Autor Tópico: Costruido um adaptador de lentes para as Canon Axx  (Lida 3712 vezes)

pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Online: 17 de Novembro de 2004, 16:40:14
Resolvi continuar o meu relato do topico "Polarizador na A75" em um novo.
A ideia e começar a discusão aqui, e depois quando tiver mais maduro colocar na forma de tutorial la na "Biblioteca do conhecimento".

16/11/2004
Hoje fui ao supermercado e resolvi ver se na seção de plasticos e brinquedos não teria algo para usar como base para um adaptador.
Achei um ponte plastico que a base tem ums 50mm ea boca ums 70mm e 103mm de altura.
Tirei o fundo, e encaixa direitinho no anel original de proteção, mas fica folgado sem ele.
Aqui tem umas fotos...


Próximo passo e arranjar um filtro de 52mm e cortar o copo na altura correta e pintar internamente de preto.
Pelo que vi, na altura adequada, a boca vai ter mais de 52mm, vai precisar de algum adaptação extra.

Ideal seria ter cortado o fundo deixado ums 2mm de borda, mas não tenho ferramentas de precisão aqui em casa, que facilitaria a colocação das linguetas de fixação.

17/11/2004 (tarde)
Comprei um filtro 'SKYLIGTH' (R$22.00), não tinha o UV, por enquanto so preciso dele para fazer a 'boca' do adaptador. Tinha UV de 55mm, mas achei melhor usar um de 52mm para manter no padrão do adaptador comercial.
Comprei também algumas ferramentas e mais um copo plástico.

17/11/2004 (noite)
Cortei o copo a mais ou menos 4cm apartir do fundo, a parte interna da boca ficou em torno de 55mm. (O filtro de 55mm teria um encaixe mais perfeito)
O filtro de 52mm cabe por inteiro dentro do tubo, me dando a ideia de usar so 'anel' do filtro como suporte a outras.
Mais fotinhas...


Falta fazer as aletas de fixação na camera. E pensar em como fixar o filtro.

18/11/2004
Na noite anterior cortei uma tira do pedaço do copo e colei ele na parte interna do adaptador, para servir de espaçador para a colocação do filtro, e deixei a cola secando.
Usando uma lima e lixa aparei e nivelei a borda onde foi colada a tira, o filtro agora pode ser encaixado por pressão, ficando bem firme.
Para fixar o adaptador na camera usei pedaços de arame em forma de U e L, e colei com cola quente, ajustando a altura de forma a ficar firme na camera.
Ficou faltando pintar internamente de preto, ou colocar alguma coisa preta para evitar reflexão nas paredes internas.

O aspecto final do adaptador e esse:


Por quanto é só.

----
Alguem com acesso, poderia corrigir a palavra construção e outras que esta errado no titulo? Obrigado.
 
« Última modificação: 19 de Novembro de 2004, 02:01:25 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2004, 19:43:41
Muito boa a sua iniciativa, Kenji. Realmente, pagar em torno de 100 reais por um pedaço de plástico é um abuso.

Não vejo a hora de surgirem adaptadores genéricos para regularem o mercado :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2004, 20:50:41
Francisco
Há adaptadores genéricos sim. Basta procurá-los no ebay. Outra alternativa são os adaptadores da Raynox.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2004, 21:55:43
O problema é achar no Brasil. Digitei Raynox no Mercado Livre e nada...

Quando comprar minha S7000 já quero ter adaptador e um filtro para proteger a lente, mas 180 reais por um adaptador... sem chances.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2004, 22:05:46
No caso da S7000 é facílimo fazer um adaptador. Basta comprar dois anéis de redução, um 55-58 para usar enroscando na camera e um 58-55 para usar na outra ponta e ficar com filtro de 55mm. No meio qualquer pedaço de PVC ou alumínio.

O adaptador da S7000 tem rosca de 55mm no encaixe da cãmera e outra 55mm na frente.

Porém um vou comprar um adaptador original para a S7000 que comprarei (se Deus quiser), pois há um outro problema, que é o perfeito paralelismo das duas pontas. Para mim isso é especialmente importante, pois uso muito o conversor de grande angular Olympus que tenho, e ele deve ficar perfeitamente alinhado com o eixo da lente.  Isso não é grave para filtros, mas é grave para lentes.


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2004, 22:56:19
Enquando adaptadores genéricos não aparecem, vamos seguindo...
Custo de um copo plástico varia de R$1,90 a R$2,58.
E outros produtos baratos.
Mais a sua mão de obra.

Fiz mais progressos na minha empreitada. (post incial atualizado)
Um anel adaptador de 55mm para 52mm seria bem vindo, ou um anel de 52mm sem o filtro. :)

Uma coisa que ta me preocupando eo paralelismo entre os lados do adaptador, acredito que para filtro isso não seja crítico.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2004, 16:10:36 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2004, 23:01:18
PKSato,

não estou conseguindo abrir as imagens (acesso proibido?)...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2004, 23:36:07
Um anel adptador custa 12 a 15 reais numa loja de fotografia. E não precisa quebrar filtro nem nada.

Para filtro acho que o paralelismo não é tão importante. pelo menos com pequenas variações.

 


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2004, 23:55:51
Citar
Um anel adptador custa 12 a 15 reais numa loja de fotografia. E não precisa quebrar filtro nem nada.
 
Nem cheguei a cogitar seriamente em quebrar um filtro. :)
A dificuldade seria achar uma loja ne minha cidadezina (Maringá Pr) onde tenha o anel adaptador a venda, na loja (uma das mais antigas) onde comprei o filtro SKYLIGHT não tinha.


herbert O album e publico, não deveria estar dando acesso proibido.
Como esta no meu adsl, pode ser que o dns não tenha sido atualizado, ou pode ser algum proxy na sua conexão não esteja permitido o acesso a porta 81, tente a 443.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2004, 14:04:28
Citar
Nem cheguei a cogitar seriamente em quebrar um filtro. :)
A dificuldade seria achar uma loja ne minha cidadezina (Maringá Pr) onde tenha o anel adaptador a venda, na loja (uma das mais antigas) onde comprei o filtro SKYLIGHT não tinha.
Veja na Diafilm (www.diafilme.com.br), é daqui de Curitiba, eles enviam via correio, o frete deve ser barato, já que é um produto leve...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia