Autor Tópico: Fotos de shows - dicas urgentes  (Lida 4510 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 15 de Setembro de 2007, 22:40:36
Fui convidado pra fotografar um show muito interessante nesta semana. É um show de rock, mas nunca fotografei espetáculos!!! E não tenho um lente luminosa, apenas a 18-70 3.5/4.5 que vêm no kit da D70s e uma 70-300 4 /5.6. É possível fotografar com luz de palco usando ISO 1600 e as lentes que tenho? Vou estar no "fio da navalha" certo?

E se eu trabalhar com esse ISO bem alto, máxima abertura, mas com velocidade baixa (tipo 1/25 ou 1/40 no máximo) e usar um flash só pra congelar o primeiro plano (trabalho assim para fazer eventos sociais, pista de dança e etc.). Vou perder a luz cenográfica do assunto principal, mas vai aparecer toda luz do restante do palco? Talvez não fique tão ruim... O que acham? Quem pode me dar alguma dica???


Obs.: Equipamento disponível - Nikon D70s, lentes Nikkor 18-70mm 3.5/4.5 ED, Sigma 70-300mm D 4 /5.6 APO DG, flash Nikon SB-800, Nikon 50mm 1.8 foco manual (que acho meio inviável pra ocasião).

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Lee rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 08:41:56
olá.. use a segunda opção que vc vai fazer belas fotos.... valeu o bons clickkss.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 17:34:16
Valeu Lee...

Mais alguém? Por favor!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 17:48:59
Vamos lá, em shows a galera não curte aue se use flash, se tiver um trab alho de iluminação bem feito e tacar o flash vai matar isso que muitas vezes faz parte do espetáculo.

qual a finalidade? em que tamanho as fotos serão impressas? usa o maior iso aproveitável da sua câmera (provavelmetne deva ser 800) e seja feliz, tenta a menor abertura disponível e vai brincando com a velocidade, velocidades muito baixas não vão congelar o movimento, em alguns casos isso fica bem legal, o duro é apenas não tremer. Procura uns ângulos variados e torce pra iluminação em cima da banda ser boa (até pq é essa luz que vc vai usar).

E uma dica MUITO IMPORTANTE, usa spot pra fotometrar, tem gente que fotometra no modo matriz e como em geral vc tem uma parte sem luz e outra bem iluminada na cena já imagina o que acontece, então, spot na parte que te interessar (provavelmente a iluminada).
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:43:50
Flash realmente não agrada mt gente vc tem 2 hipóteses:

1 - Show grande e boa iluminação
Neste caso com ISO 800 e 1600 vc consegue boas coisas com aberturas 4 e 3.6 .... Evite o Flash nestes casos e muito cuidado com os vermelhos!!

2 - Show pequeno com má iluminação
Nestes lugares, geralmente bares e 'points' de bandas independentes, a iluminação geralmente é constante e não vai adiantar muito vc ficar sem flash tentando ótimas fotos. Vai de flash na segunda cortina e manda ver.
Acho que as bandas que tocam em lugares assim não vão se importar mt de ter flash durante o show (eu sei pq sou guitarrista de uma banda independente).



No mais, fique atento à música! De preferência ouça a banda previamente para ter uma noção do que vi acontecer, quando vai entrar aquele solo do guitarra, quando o vocal vai abrir o berreiro... essas coisas. Assim os caras vc vai conseguir captar os grandes momentos do show.

BOA SORTE!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:56:43
Dependendo da proximidade do palco, eu optaria pela 50mm F1.8. Se a fotometria não funcionar com a sua câmera e a iluminação for contínua, tente fotometrar antes com outra lente (pode ser a 18-70 ajustada em 50mm). Como eu fotografo com filme, o meu sonho é uma 85mm F1.8 ou uma 100mm F2 para shows. Só que na digital a sua 50mm equivale a 75mm de filme, então não está muito longe...
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:32:52
Só para esclarecer, o show vai ser num palco com iluminação.
Vou ter acesso a esse palco e tudo mais. Mesmo assim, estou achando que ISO 1600 é insuficiente. Como faço eventos, já tentei fotografar bandas nesses eventos em 1600 e não conseguía expor suficientemente.

Eu sei que usar o flash nestas ocasiões não é legal. Perde-se muito e também não gosto. Mas minha idéia era usar como emergência. Com baixa velocidade para que pelo menos a iluminação ao fundo apareça como ela realmente é.

Mas... Rafanubi! Por que usar o flash na segunda cortina? E por que cuidado com os vermelhos?

Abraços e obrigado!!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 20:25:47
Na segunda cortina pra captar melhor movimento e as luzes do palco. Faz uns efeitos muito bons em músicos que se mexam muito.

E vermelho é uma desgraça pra fotometragem e balanço de branco. Se liga nessa discussão do flickr http://www.flickr.com/groups/concertshots/discuss/72157600198419321/ além disso já experimentei na prática fotografar vermelho.... É flórida... hehe

E relaxa, se a iluminação é boa mesmo, iso 1600 vai ser suficiente.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 22:03:37
Flash: Pode esquecer..... nunca use flash em show
ISO - entre 800-1600....na D70 1600 é bem ruim.... opte pelo 800. Prefira a 50 1.8, pois mesmo sendo foco manula vc vai ganhar preciosos pontos de velocidade. Deixa a 18-70 só como GA ( em 18 ) porque aí é 3.5
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2007, 17:05:19
Agradecendo todas as respostas, esclareço que conseguí emprestada uma 80-200 2.8 e assunto resolvido em ISO 800 !!! Também conseguí usar minha 18-70 em alguns momentos de boa iluminação.

Pra quem quiser conferir e comentar:

http://www.santos.fot.br/almah

Abração a todos!!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2007, 11:44:59
Se coloque no lugar do pessoal que vai pra curtir o show e não pra fotografar. Você gostaria de ficar vendo o show com toda hora um fotógrafo explodindo um flash no pessoal da banda? Acho que não. Flash em espetáculos e todo esses tipos de eventos não dá pra usar flash, além de estragar todo o trabalho de iluminação você incomoda todo mundo.

suba o iso ao máximo, abra ao máximo o diafragma também e se faça valer dessas limitações, tenho certeza que vai conseguir aproveitar mais ainda a beleza do espetáculo em suas fotos e de quebra não atrapalhará ninguém!

um abraço
« Última modificação: 24 de Setembro de 2007, 11:46:38 por samuca.aguiar »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:01:06
Ô Samuca! Tudo bem?

Já fiz as fotos. Veja um post antes do seu!! Não usei flash não.
Dê uma olhadinha www.santos.fot.br/Almah

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:37:18
Marcelo,

apesar da granulação normal em ISO alto, as fotos ficaram muito boas! Parabéns!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:58:35
Faria com uso do flash em algumas ocasiões, rebatido pra cima pra compensar um pouco e não atrapalhar os artistas. Suas duas lentes, vai fundo.
Se é uma banda. Procure deixa-la como um todo no enquadramento e alguns closes no  vocalista, guitarra e baixo, bateria etc.

Fotografe atrás do palco mostrando toda a banda e o público,  normalmente usam holofotes que iluminam o público, faz a foto sem flash neste momento em alta velocidade, pois a galera vai estar toda louca. Pode se usar flash nesta hora!
Cuidado com os borrões e fumaça.

Mesmo contratado para o evento, os segurança sempre querem aparecer, então tenha calma e não de muita corda para eles, finja que não está escutando, pede licença e faça o seu trabalho.
Na frente de palco, ao aldo das caixas é um ótimo local.

Vá antes dar uma olhada no local, ver onde pode e não pode ficar.
Peça um breefing do show ao produtor. Normalmente quem contrata é uma pessoa e produção do show é outra.
 
Mesmo que não seja a proposta do evento ou que não esteja combinado, faça fotos da entrada do público, venda de ingresso na bilheteria e merchandising interagindo com o público.

Chegue pelo menos 2 horas antes do show. Faça fotos do palco e dependências do evento com os patrocinadores, use ou não o tripé.
Fotos de Show, independente do local, tem 3 locais de fotos, lados do palco e na frente, use a criatividade.
Procure fazer fotos mostrando o público, mostrando como o local está lotado.
O resto é com vc.

abraços
Mateus

 
 
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2007, 13:24:43
Mateus, só discordo do uso do flash durante o show, seja ele rebatido, com difusor, wireless, etc. Muitas bandas fazem constar no contrato a proibição de usar flash, e algumas casas de show tbm proibem o uso durante o espetáculo. Enquanto não começa, aí blz... dá para usar tranquilo.
E o flash mata total o clima do show. Tem que aproveitar a iluminação presente mesmo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada