira. Preciso colocar em alguma caixa fechada anti-mofo para proteger melhor?

 :-\